Sobre a APLB...

APLB - Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia Filiado à Federação dos Trabalhadores Públicos da Bahia, à CTB e CNTE. C.G.C N° 14.029219/0001-28. Considerado Entidade de Utilidade Pública pela Lei Estadual n° 02254/65 e Lei Municipal - Fundado em 24 de abril de 1952. Transformado em Sindicato em 1989.

O Núcleo da APLB de Caém foi fundado em 20 de Junho de 2009, com o objetivo de organizar os profissionais da educação para que melhor possam defender seus interesses, representando o canal de negociação entre esses servidores e o poder público.

A Organização dos Trabalhadores tem sido, entretanto uma das questões que vem mudando o rumo da história da humanidade. Com o advento da Revolução Industrial na Inglaterra no século XVIII, os trabalhadores passaram a ser cada vez mais explorados, a receber baixos salários, a não ter segurança no trabalho, direito a férias, descanso semanal remunerado e ainda tinham que trabalhar de 14 à 16hs por dia.

Foi graças às organizações dos operários que essa realidade tem mudado, muitos morreram, outros foram perseguidos presos e torturados, para que hoje, tivéssemos uma legislação que assegure os direitos dos trabalhadores.

No Brasil, a Constituição assegura a livre associação profissional ou sindical. As greves foram regulamentadas pela Lei 7.783, de 1989. A paralisação é permitida, mas a lei determina que não pode haver greve total em serviços ou atividades essenciais.

Os direitos, hoje assegurados aos trabalhadores não foram concedidos graças à generosidade política dos governantes, mas representam uma conquista das organizações desses profissionais.

A organização de classe não só é necessária nos períodos de opressão, mas na necessidade de se organizar e lutar pelos interesses e melhores condições de trabalho, econômicas e de parceria no desenvolvimento e bemestar da sociedade, unindo e divergindo quando necessário.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO:

E-MAIL: aplbcaem@yahoo.com.br TEL: (74) 3636-7151

VISITE SEMPRE NOSSO BLOG:

www.aplbcaem.blogspot.com

sábado, 8 de setembro de 2018

EM TEMPOS DE RETROCESSO E RETIRADA DE DIREITOS A APLB/CAÉM AVANÇA NAS CONQUISTAS



No último dia (03/09/2018), os trabalhadores da educação caenense realizaram Ato Público na Câmara de Vereadores e deram mais um passo importante na estrutura da sua carreira. Foi aprovado o Estatuto do Magistério Público Municipal. Esse projeto de lei foi elaborado junto com a proposta do Plano de Carreira em 2015 e em 2016 foram novamente reestruturados, porém não aprovados. Os mesmos viraram lixo de gaveta no gabinete do executivo, não sendo enviados à Câmara de Vereadores para sua devida tramitação e aprovação nesses dois anos (2015/2016).
No ano de 2017, o sindicato trouxe para a plenária do debate a discussão desses dois projetos (Plano de Carreira e do Estatuto do Magistério), tendo sido aprovado em dezembro de 2017, a proposta do Plano de Carreira. Porém, a proposta do Estatuto não seguiu o mesmo percurso e só agora teve sua devida aprovação. Frise-se por relevante, que essas propostas foram elaboradas a partir de uma Comissão Paritária formada com representantes do Executivo, Legislativo, Secretaria de Educação e da APLB.
Chama-se atenção para os avanços que os trabalhadores de Caém têm obtido na conquista e na aprovação de propostas que asseguram e estruturam a carreira e os direitos dos trabalhadores. Diz-se isso, exatamente por que vivemos uma onda de retrocesso e de retirada de direitos da classe trabalhadora no nosso país. 
Parabenizamos e reconhecemos a capacidade e a sensibilidade do poder executivo na pessoa do prefeito Gilberto Matos, por valorizar e dialogar com os trabalhadores atendendo as reivindicações da categoria e construindo junto com a APLB o que é melhor para todos, de forma democrática e participativa. Não poderíamos deixar de reconhecer a importância e o empenho do Legislativo, de forma particular a cada um dos 9 vereadores que juntos acataram e aprovaram as propostas. Fica aqui nosso reconhecimento. É dessa forma que construímos uma sociedade mais justa e equânime: um Caém melhor!
Na oportunidade a coordenação da APLB/Caém, fez alguns esclarecimentos acerca do precatório. O coordenador da APLB fez uma breve demonstração dos gastos com os recursos dos precatórios, atentando para os valores que restam em conta e que esses valores não correspondem mais aos 60% que provavelmente será designado ao pagamento dos trabalhadores.
Lembrou que existe um valor aplicado na Caixa Econômica Federal, agência de Jacobina de R$ 8.000.000,00 (oito milhões) e que vem tendo um rendimento médio mensal de R$ 45.000,00 (quarenta e cinco mil). Esses valores foram fechados em assembléia com prefeito que o mesmo não utilizará para outras finalidades, a não ser, para o pagamento dos trabalhadores, quando a justiça vir julgar a ação que tramita no judiciário. Na oportunidade o vereador Pablo Piauhy, apresentou um requerimento que foi aprovado por unanimidade do legislativo, no sentido do prefeito se comprometer com a Câmara de Vereadores/Categoria que não utilizará os recursos aplicados na Caixa Econômica a não ser para o pagamento dos servidores, assim a justiça dê causa ganha aos mesmos. O encaminhamento do vereador Pablo só reforça o que a categoria já tem construído com o prefeito.
E dessa forma a nossa luta continua firme, forte, com unicidade, coerência e determinação. Afinal somos todos APLB, porque foi com ela que temos avançado nas conquistas.

PARTICIPE; SE INFORME E INFORME; LUTE DEFENDA SEUS DIREITOS.