Sobre a APLB...

APLB - Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia Filiado à Federação dos Trabalhadores Públicos da Bahia, à CTB e CNTE. C.G.C N° 14.029219/0001-28. Considerado Entidade de Utilidade Pública pela Lei Estadual n° 02254/65 e Lei Municipal - Fundado em 24 de abril de 1952. Transformado em Sindicato em 1989.

O Núcleo da APLB de Caém foi fundado em 20 de Junho de 2009, com o objetivo de organizar os profissionais da educação para que melhor possam defender seus interesses, representando o canal de negociação entre esses servidores e o poder público.

A Organização dos Trabalhadores tem sido, entretanto uma das questões que vem mudando o rumo da história da humanidade. Com o advento da Revolução Industrial na Inglaterra no século XVIII, os trabalhadores passaram a ser cada vez mais explorados, a receber baixos salários, a não ter segurança no trabalho, direito a férias, descanso semanal remunerado e ainda tinham que trabalhar de 14 à 16hs por dia.

Foi graças às organizações dos operários que essa realidade tem mudado, muitos morreram, outros foram perseguidos presos e torturados, para que hoje, tivéssemos uma legislação que assegure os direitos dos trabalhadores.

No Brasil, a Constituição assegura a livre associação profissional ou sindical. As greves foram regulamentadas pela Lei 7.783, de 1989. A paralisação é permitida, mas a lei determina que não pode haver greve total em serviços ou atividades essenciais.

Os direitos, hoje assegurados aos trabalhadores não foram concedidos graças à generosidade política dos governantes, mas representam uma conquista das organizações desses profissionais.

A organização de classe não só é necessária nos períodos de opressão, mas na necessidade de se organizar e lutar pelos interesses e melhores condições de trabalho, econômicas e de parceria no desenvolvimento e bemestar da sociedade, unindo e divergindo quando necessário.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO:

E-MAIL: aplbcaem@yahoo.com.br TEL: (74) 3636-7151

VISITE SEMPRE NOSSO BLOG:

www.aplbcaem.blogspot.com

sexta-feira, 10 de julho de 2020

COVID - 19 - UM PROBLEMA DE TODOS!


Mediante o exponencial avanço do coronavírus, no mundo e de forma particular no Brasil que vem atingindo de forma avassaladora as cidades do interior e nesse tocante inclui-se o  município de Caém que no presente momento apresenta um número elevados de casos. Tal situação despertou o interesse e a preocupação de filhos da terra em contribuir com ações que possam vir a amenizar a situação de vulnerabilidade da população caenense, bem como de medidas para conter e fortalecer o enfrentamento da doença no município.
Pensando nisso foi elaborado um Protocolo de PROPOSIÇÃO DE AGENDA 2020-2021 PARA AÇÕES DE ENFRENTAMENTO na base municipal, documento esse, que contou com a participação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), tendo como autores:
Adinoraide Oliveira dos Santos. Pesquisadora Pós Graduada, está atuando com Políticas e Programas na SECTI-Estado da Bahia,  integrante da articulação da ampliação da Rede Monitora COVID-19 no Estado. adinoraide@gmail.com

Gilvando Inácio de Oliveira.  Professor, Mestre, Pesquisador em educação, diretor da APLB/Sindicato e Mobilizador  Social. gilvando2010@yahoo.com.br

Marlucia Ribeiro Sobrinho. Professora, Mestre, Pesquisadora em educação, vice-diretora do Colégio M. Padre Alfredo Haasler e Mobilizadora Social. marlucia01_ribeiro@hotmail.com

João Silva Rocha Filho. Professor, Doutor, Pesquisador em Educação
Diretor da Universidade Estadual da Bahia-UNEB, Campus IV, Departamento de Ciências Humanas.

