Sobre a APLB...

APLB - Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia Filiado à Federação dos Trabalhadores Públicos da Bahia, à CTB e CNTE. C.G.C N° 14.029219/0001-28. Considerado Entidade de Utilidade Pública pela Lei Estadual n° 02254/65 e Lei Municipal - Fundado em 24 de abril de 1952. Transformado em Sindicato em 1989.

O Núcleo da APLB de Caém foi fundado em 20 de Junho de 2009, com o objetivo de organizar os profissionais da educação para que melhor possam defender seus interesses, representando o canal de negociação entre esses servidores e o poder público.

A Organização dos Trabalhadores tem sido, entretanto uma das questões que vem mudando o rumo da história da humanidade. Com o advento da Revolução Industrial na Inglaterra no século XVIII, os trabalhadores passaram a ser cada vez mais explorados, a receber baixos salários, a não ter segurança no trabalho, direito a férias, descanso semanal remunerado e ainda tinham que trabalhar de 14 à 16hs por dia.

Foi graças às organizações dos operários que essa realidade tem mudado, muitos morreram, outros foram perseguidos presos e torturados, para que hoje, tivéssemos uma legislação que assegure os direitos dos trabalhadores.

No Brasil, a Constituição assegura a livre associação profissional ou sindical. As greves foram regulamentadas pela Lei 7.783, de 1989. A paralisação é permitida, mas a lei determina que não pode haver greve total em serviços ou atividades essenciais.

Os direitos, hoje assegurados aos trabalhadores não foram concedidos graças à generosidade política dos governantes, mas representam uma conquista das organizações desses profissionais.

A organização de classe não só é necessária nos períodos de opressão, mas na necessidade de se organizar e lutar pelos interesses e melhores condições de trabalho, econômicas e de parceria no desenvolvimento e bemestar da sociedade, unindo e divergindo quando necessário.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO:

E-MAIL: aplbcaem@yahoo.com.br TEL: (74) 3636-7151

VISITE SEMPRE NOSSO BLOG:

www.aplbcaem.blogspot.com

terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

JORNADA PEDAGÓGICA - 2022

 

Depois de dois anos de suspensão das atividades presenciais a Secretaria de Educação de Caém realiza Jornada Pedagógica. A mesma ocorre entre os dias 22 a 25, tendo como tema central: "Caém Território de Esperança Frente as Ressignificações do Conhecimento".

A APLB teve participação garantida e na oportunidade debateu o reajuste do Piso do Magistério de 33,24%, convocando os trabalhadores para uma assembleia geral a ser realizada no dia 26/02 às 14:00h. O presidente do sindicato conclamou a participação de todos os trabalhadores para juntos avaliarem a proposta do Poder Público e tomarem as devidas deliberações.

Uma das falas que mais chamou atenção foi o pronunciamento do prefeito Arnaldo de Oliveira Filho. O mesmo comentou o desentendimento com a categoria na sua primeira gestão (2013/2016), lamentando o ocorrido. Para ele, tal situação trouxe grandes ensinamentos e de forma humana e humilde pediu desculpas aos trabalhadores, atitude que para muitos revelou um ato de grandeza e sabedoria.

Ao falar do reajuste do Piso do Magistério, parabenizou a atuação da APLB, focando na importância do diálogo de ambas as partes. Justificou que sindicato e gestão juntos buscarão uma saída viável para que se garanta o direito dos trabalhadores. A administração e a APLB terão uma reunião ainda essa semana onde o poder público apresentará uma proposta que será avaliada e validada ou não na assembleia do dia 26/02.

Para a APLB uma educação de qualidade se faz ouvindo os atores e atrizes dos espaços educativos, dando voz a esses profissionais. A habilidade mais determinante do padrão de vida de uma pessoa é a capacidade de aprender novas habilidades, assimilar novos conceitos, avaliar novas situações, lidar com o inesperado. Isso será cada vez mais verdadeiro e necessário no momento atual. É fundamental possibilitar aos professores autonomia pedagógica para desenvolverem sua capacidade inventiva, criativa, inovadora, autorizando-se a novas descobertas. Limitar tudo isso é castrar o que os professores têm de melhor. Por isso, para APLB é necessário possibilitar aos professores, soltar suas asas no mundo da imaginação e criatividade.






Nenhum comentário:

Postar um comentário