Sobre a APLB...

APLB - Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia Filiado à Federação dos Trabalhadores Públicos da Bahia, à CTB e CNTE. C.G.C N° 14.029219/0001-28. Considerado Entidade de Utilidade Pública pela Lei Estadual n° 02254/65 e Lei Municipal - Fundado em 24 de abril de 1952. Transformado em Sindicato em 1989.

O Núcleo da APLB de Caém foi fundado em 20 de Junho de 2009, com o objetivo de organizar os profissionais da educação para que melhor possam defender seus interesses, representando o canal de negociação entre esses servidores e o poder público.

A Organização dos Trabalhadores tem sido, entretanto uma das questões que vem mudando o rumo da história da humanidade. Com o advento da Revolução Industrial na Inglaterra no século XVIII, os trabalhadores passaram a ser cada vez mais explorados, a receber baixos salários, a não ter segurança no trabalho, direito a férias, descanso semanal remunerado e ainda tinham que trabalhar de 14 à 16hs por dia.

Foi graças às organizações dos operários que essa realidade tem mudado, muitos morreram, outros foram perseguidos presos e torturados, para que hoje, tivéssemos uma legislação que assegure os direitos dos trabalhadores.

No Brasil, a Constituição assegura a livre associação profissional ou sindical. As greves foram regulamentadas pela Lei 7.783, de 1989. A paralisação é permitida, mas a lei determina que não pode haver greve total em serviços ou atividades essenciais.

Os direitos, hoje assegurados aos trabalhadores não foram concedidos graças à generosidade política dos governantes, mas representam uma conquista das organizações desses profissionais.

A organização de classe não só é necessária nos períodos de opressão, mas na necessidade de se organizar e lutar pelos interesses e melhores condições de trabalho, econômicas e de parceria no desenvolvimento e bemestar da sociedade, unindo e divergindo quando necessário.

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sábado, 25 de maio de 2024

APLB REALIZA ESCUTA AOS SERVIDORES DA EDUCAÇÃO

A APLB Sindicato Caém realizou um diagnóstico na rede, no período de 13 a 22 de maio de 2024, com o objetivo de compreender e entender as relações institucionais e funcionais dos servidores da educação.  A escuta foi realizada em todas as escolas da rede municipal com os professores, gestores, coordenadores e os servidores não docentes (apoio). Em algumas unidades os servidores contratados também estiveram presentes. Não foi permitido a escuta individual ou de grupos de funcionários em separado. Também não foi permitido citar pessoas individualmente. Quando isso ocorreu, a participação não foi registrada. Os resultados possibilitaram compreender as relações no contexto das unidades escolares, das relações institucionais e funcionais da Secretaria de Educação e da APLB. Buscou-se obter um olhar amplo e cirúrgico com todo rigor ético e fiel às falas dos participantes. 

Após sistematização dos resultados, o sindicato realizou reunião com o poder público municipal para apresentar e socializar os resultados obtidos e o contexto dos espaços físicos e das condições que a Educação de Tempo Integral está sendo ofertada no âmbito municipal. É preciso se registrar que a Educação Integral teve início de funcionamento no dia 17 de abril do corrente ano.

O diagnóstico revelou realidades que, poder público, trabalhadores e o sindicato precisam analisar e agir com muita leveza, mas sem perderem a capacidade da urgência das mudanças sinalizadas no diagnóstico, nem tampouco buscar autodefesa. Os resultados obtidos nos provocam uma reflexão profunda e a necessidade urgente de mudanças de atitudes e de relações.

Para ter acesso na integra ao DIAGNÓSTICO acesse o LINK; https://drive.google.com/file/d/1vPFHx0_rg9WiYM8MLb_f7qEUl4maU4nT/view?usp=sharing. Não podemos perder de vista as condições de alguns espaços físicos alugados onde está funcionando a Educação de Tempo Integral, mas igualmente precisamos olhar para a estrutura dos prédios escolares que também não foram adequados ou recebeu qualquer reparo para acolher e atender o tempo integral. Para entender esse contexto assista os vídeos abaixo.

Mas não podemos apenas falar do negativo precisamos reconhecer os avanços que a educação vem tendo nos últimos anos. A valorização dos servidores tem sido uma referência na região e as relações estabelecidas entre poder público e sindicato um exemplo para toda Bahia. Relações essas que têm somado grandes avanços na carreira dos servidores da educação municipal de Caém. 

Temos também avançado, não como deveríamos, mas a atual gestão conseguiu concluir na sede do município a construção da Creche Modelo Padrão do FNDE que estava parada desde 2013. Espaço que foi denunciado pela APLB em 2019, pela utilização de recursos públicos, que segundo o levantamento do sindicato não se confirmaram na prática, apenas na prestação de contas. Tem-se também a construção em fase de acabamento de uma creche quilombola na Comunidade de Várzea Queimadas, via convênio com o Governo do Estado. Na sede do município está sendo concluído a construção do Colégio Estadual.

A APLB Sindicato esteve e estará atenta na defesa da educação pública gratuita e de qualidade e firme na defesa dos direitos e das condições de trabalho dos trabalhadores da educação.   

Espaços alugados que estão funcionando a Educação de Tempo Integral. Acesse o LINK para ver as condições. 

https://youtu.be/wDdaVSl84To

A escola que queremos! Uma conquista que demorou 11 anos, hoje uma realidade em funcionamento. Acesse o LINK para conhecer o espaço. 

https://youtu.be/ckPea7ygJOw

Sessão de fotos 

Reunião com o Poder Público discutido as pautas da educação e o Diagnóstico da rede municipal. (24/05/2024).




Assembleis para apresentar o avanço das pautas com a gestão e o Diagnóstico da rede municipal (25/05/2024).



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