A APLB Sindicato Caém realizou um diagnóstico na
rede, no período de 13 a 22 de maio de 2024, com o objetivo de compreender e
entender as relações institucionais e funcionais dos servidores da
educação. A escuta foi realizada em
todas as escolas da rede municipal com os professores, gestores, coordenadores
e os servidores não docentes (apoio). Em algumas unidades os servidores
contratados também estiveram presentes. Não foi permitido a escuta individual
ou de grupos de funcionários em separado. Também não foi permitido citar
pessoas individualmente. Quando isso ocorreu, a participação não foi
registrada. Os resultados possibilitaram compreender as relações no contexto
das unidades escolares, das relações institucionais e funcionais da Secretaria
de Educação e da APLB. Buscou-se obter um olhar amplo e cirúrgico com todo rigor
ético e fiel às falas dos participantes.
Após sistematização dos resultados, o sindicato
realizou reunião com o poder público municipal para apresentar e socializar os
resultados obtidos e o contexto dos espaços físicos e das condições que a
Educação de Tempo Integral está sendo ofertada no âmbito municipal. É preciso
se registrar que a Educação Integral teve início de funcionamento no dia 17 de
abril do corrente ano.
O diagnóstico revelou realidades que, poder
público, trabalhadores e o sindicato precisam analisar e agir com muita leveza,
mas sem perderem a capacidade da urgência das mudanças sinalizadas no
diagnóstico, nem tampouco buscar autodefesa. Os resultados obtidos nos provocam
uma reflexão profunda e a necessidade urgente de mudanças de atitudes e de
relações.
Para ter acesso na integra ao DIAGNÓSTICO acesse o LINK; https://drive.google.com/file/d/1vPFHx0_rg9WiYM8MLb_f7qEUl4maU4nT/view?usp=sharing. Não
podemos perder de vista as condições de alguns espaços físicos alugados onde
está funcionando a Educação de Tempo Integral, mas igualmente precisamos olhar
para a estrutura dos prédios escolares que também não foram adequados ou
recebeu qualquer reparo para acolher e atender o tempo integral. Para entender
esse contexto assista os vídeos abaixo.
Mas não podemos apenas falar do negativo
precisamos reconhecer os avanços que a educação vem tendo nos últimos anos. A
valorização dos servidores tem sido uma referência na região e as relações
estabelecidas entre poder público e sindicato um exemplo para toda Bahia.
Relações essas que têm somado grandes avanços na carreira dos servidores da
educação municipal de Caém.
Temos também avançado, não como deveríamos, mas
a atual gestão conseguiu concluir na sede do município a construção da Creche
Modelo Padrão do FNDE que estava parada desde 2013. Espaço que foi denunciado
pela APLB em 2019, pela utilização de recursos públicos, que segundo o
levantamento do sindicato não se confirmaram na prática, apenas na prestação de
contas. Tem-se também a construção em fase de acabamento de uma creche
quilombola na Comunidade de Várzea Queimadas, via convênio com o Governo do
Estado. Na sede do município está sendo concluído a construção do Colégio
Estadual.
A APLB Sindicato esteve e estará atenta na defesa da educação pública gratuita e de qualidade e firme na defesa dos direitos e das condições de trabalho dos trabalhadores da educação.
Espaços alugados que estão funcionando a Educação de Tempo Integral. Acesse o LINK para ver as condições.
A escola que queremos! Uma conquista que demorou 11 anos, hoje uma realidade em funcionamento. Acesse o LINK para conhecer o espaço.
Sessão de fotos
Reunião com o Poder Público discutido as pautas da educação e o Diagnóstico da rede municipal. (24/05/2024).
Assembleis para apresentar o avanço das pautas com a gestão e o Diagnóstico da rede municipal (25/05/2024).
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