Sobre a APLB...

APLB - Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia Filiado à Federação dos Trabalhadores Públicos da Bahia, à CTB e CNTE. C.G.C N° 14.029219/0001-28. Considerado Entidade de Utilidade Pública pela Lei Estadual n° 02254/65 e Lei Municipal - Fundado em 24 de abril de 1952. Transformado em Sindicato em 1989.

O Núcleo da APLB de Caém foi fundado em 20 de Junho de 2009, com o objetivo de organizar os profissionais da educação para que melhor possam defender seus interesses, representando o canal de negociação entre esses servidores e o poder público.

A Organização dos Trabalhadores tem sido, entretanto uma das questões que vem mudando o rumo da história da humanidade. Com o advento da Revolução Industrial na Inglaterra no século XVIII, os trabalhadores passaram a ser cada vez mais explorados, a receber baixos salários, a não ter segurança no trabalho, direito a férias, descanso semanal remunerado e ainda tinham que trabalhar de 14 à 16hs por dia.

Foi graças às organizações dos operários que essa realidade tem mudado, muitos morreram, outros foram perseguidos presos e torturados, para que hoje, tivéssemos uma legislação que assegure os direitos dos trabalhadores.

No Brasil, a Constituição assegura a livre associação profissional ou sindical. As greves foram regulamentadas pela Lei 7.783, de 1989. A paralisação é permitida, mas a lei determina que não pode haver greve total em serviços ou atividades essenciais.

Os direitos, hoje assegurados aos trabalhadores não foram concedidos graças à generosidade política dos governantes, mas representam uma conquista das organizações desses profissionais.

A organização de classe não só é necessária nos períodos de opressão, mas na necessidade de se organizar e lutar pelos interesses e melhores condições de trabalho, econômicas e de parceria no desenvolvimento e bemestar da sociedade, unindo e divergindo quando necessário.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO:

E-MAIL: aplbcaem@yahoo.com.br TEL: (74) 3636-7151

VISITE SEMPRE NOSSO BLOG:

www.aplbcaem.blogspot.com

quinta-feira, 16 de maio de 2024

NOTA DE PESAR A ADELFO TEIXEIRA DE MEDEIROS

Hoje, fui tomado pela triste notícia da perda de um grande amigo e de um excelente profissional, o Professor Adelfo Teixeira de Medeiros, servidor do município de Pilão Arcado. Um profissional de personalidade forte, ético, coerente, guerreiro e lutador por justiça de igualdade de direito. Tive o privilégio de conhecê-lo e nos tornarmos amigos. Tivemos muitos pontos de vista divergentes, mas quanto mais nos divergíamos, nos aproximávamos. Nossas discordâncias nos enriqueciam, nos tornava mais próximos e mais amigos.

Tenho consciência, e sinto uma profunda tristeza pela perda desse guerreiro e grande amigo, um ser humano incrível que no dia de hoje nos deixa. Tenho ainda mais convicção de que a Educação de Pilão Arcado, perdeu não só mais um de seus filhos, mas um exemplo de profissional, ser humano, comprometido com a educação, o respeito, a dignidade do outro, com a garantia e o cumprimento dos direitos da classe trabalhadora.

Deus coloca pessoas em nossos caminhos e elas não vêm em vão, elas nos marca, nos ensina, nos possibilita ver com outro olhar. As circunstâncias talvez inexplicáveis, tiraram um lutador do nosso convívio, mas nada apagará seu legado de luta e de personalidade forte na luta por si e pelo outro.

Que aprendamos com seu legado, com suas divergências e com suas coerências, que sua memória viva entre nós, mas principalmente no que ele fez de mais belo na sua vida. Levar o conhecimento às crianças e jovens, transformando esses em futuros cidadãos e cidadãs que terão um dia oportunidade de transformar o mundo em um lugar melhor pra se viver. Tenho certeza que essa seria uma de suas perspectivas.

Que Deus acolha seu espirito no Reino do Pai e que esse mesmo Pai conforte a alma e o coração dos seus familiares, especialmente de sua esposa e seus filhos, mas também conforte amigos e a todos que nesse momento sentem sua perda.

