Sobre a APLB...

APLB - Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia Filiado à Federação dos Trabalhadores Públicos da Bahia, à CTB e CNTE. C.G.C N° 14.029219/0001-28. Considerado Entidade de Utilidade Pública pela Lei Estadual n° 02254/65 e Lei Municipal - Fundado em 24 de abril de 1952. Transformado em Sindicato em 1989.

O Núcleo da APLB de Caém foi fundado em 20 de Junho de 2009, com o objetivo de organizar os profissionais da educação para que melhor possam defender seus interesses, representando o canal de negociação entre esses servidores e o poder público.

A Organização dos Trabalhadores tem sido, entretanto uma das questões que vem mudando o rumo da história da humanidade. Com o advento da Revolução Industrial na Inglaterra no século XVIII, os trabalhadores passaram a ser cada vez mais explorados, a receber baixos salários, a não ter segurança no trabalho, direito a férias, descanso semanal remunerado e ainda tinham que trabalhar de 14 à 16hs por dia.

Foi graças às organizações dos operários que essa realidade tem mudado, muitos morreram, outros foram perseguidos presos e torturados, para que hoje, tivéssemos uma legislação que assegure os direitos dos trabalhadores.

No Brasil, a Constituição assegura a livre associação profissional ou sindical. As greves foram regulamentadas pela Lei 7.783, de 1989. A paralisação é permitida, mas a lei determina que não pode haver greve total em serviços ou atividades essenciais.

Os direitos, hoje assegurados aos trabalhadores não foram concedidos graças à generosidade política dos governantes, mas representam uma conquista das organizações desses profissionais.

A organização de classe não só é necessária nos períodos de opressão, mas na necessidade de se organizar e lutar pelos interesses e melhores condições de trabalho, econômicas e de parceria no desenvolvimento e bemestar da sociedade, unindo e divergindo quando necessário.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO:

E-MAIL: aplbcaem@yahoo.com.br TEL: (74) 3636-7151

VISITE SEMPRE NOSSO BLOG:

www.aplbcaem.blogspot.com

sábado, 11 de fevereiro de 2023

COORDENADOR DA APLB CAÉM FARÁ PARTE DA COMISSÃO DE DEBATES NA UPB - REAJUSTE DO PISO DO MAGISTÉRIO 2023

Nos dias 09 e 10 de fevereiro/2023, foi realizado o Conselho Geral da APLB Sindicato nas dependências do Hotel Fieste na cidade de Salvador/BA.  O evento reuniu dirigentes da executiva estadual, das regionais, delegacias e núcleos de mais de 400 municípios baianos.

O evento teve como foco o fortalecimento da luta da classe trabalhadora, promovendo a unificação do movimento sindical na defesa do cumprimento do Plano de Carreira e Remuneração (PCR) Municipal, garantindo o pagamento do Piso Salarial do Magistério de forma linear, da promoção da qualidade do ensino e das ações que poderão ser desenvolvidas nos municípios para garantir o devido cumprimento dos PCRs e pagamento do Piso Salarial do Magistério à classe trabalhadora. 

O coordenador Geral da APLB Sindicato professor Rui Oliveira, falou da possibilidade da aproximação da APLB com a União dos Prefeitos/a da Bahia (UPB) a convite da própria UPB, para deliberarem uma frente ampla no Estado na perspectiva da construção do entendimento para cumprir o reajuste do Piso Salarial do Magistério no âmbito dos municípios.

O professor e coordenador da APLB Delegacia Sindical do Minério (Caém), Gilvando Inácio de Oliveira fará parte da comissão e na próxima segunda-feira (13/02) participará da primeira reunião da comissão constituída pelo sindicato e a UPB.  O nome do coordenador da APLB Caém foi indicado no Conselho Geral da APLB, por conta do trabalho que o mesmo vem desenvolvendo de forma exitosa em vários municípios baianos, dialogando com a categoria local e a gestão municipal, construindo caminhos e alternativas que vem dando resultados e aproximando as relações dos servidores com a gestão.

No primeiro dia do Conselho Geral da APLB-Sindicato o professor Rui Oliveira, dirigente da entidade, abriu o evento fazendo uma avaliação da conjuntura atual do país e falou da necessidade urgente do planejamento das ações e estratégias para o fortalecimento da luta do Sindicato em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras em educação em todo Estado. 

Dando sequência aos trabalhos o convidado de honra, Augusto Vasconcelos (PCdoB) fez uma análise da conjuntura política atual.

No segundo dia a pauta foi, "Plano de Carreira, Piso Salarial Nacional dos Professores do Magistério; Carreira e Controle Social dos Recursos da Educação. O coordenador da APLB  Núcleo Caém, falou do assunto apresentando algumas ações que poderão ser desenvolvidas promovendo assim melhor captação dos recursos do FUNDEB,  possibilitando o cumprimento do Piso do Magistério, do PCR e da melhoria da qualidade do ensino.

Clique na imagem para assistir a apresentação do Coordenador da APLB/Caém

Em outro momento o Diretor de Organização, Noildo Gomes, falou da luta e da organização dos trabalhadores, trazendo em sua fala informes importantes do movimento classista. 

Clique na imagem para assistir a, análise de Dr. Noildo Gomes, diretor de organização da APLB Sindicato


Acesse também 

Fotos do evento 










Nenhum comentário:

Postar um comentário