Sobre a APLB...

APLB - Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia Filiado à Federação dos Trabalhadores Públicos da Bahia, à CTB e CNTE. C.G.C N° 14.029219/0001-28. Considerado Entidade de Utilidade Pública pela Lei Estadual n° 02254/65 e Lei Municipal - Fundado em 24 de abril de 1952. Transformado em Sindicato em 1989.

O Núcleo da APLB de Caém foi fundado em 20 de Junho de 2009, com o objetivo de organizar os profissionais da educação para que melhor possam defender seus interesses, representando o canal de negociação entre esses servidores e o poder público.

A Organização dos Trabalhadores tem sido, entretanto uma das questões que vem mudando o rumo da história da humanidade. Com o advento da Revolução Industrial na Inglaterra no século XVIII, os trabalhadores passaram a ser cada vez mais explorados, a receber baixos salários, a não ter segurança no trabalho, direito a férias, descanso semanal remunerado e ainda tinham que trabalhar de 14 à 16hs por dia.

Foi graças às organizações dos operários que essa realidade tem mudado, muitos morreram, outros foram perseguidos presos e torturados, para que hoje, tivéssemos uma legislação que assegure os direitos dos trabalhadores.

No Brasil, a Constituição assegura a livre associação profissional ou sindical. As greves foram regulamentadas pela Lei 7.783, de 1989. A paralisação é permitida, mas a lei determina que não pode haver greve total em serviços ou atividades essenciais.

Os direitos, hoje assegurados aos trabalhadores não foram concedidos graças à generosidade política dos governantes, mas representam uma conquista das organizações desses profissionais.

A organização de classe não só é necessária nos períodos de opressão, mas na necessidade de se organizar e lutar pelos interesses e melhores condições de trabalho, econômicas e de parceria no desenvolvimento e bemestar da sociedade, unindo e divergindo quando necessário.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO:

E-MAIL: aplbcaem@yahoo.com.br TEL: (74) 3636-7151

VISITE SEMPRE NOSSO BLOG:

www.aplbcaem.blogspot.com

domingo, 20 de novembro de 2016

A Delegacia Sindical do Minério participou do 12º Congresso Estadual da APLB – Sindicato


A APLB – Sindicato realizou nos dias 17 e 18 de novembro o 12º Congresso Estadual com o lema “Educação, Democracia e Resistência. O evento contou com a seguinte programação:

Conjuntura Mundial, Democracia e movimentos sociais: avanços e perspectivas.

Palestrantes
è Adilson Araújo – Presidente da CTB;
è Alice Mazzuco Portugal – Graduada em Farmácia-bioquímica pela UFBA e Deputada Federal, membro da Comissão de Educação da Câmara Federal;
è Sandra Regina de Oliveira Garcia – Doutora em Educação, pela Universidade Federal do Paraná. É professora adjunta da Universidade estadual de Londrina na área de Políticas Educacionais. Exerceu a função de Coordenadora Geral do Ensino Médio no Ministério da Educação. Tem atuação principalmente nos seguintes temas: Ensino Médio; Educação e Trabalho; Educação Profissional; Ensino Médio Integrado a Educação Profissional e Políticas Educacionais.
è Olgamir Amâncio Ferreira – Doutora em Educação pela PPGE/FE/UnB, Professora adjunta da Universidade de Brasília/FUP, coordenadora do Projeto de Extensão e Ação Contínua (PEAC), gestora pública na área de políticas para mulheres. Compõe o quadro de orientadores do Curso de Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça – Conselheira do Conselho Superior do IFB.
O evento contou com a presença de mais de 300 delegados sindicais da APLB, e com intensos debates a respeito da conjuntura política, educacional e social do mundo e principalmente do Brasil.


“Se a educação não pode tudo, alguma coisa fundamental a educação pode. Se a educação não é a chave das transformações sociais, não é também simplesmente reprodutora da ideologia dominante”. Paulo Freire