Sobre a APLB...

APLB - Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia Filiado à Federação dos Trabalhadores Públicos da Bahia, à CTB e CNTE. C.G.C N° 14.029219/0001-28. Considerado Entidade de Utilidade Pública pela Lei Estadual n° 02254/65 e Lei Municipal - Fundado em 24 de abril de 1952. Transformado em Sindicato em 1989.

O Núcleo da APLB de Caém foi fundado em 20 de Junho de 2009, com o objetivo de organizar os profissionais da educação para que melhor possam defender seus interesses, representando o canal de negociação entre esses servidores e o poder público.

A Organização dos Trabalhadores tem sido, entretanto uma das questões que vem mudando o rumo da história da humanidade. Com o advento da Revolução Industrial na Inglaterra no século XVIII, os trabalhadores passaram a ser cada vez mais explorados, a receber baixos salários, a não ter segurança no trabalho, direito a férias, descanso semanal remunerado e ainda tinham que trabalhar de 14 à 16hs por dia.

Foi graças às organizações dos operários que essa realidade tem mudado, muitos morreram, outros foram perseguidos presos e torturados, para que hoje, tivéssemos uma legislação que assegure os direitos dos trabalhadores.

No Brasil, a Constituição assegura a livre associação profissional ou sindical. As greves foram regulamentadas pela Lei 7.783, de 1989. A paralisação é permitida, mas a lei determina que não pode haver greve total em serviços ou atividades essenciais.

Os direitos, hoje assegurados aos trabalhadores não foram concedidos graças à generosidade política dos governantes, mas representam uma conquista das organizações desses profissionais.

A organização de classe não só é necessária nos períodos de opressão, mas na necessidade de se organizar e lutar pelos interesses e melhores condições de trabalho, econômicas e de parceria no desenvolvimento e bemestar da sociedade, unindo e divergindo quando necessário.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO:

E-MAIL: aplbcaem@yahoo.com.br TEL: (74) 3636-7151

VISITE SEMPRE NOSSO BLOG:

www.aplbcaem.blogspot.com

quinta-feira, 13 de março de 2014

PISO É LEI!


Atenção companheiros e companheiras, tivemos duas reuniões com o poder público. Desde  janeiro que estamos lutando e reivindicando o aumento do Piso Nacional. Nos foi alegado que não havia um projeto de lei na Câmara Federal que regulamentasse o aumento e, mesmo o coordenador da APLB tendo apresentado uma Portaria Interministerial do ministro da Educação que reajusta o piso em 8,32% em 2014, a argumentação do coordenador da APLB não foi conveniente o suficiente para ser concedido o aumento. No último dia 11 de março de 2014, tínhamos marcado uma reunião com o senhor prefeito Municipal Arnaldo de Oliveira e a senhora secretária da educação professora Mary Matos, para discutirmos o reajuste do piso e jornada de trabalho (AC)  e outros assuntos; não confirmaram a reunião. Quando a secretaria da APLB ligou no dia 10 para confirmar a reunião lhe foi informado que o poder público não poderia nos receber, afirmando ainda, que durante os 15 dias vindouros não poderiam nos receber.
Porém,  por incrível que pareça, teremos no dia 14/03/14 (amanhã) reunião com a secretaria de educação com todos os trabalhadores da educação, em especial os educadores (professores e professoras), para discutir reajuste de salário conforme nos foi informado.
Companheiros e companheiras, o movimento de segunda (17/03/2014) continua mais forte ainda. Piso se discute em reunião com representantes da categoria ou em assembléia com os interessados, não em reuniões fragmentadas, se fosse de interesse do poder público discutir o aumento com os professores deveria ter usado o espaço do Fórum realizado no dia 24/02/14, afinal esse era o principal tema do Fórum.

Contamos com todos e todas na manifestação de segunda-feira. Nos veremos lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário