Sobre a APLB...

APLB - Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia Filiado à Federação dos Trabalhadores Públicos da Bahia, à CTB e CNTE. C.G.C N° 14.029219/0001-28. Considerado Entidade de Utilidade Pública pela Lei Estadual n° 02254/65 e Lei Municipal - Fundado em 24 de abril de 1952. Transformado em Sindicato em 1989.

O Núcleo da APLB de Caém foi fundado em 20 de Junho de 2009, com o objetivo de organizar os profissionais da educação para que melhor possam defender seus interesses, representando o canal de negociação entre esses servidores e o poder público.

A Organização dos Trabalhadores tem sido, entretanto uma das questões que vem mudando o rumo da história da humanidade. Com o advento da Revolução Industrial na Inglaterra no século XVIII, os trabalhadores passaram a ser cada vez mais explorados, a receber baixos salários, a não ter segurança no trabalho, direito a férias, descanso semanal remunerado e ainda tinham que trabalhar de 14 à 16hs por dia.

Foi graças às organizações dos operários que essa realidade tem mudado, muitos morreram, outros foram perseguidos presos e torturados, para que hoje, tivéssemos uma legislação que assegure os direitos dos trabalhadores.

No Brasil, a Constituição assegura a livre associação profissional ou sindical. As greves foram regulamentadas pela Lei 7.783, de 1989. A paralisação é permitida, mas a lei determina que não pode haver greve total em serviços ou atividades essenciais.

Os direitos, hoje assegurados aos trabalhadores não foram concedidos graças à generosidade política dos governantes, mas representam uma conquista das organizações desses profissionais.

A organização de classe não só é necessária nos períodos de opressão, mas na necessidade de se organizar e lutar pelos interesses e melhores condições de trabalho, econômicas e de parceria no desenvolvimento e bemestar da sociedade, unindo e divergindo quando necessário.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO:

E-MAIL: aplbcaem@yahoo.com.br TEL: (74) 3636-7151

VISITE SEMPRE NOSSO BLOG:

www.aplbcaem.blogspot.com

segunda-feira, 29 de julho de 2019

APLB PARTICIPA DE REUNIÃO COM OS DIRETORES NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO




A coordenação da APLB participou nesta segunda feira (29/07/2019), da reunião com os diretores escolares na Secretaria Municipal de Educação. A participação do sindicato teve como objetivo discutir irregularidades nas folhas de pagamentos, principalmente dos diretores. Conforme levantamento do sindicato foi identificado uma perda significativa nos salários dos gestores das escolas, essas perdas chegam atingir mais de 70% dos dirigentes.   A Secretaria Municipal de Educação através da sua gestora, professora Lucineia Carvalho, vai buscar solucionar o problema. Evitando assim maiores perdas a esses servidores.
Além dessas perdas a coordenação do sindicato apresentou uma pauta de posições, que serão tomadas pela APLB, que vai desde outras irregularidades, nas folhas de pagamentos de outros servidores, bem como, da forma como o poder público vem realizando algumas contratações na educação. Segundo o coordenador da APLB, o sindicato tem identificando possíveis irregularidades na aplicação dos recursos da educação.
O sindicato vem fazendo visitas as unidades escolares, aos transportes dos alunos e da secretaria de educação, na tentativa de fazer o cruzamento das informações nos processos de pagamentos com as despesas realizadas, comparando isso com a realidade das unidades escolares. Todas essas informações vêm sendo discutidas com o poder público, as quais tem sido cobradas do mesmo as providências possíveis para sanar as questões levantadas.
Lembramos a todos que sábado dia 03/08/2019 às 9:00h teremos, Assembleia para discutirmos o precatório e seus desdobramentos judiciais. A mesma será realizada no Colégio Municipal de Gonçalo.
Esperamos por todos.




segunda-feira, 22 de julho de 2019

APLB SE ARTICULA EM FUNÇÃO DA UNICIDADE/UNIDADE EM DEFESA DA SUBVINCULAÇÃO DOS PRECATÓRIOS AOS TRABALHADORES


Nesta última segunda feira (22/07/2019), o diretor da Delegacia Sindical do Minério visitou os núcleos da APLB de Pindobaçu e de Caldeirão Grande. O encontro teve como foco elaborar o Plano de Luta e as estratégias para unificar e unir os trabalhadores em defesa dos seus direitos.  Os coordenadores sinalizaram como uma das principais bandeiras, a luta em prol da subvinculação dos precatórios 60% aos professores, essa bandeira tem como norte as últimas decisões em âmbito nacional que vem mostrando forte tendência da vinculação desses recursos aos trabalhadores, cumprindo o que está posto na Lei Federal nº 11.494/2007 e demais legislação nacional.
Para o coordenador da Delegacia do Minério, a luta em prol da subvinculação dos precatórios aos trabalhadores, nunca foi uma luta fácil, e, será muito mais difícil nos municípios que receberam os recursos e já gastaram. Nessas situações, o sindicato terá que exercer um esforço hercúleo para garantir o direito dos trabalhadores.
Frise se por relevante, que se os prefeitos não tiveram a preocupação de manter 60% dos valores creditados nos municípios, alegando as portarias e resoluções dos Tribunais de Contas, que são órgãos fiscalizadores e não legisladores, agora tudo leva a crê, que terão que arcar com as consequências. Os trabalhadores não abrirão mão de um centavo dos seus direitos. Até porque, o sindicato sempre orientou aos gestores manter 60% dos recursos em conta específica, esperando os desdobramentos jurídicos.  Se assim não fizeram, por que escolheram o caminho mais fácil, e esse nem sempre é o mais correto, talvez o mais sofrido, terão que arcar com as consequências.  






sábado, 20 de julho de 2019

APLB SAUDENSE DEBATE PLANO DE LUTA PARA 2019 EM REUNIÃO DA COORDENAÇÃO.




A Delegacia Sindical do Minério realizou neste sábado à tarde (20/07/2019), reunião com o núcleo da APLB de Saúde. Os diretores do sindicato discutiram o plano de luta e priorizaram as ações que serão realizadas, mediante as necessidades da categoria saudense. Uma das prioridades definida pelos diretores da APLB foi à luta pelo direito do Precatório, com foco na ação judicial que já tramita na justiça, solicitando o bloqueio dos recursos e a garantia dos 60% aos professores, conforme determina a legislação federal.
Outra prioridade é intensificar a luta e unificar os trabalhadores em defesa da garantia dos direitos dos servidores. Será realizada uma Assembleia Geral, que está prevista para o próximo dia 10/08/2019, onde as demandas serão discutidas com a categoria e serão tomadas as devidas deliberações.
Uma coisa é certa, para os coordenadores da APLB o dialogo com a administração é o primeiro passo a ser construído, caso esse não avance os trabalhadores estarão preparados para defenderem seus direitos.  





A LUTA É A NOSSA MARCA!

REUNIÃO DA COORDENAÇÃO – FOCO NO ACORDO DO PRECATÓRIO




A pós reunião com o poder público a diretoria da APLB/Caém, realizou reunião neste sábado (20/07/2019) na sede da Delegacia Sindical do Minério, para avaliar os encaminhamentos discutidos com o poder Executivo e planejar a Assembleia Geral com a categoria, a ser realizada no dia 03/08/2019 às 9:00h no Colégio Municipal de Gonçalo.

A chamada da Assembleia se faz necessário mediante as pautas que seguem:

Ø  O precatório – Acordo firmado entre poder público e categoria, com foco nos  desdobramentos judiciais;
Ø  Arrecadação e aplicação dos recursos do FUNDEB;
Ø  Alteração do Plano de Carreira e do Estatuto do Magistério;
Ø   Cumprimento dos dispositivos de valorização do Plano de Carreira;
Ø  As paralisações nacionais;
Ø  O que ocorrer.  

Na oportunidade convida os associados e os demais servidores  da educação do município de Caém, para participarem da Assembleia Geral – 03/08/2019.

A luta é a nossa marca!








FOTOS DA REUNIÃO COM O PODER EXECUTIVO - 19/07/2019








sábado, 13 de julho de 2019

FORMAÇÃO SINDICAL DAS DELEGACIAS ZONAL DO OURO E DO MINÉRIO




Neste sábado (13/07/2019) a APLB/Sindicato – Regional Norte realizou o I. Seminário das Delegacias Zonal do Ouro e do Minério, juntamente com os núcleos que compõem as duas delegacias. O encontro o correu na sede da APLB/Jacobina e teve como foco a formação política e jurídica dos coordenadores eleitos para o mandato de 2019 a 2023.
Essa formação sindical se faz necessária, para se compreender as questões estatutárias e regimentais que norteiam a política sindical na defesa e na luta dos direitos dos trabalhadores, bem como a ação social, política sindical e a incansável luta por uma escola pública, gratuita, democrática e com liberdade de gênero.   
Os coordenadores discutiram as questões estruturantes pertinentes à atuação dos diretores nos núcleos e nas delegacias, compreendendo as responsabilidades dos coordenadores, a forma de como atuar nas mais diversas situações do dia a dia, cumprindo o que determina o Estatuto e o Regimento da Regional Norte.