A APLB Caém se solidariza com todos que nesse momento sofre a perda de Adelfo Teixeira de Medeiros, que Deus conforte a todos.

Gilvando Inácio de Oliveira










sexta-feira, 10 de maio de 2024

A LUTA É A NOSSSA MARCA!

Hoje os trabalhadores da educação e filiados da APLB Sindicato Caém, tem um motivo a mais para comemorar, a aquisição de uma SPIN 0 km, com 7 lugares e toda equipada. Importante lembrar que o núcleo tem uma arrecadação mensal de aproximadamente de 7 mil e poucos reais. Com essa arrecadação mantem funcionário, jurídico, aluguel e as despesas do dia a dia. Já adquiriu um terreno de 1000m2, onde será construído a sede da instituição e ainda conta com um saldo significativo em conta bancária. Esse é o jeito da diretoria do núcleo administrar as contribuições dos seus filiados, sem contar que todos os anos a prestação de contas do núcleo é disponibilizada no Blog da instituição dando transparência e lisura na forma como os recursos são utilizados. 

Importante ressaltar que a APLB/Caém já tinha um carro 0 km adquirido em 2019, mas em 20/12/2023, o diretor da delegacia sofreu um acidente, quando retornava das atividades que desenvolvia com os núcleos da APLB de outros municípios. O carro foi dado como perda total. O bom disso tudo e graças a Deus é que o diretor do núcleo saiu ileso sem quaisquer sequelas ou danos e o seguro cobriu tudo.

Depois de 6 meses do ocorrido, a diretoria da APLB apresenta aos seus filiados, um novo carro 0 km que está à disposição dos seus filiados e a serviço da diretoria, com isso a entidade não teve qualquer prejuízo.

Diante dos recursos captados mensalmente pelo sindicato fica claro que administrar os recursos públicos é mais fácil, do que o que parece, basta ter transparência, planejamento e foco em prioridades.  Dessa forma, o que parece impossível torna-se possível e real.  




quinta-feira, 11 de abril de 2024

CAÉM: A APLB E A GESTÃO MUNICIPAL DISCUTEM PAUTAS DO PLANO DE CARREIRA

A diretoria da APLB Sindicato, Delegacia Sindical do Minério, núcleo sindical de Caém se reuniu no dia de hoje (11/04/2024), com a gestão municipal  para discutir:

1º) Remuneração dos professores que se encontram com ampliação de jornada de 20 para 40 horas semanais;

2º) Concessão de Licença Prêmio em forma de usufruto e de pecúnia;

3º) Cumprimento do pagamento da gratificação aos professores que atendem alunos com deficiências nas salas de aula do regular;

4º) Pagamento do percentual aos professores que atendem as salas do AEE;

5º) Pagamento da dedicação exclusiva.

Esses institutos encontram-se amparados na legislação municipal, Lei nº 547/2017 (Plano de Carreira e Remuneração) e na Lei nº 563/2018 (Estatuto do Magistério Público).

Essa é mais uma bandeira defendida pela APLB Sindicato, que visa a valorização dos trabalhadores da educação e do cumprimento integral do Plano de Carreira.

Na oportunidade o sindicato agradeceu a gestão pelo atendimento das pautas reivindicadas na Jornada Pedagógica, a exemplo da garantia e oferta da água mineral nas unidades escolares, da disponibilidade do transporte para deslocar jovens e estudantes para as universidades fora do município. Lembrou e cobrou a entrega dos notebooks aos professores, argumentando que a gestão ao adquirir os equipamentos prime pela qualidade das máquinas.

Por fim, essa foi mais uma das tantas reuniões que a APLB vem realizando com a administração municipal e que tem avançado bastante na valorização dos trabalhadores e na melhoria da educação.  



 

quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

PROFESSORES DE CAÉM TÊM REAJUSTE DO PISO DO MAGISTÉRIO EM 4,62% ACOMPANHANDO O ÍNDICE DO IPCA - 2024

Os professores do município de Caém terão reajuste de 4,62%, correspondente ao índice da inflação. O reajuste do Piso Nacional do Magistério, concedido pela Portaria Interministerial nº 06 de 28 de dezembro de 2023 foi de 3,62%. Mas após proposta apresentada pela APLB Sindicato, ao prefeito Arnaldo de Oliveira, o sindicato fechou entendimento para pagamento do reajuste de 4,62% no vencimento inicial dos professores. Hoje 29/02/2024 deu-se início a tramitação do Projeto de Lei nº 01/2024, que atualiza o reajuste dos professores da rede municipal.

