Sobre a APLB...

APLB - Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia Filiado à Federação dos Trabalhadores Públicos da Bahia, à CTB e CNTE. C.G.C N° 14.029219/0001-28. Considerado Entidade de Utilidade Pública pela Lei Estadual n° 02254/65 e Lei Municipal - Fundado em 24 de abril de 1952. Transformado em Sindicato em 1989.

O Núcleo da APLB de Caém foi fundado em 20 de Junho de 2009, com o objetivo de organizar os profissionais da educação para que melhor possam defender seus interesses, representando o canal de negociação entre esses servidores e o poder público.

A Organização dos Trabalhadores tem sido, entretanto uma das questões que vem mudando o rumo da história da humanidade. Com o advento da Revolução Industrial na Inglaterra no século XVIII, os trabalhadores passaram a ser cada vez mais explorados, a receber baixos salários, a não ter segurança no trabalho, direito a férias, descanso semanal remunerado e ainda tinham que trabalhar de 14 à 16hs por dia.

Foi graças às organizações dos operários que essa realidade tem mudado, muitos morreram, outros foram perseguidos presos e torturados, para que hoje, tivéssemos uma legislação que assegure os direitos dos trabalhadores.

No Brasil, a Constituição assegura a livre associação profissional ou sindical. As greves foram regulamentadas pela Lei 7.783, de 1989. A paralisação é permitida, mas a lei determina que não pode haver greve total em serviços ou atividades essenciais.

Os direitos, hoje assegurados aos trabalhadores não foram concedidos graças à generosidade política dos governantes, mas representam uma conquista das organizações desses profissionais.

A organização de classe não só é necessária nos períodos de opressão, mas na necessidade de se organizar e lutar pelos interesses e melhores condições de trabalho, econômicas e de parceria no desenvolvimento e bemestar da sociedade, unindo e divergindo quando necessário.

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segunda-feira, 19 de outubro de 2020

QUANDO O DINHEIRO NÃO FAZ DIFERENÇA! - O SONHO QUE VIROU PESADELO - 2

 

Com mais de 22 milhões de reais a sociedade caenense esperava e acreditava em outra realidade na educação, principalmente na transformação das estruturas físicas das unidades escolares.

Conforme o Plano de Aplicação dos Recursos do Precatório, elaborado pela administração as escolas reformadas dependendo da sua tipologia deveriam ter:

Ø  Implantação de Kits Multimídias nas   salas de aulas;

Ø  Refeitórios;

Ø  Salas de Vídeo - Equipadas com todo os recursos necessários;

Ø  Bibliotecas nas escolas - Com seu devido imobiliário;

Ø  Fraldários e brinquedotecas nas creches e unidades de educação infantil;

Ø  Geladeiras;

Ø  Fogões - Novos;

Ø  Instalação de computadores para pesquisa nas bibliotecas escolares;

Ø  Implantação de laboratórios de Química e Física;

Ø  Quadras de esportes;

Ø  Auditórios;

Ø  Sala para a coordenação e professores;

Ø  Cantinas;

Ø  Depósito adequado para acondicionamento da merenda escola;

Ø  Construção do CENTRO DE FORMAÇÃO CAPACITAÇÃO DO MAGISTÉRIO;

 

Essas são algumas estruturas garantidas no Plano de Aplicação, mas que ficaram a desejar nas escolas reformadas.

O município de Caém tem uma rede com 16 unidades escolares  as quais atendem aproximadamente 2.250 alunos. Em outubro de 2017 o município recebeu um montante da União em forma de Precatórios do FUNDEF de aproximadamente 20 milhões de reais. Esse valor com seus devidos rendimentos ultrapassou a casa dos mais de 22 milhões.

Dessas 16 unidades escolares, por enquanto 6 já tiveram sua reforma/ampliação concluídas. As escolas primárias de Gonçalo e a Escola Arnóbio Xavier de Oliveira, em Caém estão passando por reformas. Atualmente o saldo bancário dos recursos do precatório é de aproximadamente R$ 400.000,00. Valores que talvez não sejam suficientes para concluir as reformas em curso.

Veja como ficaram as escolas que foram reformadas com os recursos do precatório, que com seus devidos rendimentos chegou a mais de 22 milhões de reais.

É essa realidade que a APLB/Sindicato Caém, CONVIDA você a acompanhar no documentário. Salienta-se que as escolas encontram-se fechadas a praticamente  um ano por conta da pandemia da COVID - 19, o que tem gerado uma economia nos recursos do FUNDEB durante o ano de 2020 de mais de R$ 2.500.000,00 de reais, se comparado com as mesas despesas no mesmo período de 2019. Economia essa referente ao pagamento do transporte escolar alternativo; combustível dos transportes escolares, material de limpeza e de expediente entre várias outras despesas que o município não vem realizando. A pergunta é:  esse dinheiro está em caixa? Se estivesse tendo aula esses recursos estariam sendo gastos nos serviços acima relacionados.  Então o município aplicou esses recursos em que ações? 

Essa edição  é composta de 7 vídeos, no máximo de 4 minutos de duração cada. Confira como ficaram as reformas e seus devidos valores!!

Vídeo- 1. Escola Domingos Pereira - Várzea Queimadas (Piabas)

SURREAL - O QUE OS OLHOS NÃO VEEM DIANTE DOS VALORES GASTOS!




Vídeo- 2.  Colégio Padre Alfredo Haasler - Caém/Sede.

QUANDO O QUE FOI GASTO NÃO FAZ DIFERENÇA! 


Vídeo- 3. Escola Otávio Mangabeira - Caém/sede

INACREDITÁVEL!!! O QUE FOI GASTO NÃO CORRESPONDE COM O QUE SE VER.


Vídeo - 4. C. M. E. N. S. C - Colégio de Gonçalo

INDIGNAÇÃO! QUANDO OS VALORES GASTOS SUPERAM A REALIDADE.


Vídeo 5. Colégio Teodoro Luciano - Piabas

QUANDO O QUE FOI GASTO ESTÁ À QUEM DO QUE SE VER!


Vídeo - 6. Escola Alferes Quintino Teixeira de Oliveira (Bom Jardim - Caém) 

CONSISTÊNCIA! QUANDO OS VALORES CONDIZEM COM A REALIDADE! 


Vídeo - 7. Recuperação/Manutenção dos Transportes escolares

ESTARRECEDOR! QUANDO SE VER, MAS NÃO SE COMPREENDE!


Tudo Isso é normal?????


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