Sobre a APLB...

APLB - Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia Filiado à Federação dos Trabalhadores Públicos da Bahia, à CTB e CNTE. C.G.C N° 14.029219/0001-28. Considerado Entidade de Utilidade Pública pela Lei Estadual n° 02254/65 e Lei Municipal - Fundado em 24 de abril de 1952. Transformado em Sindicato em 1989.

O Núcleo da APLB de Caém foi fundado em 20 de Junho de 2009, com o objetivo de organizar os profissionais da educação para que melhor possam defender seus interesses, representando o canal de negociação entre esses servidores e o poder público.

A Organização dos Trabalhadores tem sido, entretanto uma das questões que vem mudando o rumo da história da humanidade. Com o advento da Revolução Industrial na Inglaterra no século XVIII, os trabalhadores passaram a ser cada vez mais explorados, a receber baixos salários, a não ter segurança no trabalho, direito a férias, descanso semanal remunerado e ainda tinham que trabalhar de 14 à 16hs por dia.

Foi graças às organizações dos operários que essa realidade tem mudado, muitos morreram, outros foram perseguidos presos e torturados, para que hoje, tivéssemos uma legislação que assegure os direitos dos trabalhadores.

No Brasil, a Constituição assegura a livre associação profissional ou sindical. As greves foram regulamentadas pela Lei 7.783, de 1989. A paralisação é permitida, mas a lei determina que não pode haver greve total em serviços ou atividades essenciais.

Os direitos, hoje assegurados aos trabalhadores não foram concedidos graças à generosidade política dos governantes, mas representam uma conquista das organizações desses profissionais.

A organização de classe não só é necessária nos períodos de opressão, mas na necessidade de se organizar e lutar pelos interesses e melhores condições de trabalho, econômicas e de parceria no desenvolvimento e bemestar da sociedade, unindo e divergindo quando necessário.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO:

E-MAIL: aplbcaem@yahoo.com.br TEL: (74) 3636-7151

VISITE SEMPRE NOSSO BLOG:

www.aplbcaem.blogspot.com

domingo, 19 de julho de 2015

CALENDÁRIO DE REPOSIÇÃO DA GREVE PASSARÁ A SER CUMPRIDO NO MUNICÍPIO - CAÉM


Os professores da rede municipal de Caém fecharam acordo com o poder público municipal para cumprirem o calendário de reposição dos dias paralisados por conta da greve ocorrida no período de 23/03 a 24/07 do corrente ano.
A proposta do novo calendário foi ajustada a partir de um acordo entre poder público municipal e a APLB – Sindicato/Caém intermediado pelo MP – Ministério Público do Estado da Bahia 16ª Escritório Regional de Jacobina 4ª promotoria de Justiça de Jacobina, Dra. Rocío García Matos, realizada na sede da promotoria em Jacobina no dia 13 de julho de 2015. O citado calendário foi reestruturado com a participação da coordenação da APLB e a equipe da Secretária Municipal de Educação em uma reunião solicitada pela coordenação do sindicato no dia 16/07/2015 na própria secretaria. Ficou acordado que os professores passarão a cumprir o calendário de reposição dos dias da greve e o prefeito Arnaldo de Oliveira pagará até o dia 10 de agosto de 2015 os salários mais as vantagens retidas no mês de abril de 2015 em uma única parcela.
Na assembleia realizada no salão paroquial de Gonçalo onde contou com a presença dos professores que aderiram o movimento grevista, o Sr. Arnaldo de Oliveira - prefeito, Sra. Sheila Valois Rios Piauhy Secretária de Educaçãoe os diretores e coordenadores das unidades escolares de Gonçalo. A Assembleia teve como objetivo apresentar o Calendário Escolar de reposição dos dias paralisados. Na oportunidade o Prefeito Arnaldo assumiu o compromisso de pagar os salários dos professores referentes a retenção dos vencimentos do mês de abril até dia 27 do corrente mês.
Após o término da pauta da assembleia com o poder público, os professores permaneceram para fazerem uma avaliação de todo processo percorrido até o momento atual. Finalizando a mesma com a leitura da mensagem.

Que Tal Você Ousar fazer ?
O passo a mais que, longe, muito longe, 
damos a cada caminhada é o que nos coloca
mais próximos de tudo do que ainda podemos ser. 

A tentativa além, 
um pouco mais além, 
de todas as que já fizemos 
é a que mais claramente revela do que somos capazes
e até onde poderemos chegar.

Quantos de nós nos entregamos antes mesmo de tentar?

Pela simples dificuldade de perceber
que é possível ultrapassar o limite do círculo que em torno de nós 
e ao longo da vida traçamos.

Quantas vezes estivemos na iminência de girar a maçaneta da porta que nos levaria 
da escuridão à claridade e não o fizemos,
simplesmente por não aceitar o impulso livre,
soberano e intuitivo que conduzia nossas mãos a girar.

Por não crer na liberdade, 
nos impulsos da alma e na própria intuição.

Quantas vezes hoje você ouviu seu coração?

Sem temer, 
sem limitar, 
sem pré-conceber, 
sem pré-julgar, 
sem se prender, 
deixando-se levar pelo prazer de descobrir, 
correr riscos e realizar.

Pobre de quem põe a nuvem do medo diante dos olhos.

Que prefere fugir a se dar o direito de praticar o sonho.

Tem aquele que, sem saber que era impossível, 
foi lá e fez

Esta é sua vez.

O verdadeiro poder é de quem ousa.
Ouse fazer