A diretoria do sindicato fez um minucioso estudo de viabilidade econômica comprovando que o reajuste era e é possível, realidade que poderá ser aplicada em todos os municípios, quando se mantém o debate na mesa e as partes têm como propósito a qualidade da educação. Princípio que passa primeiramente pela valorização dos servidores.

Em Caém, sindicato e poder público mantêm um constante debate, pautado na escuta e no acolhimento dos indicativos de ambas as partes. Isso não significa que tudo paira na harmonia e na subserviência de uma ou da outra parte, divergências existem, mas elas existem para fortalecer as relações e tornar os sujeitos do processo mais maduros, desenvolvendo a capacidade de compreensão das diferenças. Esse processo de construção tem contribuído para a melhoria das relações entre trabalhadores e gestão, no avanço da qualidade do ensino e principalmente na valorização dos trabalhadores.

Isso fica evidente quando olhamos para o contracheque dos servidores, que em 2022 tiveram implantado o reajuste do Piso do Magistério de 33,24%, em 2023 receberam os 14,95% do Piso do Magistério mais um reajuste com a alteração do Plano de Carreira. Tomando como base um professor com 25 anos de carreira pós-graduado o ganho real para além do Piso foi de R$ 1.270,19 nos seus vencimentos. Já em 2024 os professores receberão reajuste de 4,62% um reajuste maior que o concedido pelo Governo Federal. Assim Caém prova o contrário para os incautos que alegam que o pagamento do piso aos professores não é possível!

No período de 2023 e 2024 os professores de Caém a depender da situação terão um ganho real para além dos reajustes do Piso do Magistério de R$ 1.375,46. Nesse mesmo período os demais servidores que atuam na educação (os não docentes), tiveram ganho real para além do reajuste do salário mínimo de R$ 300,00 a R$ 700,00, a depender da situação de cada servidor. Nada disso seria possível se não houvesse um debate franco, fecundo, transparente e desprovido de partidarismo. O respeito das partes na mesa de negociação e a capacidade de entender que o poder é passageiro e que a oportunidade de estarmos em funções e lugares estratégicos, nos possibilita a proporcionar o que há de melhor ao outro sem apego as vaidades do poder, isso tem feito toda diferença.

Nossa eterna gratidão ao Poder Legislativo, por acolher e sempre apoiar as pautas da educação e de seus trabalhadores, sem distinção e de forma unânime todos os vereadores independentes de corrente ideológica ou política têm sido sensíveis e acolhedores. A APLB sindicato em nome dos servidores da educação agradece e reconhece essa parceria.

Para o dia de hoje (29/02/24), o sindicato convidou os trabalhadores em educação para se fazerem presentes na Câmara e acompanharem a tramitação do Projeto. De forma unânime a categoria se comprometeu a participar, ato que foi interrompido por conta de espaço, uma vez que as sessões estão sendo realizadas em espaços provisórios sem grande estrutura, já que o prédio da Câmara se encontra em reforma.  

Diante dessa realidade a APLB agradece a presença dos que lá estiveram e fica muito feliz de saber que poderá contar com todos e todas, do compromisso e do comprometimento dos servidores da educação em apoiarem as ações do sindicato.

Na oportunidade agradecemos aos coordenadores da APLB que estiveram presentes e como sempre estão juntos e de prontidão para fazerem a luta por uma educação mais humanizada, sensível e valorizada. Gratidão também a estrutura da Secretaria de Educação que se fez presente acompanhando o professor Ronaldo Alves de Oliveira, secretario de Educação.

Por fim, registramos nossos reconhecimentos e ficamos gratos pela forma como o poder público tem possibilitado esse debate e pelo acolhimento as pautas da educação. Registrando aqui que na Jornada Pedagógica/2024 3 pautas apresentadas pela APLB foram acolhidas pelo prefeito municipal Arnaldo de Oliveria. A entrega de um notebook a cada um dos professores da rede municipal (a ser entregue), a oferta de água mineral aos professores nas unidades escolares e a ampliação do transporte aos estudantes para se deslocarem para cidade de Jacobina, para estudarem nas universidades e no IFBA.