No último dia 09/07/2020, foi realizada reunião na Câmara de Vereadores para debater a PROPOSIÇÃO DE AGENDA 2020-2021, objetivando ações a serem desenvolvidas no enfrentamento da COVID 19 no município de Caém/BA. A presente proposição se fundamenta nas orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), nas recomendações baseadas em estudos científicos apresentados pelo Consórcio Nordeste, pela Secretaria de Saúde do Estado - SESAB e decretos publicados pelo Governo do Estado.  
Os autores da proposição protocolaram cópia da proposta em todos os órgãos públicos de Caém (Gabinete do prefeito, hospital, todas as secretarias, câmara de vereadores) e demais organizações não governamentais do município. Após esse protocolo os mesmos propuseram uma reunião com as autoridades municipais na Câmara de Vereadores. O presidente da Câmara Vereador Silmar Matos, se comprometeu em marcar a mesma e enviar os convites aos demais vereadores e autoridades municipais. Tendo esta sido realizada no dia 09/07/2020, onde estiveram presentes no debate, os autores da proposta, Adinoraide Oliveira e João Silva Rocha Filho participando de forma virtual via Zoom, a professora Marlucia Ribeiro Sobrinho e o professor Gilvando Inácio participaram diretamente da reunião, os vereadores, Silmar Matos, Jane Andrade Ferreira, Pablo Piauhy, Gildo Jesus dos Santos, Antonio Carlos Freitas, Maria Ana dos Reis, o vice-prefeito o Sr. Osiris Ferreira, a Secretária de Saúde a Sra. Sandra Castro,  Laine Rodrigues Barbosa, Raiane Alves da Silva e Dr. Manoel Inácio, esteve também presente  a Secretaria de Assistência Social Sra. Rita de Cascia e Cristiane Moreira Borges Alencar. Esteveram presentes dois representantes da sociedade civil, a Sra. Akiko Alencar e Nelma Regina Santos e o jovem Alberto Oliveira Souza. A reunião foi mediada pelo professor Gilvando Inácio (presidente da APLB).
HISTORICIZANDO A PROPOSIÇÃO

PROPOSIÇÃO DE AGENDA 2020-2021 PARA AÇÕES DE ENFRENTAMENTO DO CORONAVÍRUS NO MUNICÍPIO DE CAÉM-BA, foi desenvolvido a partir do diálogo entre alguns membros da sociedade civil, dentre estes, pesquisadores (inclusive com trabalhos publicados em revistas científica), com o respaldo Institucional da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Campus IV, Departamento de Ciências Humanas, motivado pela preocupação e inquietação a respeito do avanço do CORONAVIRUS no Brasil e consequentemente na Bahia. A preocupação a respeito do avanço do vírus para cidades do interior dos Estados, muitas delas sem nenhuma estrutura para o enfrentamento de uma contaminação comunitária, com casos sintomáticos e agravamento do quadro clinico dos paciente.
O dialogo se intensificou e se faz cada vez mais necessário após os primeiros casos confirmados para COVID-19 na cidade de Caém e se tornou urgente após a confirmação da primeira morte por consequência da COVID-19.
Nos sensibilizamos como seres humanos, porque todas as vidas importam e afetivamente pelo fato de conhecermos a vítima e seus familiares, de tal forma, que a dor deles também é nossa. Nos sentimos nessa responsabilidade, sobretudo depois de acompanharmos episódios ocorridos no tratamento dos casos, com ineficiência na divulgação das informações e circulação de boatos de desrespeito a recomendação da OMS e decretos do Estado, de isolamento social e suspensão de eventos. Nós não queremos o nosso município marcado por tragédias consequentes desse vírus.
Chegamos à conclusão também, que não é coerente criticar sem apresentar sugestões, ou seja, tornar a nossa indignação legitima através da nossa colaboração, colocando o nosso conhecimento a serviço da comunidade.
Para tanto, apresentamos proposição de agenda de ações para serem inclusas ou para complementar o “Plano Municipal de Enfrentamento da COVID-19” (estamos considerando que ele existe), visto que, o enfrentamento da pandemia, seus agravos e consequências, estão acima de questões pessoais, ideológicas e políticas. Trata-se de um problema de interesse de todos.
Entendemos que esse é um momento de união, de juntar esforços pelo bem comum, para que possamos enfrentar esse momento evitando o mínimo de impactos negativos possíveis na vida das pessoas e seus familiares. Além de garantir a segurança e a preservação da vida de todos os profissionais que estão na linha de frente do combate, em especial os profissionais de saúde, pela defesa dos direitos humanos e sociais e preservação da vida de todos os residentes na cidade de Caém.

Click no link para ter acesso ao documento

https://drive.google.com/file/d/1l54lt7pfeldtViW8iiYirgOL-u54hDSD/view?usp=sharing


Segue resenha crítica da PROPOSIÇÃO DE AGENDA 2020-2021 de autoria do Sr. Rafael Muricy, administrador, pesquisador de Literatura Política e Cofundador da Nova Frente Caenense.

Click no link para ter acesso a Resenha

http://politicaem.blogspot.com/2020/07/um-olhar-sobre-proposicao-de-agenda_8.html?m=1


Assista a reunião na integra, para isso click no link 

https://www.youtube.com/channel/UCw-SzqL0sskF1EWyDCe588Q

Fotos 








Nenhum comentário:

Postar um comentário