Sobre a APLB...

APLB - Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia Filiado à Federação dos Trabalhadores Públicos da Bahia, à CTB e CNTE. C.G.C N° 14.029219/0001-28. Considerado Entidade de Utilidade Pública pela Lei Estadual n° 02254/65 e Lei Municipal - Fundado em 24 de abril de 1952. Transformado em Sindicato em 1989.

O Núcleo da APLB de Caém foi fundado em 20 de Junho de 2009, com o objetivo de organizar os profissionais da educação para que melhor possam defender seus interesses, representando o canal de negociação entre esses servidores e o poder público.

A Organização dos Trabalhadores tem sido, entretanto uma das questões que vem mudando o rumo da história da humanidade. Com o advento da Revolução Industrial na Inglaterra no século XVIII, os trabalhadores passaram a ser cada vez mais explorados, a receber baixos salários, a não ter segurança no trabalho, direito a férias, descanso semanal remunerado e ainda tinham que trabalhar de 14 à 16hs por dia.

Foi graças às organizações dos operários que essa realidade tem mudado, muitos morreram, outros foram perseguidos presos e torturados, para que hoje, tivéssemos uma legislação que assegure os direitos dos trabalhadores.

No Brasil, a Constituição assegura a livre associação profissional ou sindical. As greves foram regulamentadas pela Lei 7.783, de 1989. A paralisação é permitida, mas a lei determina que não pode haver greve total em serviços ou atividades essenciais.

Os direitos, hoje assegurados aos trabalhadores não foram concedidos graças à generosidade política dos governantes, mas representam uma conquista das organizações desses profissionais.

A organização de classe não só é necessária nos períodos de opressão, mas na necessidade de se organizar e lutar pelos interesses e melhores condições de trabalho, econômicas e de parceria no desenvolvimento e bemestar da sociedade, unindo e divergindo quando necessário.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO:

E-MAIL: aplbcaem@yahoo.com.br TEL: (74) 3636-7151

VISITE SEMPRE NOSSO BLOG:

www.aplbcaem.blogspot.com

quarta-feira, 8 de abril de 2015

CAÉM COMEMORA 53 ANOS COM EDUCAÇÃO EM LUTO



O município de Caém completou hoje dia 08 de abril, 53 anos, sem ter muito que comemorar, uma vez que os professores da rede municipal estão em greve por melhores salários, melhoria na infraestrutura das escolas, cumprimento do calendário escolar e realização de concurso público. Foi com essa bandeira que os educadores do município realizaram uma manifestação na Praça do São Pedro.
É bom lembrar que este dia, em que Caém completou 53 anos entrará para a História, uma vez que os professores completam o 17º dia de greve, ou seja, da PRIMEIRA GREVE da rede municipal da longa história do município.
Até o momento o prefeito municipal se recusa a receber a categoria, ao mesmo tempo em que não apresentou qualquer proposta aos trabalhadores, nem tem deixado claro o porquê de não atender as reivindicações, justificando verbalmente a falta de recursos e a lei de responsabilidade fiscal. Seguindo na contra mão, contrata mais e mais pessoas inchando a folha de pagamento,  atingindo  mais de 170 contratos fora do quadro efetivo e justificando ainda que não faz concurso por que não existe vaga real.

Tudo isso, impacta na lei de responsabilidade fiscal, dessa forma fica evidente que não é o reajuste dos professores que implica no cumprimento dos  54% da lei de responsabilidade fiscal. Não é justo os professores pagarem uma conta que não é deles. Lembramos que o FUNDEB tem recursos próprios, recursos esses que devem ser investidos na educação e no professor.

VÍDEO DA GREVE - ANIVERSÁRIO DE 53 ANOS DE CAÉM













Nenhum comentário:

Postar um comentário