A APLB continuará vigilante na luta e na construção de uma pauta junto ao poder público, dialogando, ouvido, construindo e avançando na qualidade do ensino e na valorização dos trabalhadores.    












 

terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

PRESTAÇÃO DE CONTAS DA APLB SINDICATO CAÉM - EXERCÍCIO 2023

Para acessar o demonstrativo da prestação de contas da APLB Núcleo Sindical de Caém CLICK na imagem.


            No site você tem acesso ao resumo do balancete de receita e despesas, as peças contábeis estão à disposição na sede da instituição para acesso dos seus sócios. 

          Fiscalize sua contribuição sindical, acompanhe como ela vem sendo utilizada.

Seja sócio,   não fique só, a luta é de todos nós! 




 https://drive.google.com/file/d/1oCBxW9O1xSJSE5h_Dz4XSLBcbTzDniFH/view?usp=sharing

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

JORNADA PEDAGÓGICA DE CAÉM FOI MARCADA COM FALAS FORTES, IMPACTANTES E DE ENTUSIASMO

A jornada Pedagógica de Caém, teve como tema: “OS NOVOS CENÁRIOS DE CAÉM, FRENTE A EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL”, foi realizada com todos os professores e servidores nos dias 06 e 07 de fevereiro, no dia 05 e 08 nas unidades escolares. Fazia muito tempo que não se tinha uma jornada tão producente com profissionais que marcaram com suas falas fortes e impactantes na defesa da educação pública gratuita e de qualidade.

A fala dos palestrantes “sacudiu” os professores, inquietando e provocando a pensarem seus lugares de atuação e o papel da escola publica na formação das crianças e jovens. Defenderam uma formação integral que prepare os sujeitos para viverem em sociedade, que pensem e atuem de forma crítica, ética e com consciência sociopolítica. Fizeram fortes críticas as concepções neoliberais e da mercantilização do saber.  

A APLB Sindicato fez uma participação no final do dia 07, momento em que estavam todos os servidores aguardando a finalização dos trabalhos com a presença do prefeito Arnaldo de Oliveira (Arnaldinho). Na oportunidade o sindicato enfatizou a importância da Jornada e o nível do debate travado e provocado pelos palestrantes, reforçando a educação pública e a garantia da qualidade do ensino e da aprendizagem. Falou dos avanços e das conquistas alcançadas na atual gestão.

O Diretor da APLB Sindicato Caém, professor Gilvando Inácio, finalizou a participação do sindicato protocolando uma reivindicação com 12 pautas a serem atendidas no exercício de 2024. Acesse o link das propostas: 

https://drive.google.com/file/d/1BzOZt3NchKbIGA6qyUJX33-11C_ZPpCH/view?usp=sharing

 As pautas foram protocoladas junto ao poder executivo e a Secretaria de Educação. De imediato o Prefeito Arnaldo de Oliveira (Arnaldinho) e o secretário de educação professor Ronaldo Alves de Oliveira se comprometeram com o cumprimento de 4 pautas das 12 protocoladas.

1. Fornecimento de água mineral nas unidades escolares para todos os servidores e melhoria da qualidade da água ofertada aos alunos;

2. Oferta de 1 notebook aos professores;

3. Ampliação da oferta do transporte aos estudantes universitários em Gonçalo;

4. Implantação de escola em tempo integral - Focando no reforço da aprendizagem e na diversidade do ensino – Essa pauta já faz parte do plano de gestão da Secretaria de Educação e se encontra no processo de implantação, tanto que tem como foco no tema da jornada.

Na oportunidade o prefeito Arnaldo falou da dívida que tem com os trabalhadores da educação por conta das relações estabelecidas na sua primeira gestão (2013/2016) e do compromisso de reparação que tem para com os professores e demais servidores.

