Sobre a APLB...

APLB - Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia Filiado à Federação dos Trabalhadores Públicos da Bahia, à CTB e CNTE. C.G.C N° 14.029219/0001-28. Considerado Entidade de Utilidade Pública pela Lei Estadual n° 02254/65 e Lei Municipal - Fundado em 24 de abril de 1952. Transformado em Sindicato em 1989.

O Núcleo da APLB de Caém foi fundado em 20 de Junho de 2009, com o objetivo de organizar os profissionais da educação para que melhor possam defender seus interesses, representando o canal de negociação entre esses servidores e o poder público.

A Organização dos Trabalhadores tem sido, entretanto uma das questões que vem mudando o rumo da história da humanidade. Com o advento da Revolução Industrial na Inglaterra no século XVIII, os trabalhadores passaram a ser cada vez mais explorados, a receber baixos salários, a não ter segurança no trabalho, direito a férias, descanso semanal remunerado e ainda tinham que trabalhar de 14 à 16hs por dia.

Foi graças às organizações dos operários que essa realidade tem mudado, muitos morreram, outros foram perseguidos presos e torturados, para que hoje, tivéssemos uma legislação que assegure os direitos dos trabalhadores.

No Brasil, a Constituição assegura a livre associação profissional ou sindical. As greves foram regulamentadas pela Lei 7.783, de 1989. A paralisação é permitida, mas a lei determina que não pode haver greve total em serviços ou atividades essenciais.

Os direitos, hoje assegurados aos trabalhadores não foram concedidos graças à generosidade política dos governantes, mas representam uma conquista das organizações desses profissionais.

A organização de classe não só é necessária nos períodos de opressão, mas na necessidade de se organizar e lutar pelos interesses e melhores condições de trabalho, econômicas e de parceria no desenvolvimento e bemestar da sociedade, unindo e divergindo quando necessário.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO:

E-MAIL: aplbcaem@yahoo.com.br TEL: (74) 3636-7151

VISITE SEMPRE NOSSO BLOG:

www.aplbcaem.blogspot.com

sábado, 12 de dezembro de 2020

CAÉM: PREFEITO ELEITO DEFINE O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO

O processo eleitoral que finalizou com a escolha dos novos prefeitos nos municípios da microrregião de Jacobina no dia 15/11/2020, vem desencadeando uma tendência até antes inexistente. Esse processo iniciou com a proposta do prefeito eleito na cidade de Jacobina, Tiago Dias, que propôs aos trabalhadores da educação através da organização sindical a eleição para escolha do Secretário/a de Educação. Essa tendência tem sido seguida por outros prefeitos eleitos a exemplo do município de Saúde e de Caém, ocorrendo em outro formato, mas com a participação dos trabalhadores (APLB).

O então prefeito eleito de Caém (gestão - 2021/2024) o Sr. Arnaldo de Oliveira acolheu os indicativos da APLB para nortear a escolha do secretário/a de educação. Em reunião com a diretoria do Sindicato, o mesmo encaminhou a proposta de Consulta Pública aos servidores, solicitando que os trabalhadores indicassem três nomes, se comprometendo que entre esses nomes indicados, ele nomearia o Secretário/a de Educação. Processo esse que foi desenvolvido com muita celeridade, lisura, ética, seriedade e compromisso. O resultado dessa consulta realizada através de uma URNA eletrônica produziu um extrato com o contato do participante, sua identificação e sua indicação. Na sede do sindicato existe uma cópia desse extrato disponível para consulta dos interessados e outra foi entregue ao prefeito eleito Sr. Arnaldo de Oliveira, para que ele se certificasse da transparência e dos resultados obtidos.

Após análise dos nomes da lista tríplice o prefeito eleito Sr. Arnaldo de Oliveira, encaminhou à direção do sindicato (12/12/2020) sua indicação para a Secretaria de Educação. Dos 10 nomes indicados para supostos secretário/a de educação, apenas três confirmaram e demonstraram o interesse no cargo sendo eles: prof. Antonio César Freitas Souza; prof. Nazaré dos Santos Costa Alves e o prof. Ronaldo Alves de Oliveira. Nomes que fazem jus ao cargo de secretário de educação.

Entre esses nomes o prefeito eleito Arnaldo de Oliveira, como havia se comprometido com a categoria em nomear um dos nomes da lista, informou como futuro secretário de educação o professor RONALDO ALVES DE OLIVEIRA e solicitou que o sindicato torne pública essa sua indicação. A direção da APLB parabeniza o prefeito por sua escolha, pela condução do processo e acolhe o nome do professor Ronaldo Alves de Oliveira, parabenizando-o e desejando-o sorte, discernimento, sabedoria e sensatez. Em tempo reitera seu compromisso com as políticas educacionais priorizando o diálogo, a construção coletiva/participativa, pautado no respeito e no compromisso moral e ético, por uma educação pública de qualidade, no zelo e atendimento aos direitos dos trabalhadores.

Comunicado do prefeito

"Senhor Coordenador Municipal da APLB. Primeiramente agradecer a essa entidade pela brilhante iniciativa em coordenar esse processo de escolha de três nomes para a indicação por parte desse Prefeito eleito o nome do Secretário de Educação do município de Caem, para nossa gestão 2021/2024. Quero reiterar que todos nomes indicados na lista tríplice são profissionais que tem um histórico na educação de respeito e serviços prestados. Essa não foi uma decisão fácil, tendo em vista o currículo dos indicados. Saliento que antes da minha escolha tive o cuidado de conversar diretamente com cada um, ouvindo e justificando minha decisão. Mas só podemos indicar um só  nome! Reitero, que não foi fácil.  Sendo assim, venho informar que o nome indicado foi do Professor Ronaldo Alves de Oliveira para assumir a pasta da Secretaria de Educação na nossa gestão. Esperamos assim finalizar esse processo que foi uma inovação em nosso município. Transmito a todos professores e funcionários da educação o nosso agradecimento". (Arnaldo de Oliveira Filho - Prefeito Eleito de Caém).  

Essa foi a primeira vez que os trabalhadores da educação do município puderam participar de forma direta da escolha de alguém para gerenciar os trabalhos à frente da Secretaria de Educação. A APLB externa seus agradecimentos a todos os trabalhadores (professores e os não professores lotados na educação), ao prefeito eleito Arnaldo de Oliveira por essa construção. Uma experiência que esperamos ser exitosa e profícua aos trabalhadores, a gestão e a educação como um todo. Parabéns a todos os envolvidos nesse processo dinâmico e democrático.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário