Sobre a APLB...

APLB - Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia Filiado à Federação dos Trabalhadores Públicos da Bahia, à CTB e CNTE. C.G.C N° 14.029219/0001-28. Considerado Entidade de Utilidade Pública pela Lei Estadual n° 02254/65 e Lei Municipal - Fundado em 24 de abril de 1952. Transformado em Sindicato em 1989.

O Núcleo da APLB de Caém foi fundado em 20 de Junho de 2009, com o objetivo de organizar os profissionais da educação para que melhor possam defender seus interesses, representando o canal de negociação entre esses servidores e o poder público.

A Organização dos Trabalhadores tem sido, entretanto uma das questões que vem mudando o rumo da história da humanidade. Com o advento da Revolução Industrial na Inglaterra no século XVIII, os trabalhadores passaram a ser cada vez mais explorados, a receber baixos salários, a não ter segurança no trabalho, direito a férias, descanso semanal remunerado e ainda tinham que trabalhar de 14 à 16hs por dia.

Foi graças às organizações dos operários que essa realidade tem mudado, muitos morreram, outros foram perseguidos presos e torturados, para que hoje, tivéssemos uma legislação que assegure os direitos dos trabalhadores.

No Brasil, a Constituição assegura a livre associação profissional ou sindical. As greves foram regulamentadas pela Lei 7.783, de 1989. A paralisação é permitida, mas a lei determina que não pode haver greve total em serviços ou atividades essenciais.

Os direitos, hoje assegurados aos trabalhadores não foram concedidos graças à generosidade política dos governantes, mas representam uma conquista das organizações desses profissionais.

A organização de classe não só é necessária nos períodos de opressão, mas na necessidade de se organizar e lutar pelos interesses e melhores condições de trabalho, econômicas e de parceria no desenvolvimento e bemestar da sociedade, unindo e divergindo quando necessário.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO:

E-MAIL: aplbcaem@yahoo.com.br TEL: (74) 3636-7151

VISITE SEMPRE NOSSO BLOG:

www.aplbcaem.blogspot.com

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

JORNADA PEDAGÓGICA DE CAÉM FOI MARCADA COM FALAS FORTES, IMPACTANTES E DE ENTUSIASMO

A jornada Pedagógica de Caém, teve como tema: “OS NOVOS CENÁRIOS DE CAÉM, FRENTE A EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL”, foi realizada com todos os professores e servidores nos dias 06 e 07 de fevereiro, no dia 05 e 08 nas unidades escolares. Fazia muito tempo que não se tinha uma jornada tão producente com profissionais que marcaram com suas falas fortes e impactantes na defesa da educação pública gratuita e de qualidade.

A fala dos palestrantes “sacudiu” os professores, inquietando e provocando a pensarem seus lugares de atuação e o papel da escola publica na formação das crianças e jovens. Defenderam uma formação integral que prepare os sujeitos para viverem em sociedade, que pensem e atuem de forma crítica, ética e com consciência sociopolítica. Fizeram fortes críticas as concepções neoliberais e da mercantilização do saber.  

A APLB Sindicato fez uma participação no final do dia 07, momento em que estavam todos os servidores aguardando a finalização dos trabalhos com a presença do prefeito Arnaldo de Oliveira (Arnaldinho). Na oportunidade o sindicato enfatizou a importância da Jornada e o nível do debate travado e provocado pelos palestrantes, reforçando a educação pública e a garantia da qualidade do ensino e da aprendizagem. Falou dos avanços e das conquistas alcançadas na atual gestão.

O Diretor da APLB Sindicato Caém, professor Gilvando Inácio, finalizou a participação do sindicato protocolando uma reivindicação com 12 pautas a serem atendidas no exercício de 2024. Acesse o link das propostas: 

https://drive.google.com/file/d/1BzOZt3NchKbIGA6qyUJX33-11C_ZPpCH/view?usp=sharing

 As pautas foram protocoladas junto ao poder executivo e a Secretaria de Educação. De imediato o Prefeito Arnaldo de Oliveira (Arnaldinho) e o secretário de educação professor Ronaldo Alves de Oliveira se comprometeram com o cumprimento de 4 pautas das 12 protocoladas.

1. Fornecimento de água mineral nas unidades escolares para todos os servidores e melhoria da qualidade da água ofertada aos alunos;

2. Oferta de 1 notebook aos professores;

3. Ampliação da oferta do transporte aos estudantes universitários em Gonçalo;

4. Implantação de escola em tempo integral - Focando no reforço da aprendizagem e na diversidade do ensino – Essa pauta já faz parte do plano de gestão da Secretaria de Educação e se encontra no processo de implantação, tanto que tem como foco no tema da jornada.

Na oportunidade o prefeito Arnaldo falou da dívida que tem com os trabalhadores da educação por conta das relações estabelecidas na sua primeira gestão (2013/2016) e do compromisso de reparação que tem para com os professores e demais servidores.

A relação de trabalho desenvolvida entre o sindicato e o poder público vem contribuindo de forma significativa para o cenário da educação na perspectiva da melhoria da qualidade do ensino e da valorização dos trabalhadores em todos os seus aspectos. Isso não significa que não exista embates, discussões acaloradas, mas o respeito e a consciência de que poder público e sindicato devem lutar para melhorar a educação e a valorização dos seus trabalhadores sempre prevalecem.

Por fim, a APLB Sindicato Parabeniza toda a equipe da Secretaria de Educação, principalmente na pessoa do professor Ronaldo Alves, Secretario de Educação, pela belíssima jornada e da escolha dos palestrantes, afirmando e reafirmando pelo que foi captado na escuta nos corredores e com os colegas que essa foi uma das melhores Jornadas que já se teve nos últimos tempos.

Rumo aos desafios que o ano letivo nos coloca, que sejamos guerreiros e guerreiras para tornar a escola pública um lugar de oportunidade e equidade.

Seção de fotos - Fotos: Gervásio Lima 


















Nenhum comentário:

Postar um comentário