A relação de trabalho desenvolvida entre o sindicato e o poder público vem contribuindo de forma significativa para o cenário da educação na perspectiva da melhoria da qualidade do ensino e da valorização dos trabalhadores em todos os seus aspectos. Isso não significa que não exista embates, discussões acaloradas, mas o respeito e a consciência de que poder público e sindicato devem lutar para melhorar a educação e a valorização dos seus trabalhadores sempre prevalecem.

Por fim, a APLB Sindicato Parabeniza toda a equipe da Secretaria de Educação, principalmente na pessoa do professor Ronaldo Alves, Secretario de Educação, pela belíssima jornada e da escolha dos palestrantes, afirmando e reafirmando pelo que foi captado na escuta nos corredores e com os colegas que essa foi uma das melhores Jornadas que já se teve nos últimos tempos.

Rumo aos desafios que o ano letivo nos coloca, que sejamos guerreiros e guerreiras para tornar a escola pública um lugar de oportunidade e equidade.

Seção de fotos - Fotos: Gervásio Lima 


















sábado, 3 de fevereiro de 2024

CONSELHO DA APLB APROVA PLANO DE LUTAS PELA VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

A APLB Sindicato realizou seu Conselho Geral Sindical (CGS), nos dias 31/01 a 02/02 de 2024. O evento ocorreu na cidade de Salvador nas dependências do Hotel Wish e contou com participantes de todo o estado da Bahia. Os diretores e coordenadores da instituição dos mais variados municípios baianos, nos três dias do encontro debateram, propuseram e deliberaram acerca das pautas da educação e da luta dos trabalhadores para o exercício de 2024.

Uma das pautas bastante debatida e prepositiva foi a ampliação e a necessidade dos diretores da instituição em suas bases apresentarem candidatura para o pleito das eleições de 2024, seja para o legislativo ou executivo. Essa tem sido uma pauta defendida e fortalecida pela APLB, que vem crescendo com o movimento “MAIS EDUCAÇÃO NA POLÍTICA”. Tem-se a conclusão de que os representantes e lideranças sindicais precisam disputar e assumir esses espaços, garantindo assim, o encaminhamento de propostas e/ou a efetivação das pautas defendidas pelos trabalhadores. Como afirma o diretor da APLB/Caém, são nesses espaços que as ações se tornam realidades.

Para a diretoria da APLB Caém, que já realizou várias reuniões, o sindicato apresentará candidato para o pleito eleitoral de 2024. Um debate que precisa ser ampliado com os trabalhadores e a sociedade civil.

As atividades do Conselho Geral foram encerradas na sexta-feira (02/02) com a aprovação de um plano de lutas pela valorização dos profissionais de ensino. A entidade seguirá em mobilização intensa em defesa do Piso Salarial do Magistério, formação continuada, melhores condições de trabalho, entre outras pautas.

“Nosso conselho durou três dias e foi muito participativo. Discutimos a conjuntura, a política educacional, o funcionamento da APLB, do seu corpo jurídico, e aprovamos um plano de lutas em defesa do piso e demais bandeiras da Educação. Em 13 de março faremos um dia estadual de luta, com paralisação em toda a Bahia, em todas as redes municipais e estadual, com manifestações na SEC, nos Tribunais de Contas dos Municípios (TCMs) e na União de Prefeitos da Bahia (UPB). Foi um Conselho exitoso, pois discutimos toda a pauta da entidade e saímos fortalecidos para os desafios “, disse o professor Rui Oliveira, coordenador geral da APLB na fala final do Conselho. 

Acesse os vídeos da participação do coordenador da APLB/Caém no CGS

Para assistir o vídeo clique no mesmo 

O RECONHECIMENTO!


DÚVIDA!

CRÍTICA!!


SEÇÃO DE FOTOS 











   Acesse os links e leia também!

https://aplbsindicato.org.br/conselho-geral-da-aplb-abertura-debate-impacto-da-conjuntura-politica-na-educacao/

https://aplbsindicato.org.br/conselho-da-aplb-aprova-plano-de-lutas-pela-valorizacao-dos-profissionais-da-educacao/

https://aplbsindicato.org.br/

https://www.cnte.org.br/index.php/menu/comunicacao/posts/noticias/77086-cnte-define-estrategias-para-cumprimento-da-lei-do-piso-salarial-e-pagamento-dos-precatorios-do-fundeb

https://www.cnte.org.br/