Sobre a APLB...

APLB - Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia Filiado à Federação dos Trabalhadores Públicos da Bahia, à CTB e CNTE. C.G.C N° 14.029219/0001-28. Considerado Entidade de Utilidade Pública pela Lei Estadual n° 02254/65 e Lei Municipal - Fundado em 24 de abril de 1952. Transformado em Sindicato em 1989.

O Núcleo da APLB de Caém foi fundado em 20 de Junho de 2009, com o objetivo de organizar os profissionais da educação para que melhor possam defender seus interesses, representando o canal de negociação entre esses servidores e o poder público.

A Organização dos Trabalhadores tem sido, entretanto uma das questões que vem mudando o rumo da história da humanidade. Com o advento da Revolução Industrial na Inglaterra no século XVIII, os trabalhadores passaram a ser cada vez mais explorados, a receber baixos salários, a não ter segurança no trabalho, direito a férias, descanso semanal remunerado e ainda tinham que trabalhar de 14 à 16hs por dia.

Foi graças às organizações dos operários que essa realidade tem mudado, muitos morreram, outros foram perseguidos presos e torturados, para que hoje, tivéssemos uma legislação que assegure os direitos dos trabalhadores.

No Brasil, a Constituição assegura a livre associação profissional ou sindical. As greves foram regulamentadas pela Lei 7.783, de 1989. A paralisação é permitida, mas a lei determina que não pode haver greve total em serviços ou atividades essenciais.

Os direitos, hoje assegurados aos trabalhadores não foram concedidos graças à generosidade política dos governantes, mas representam uma conquista das organizações desses profissionais.

A organização de classe não só é necessária nos períodos de opressão, mas na necessidade de se organizar e lutar pelos interesses e melhores condições de trabalho, econômicas e de parceria no desenvolvimento e bemestar da sociedade, unindo e divergindo quando necessário.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO:

E-MAIL: aplbcaem@yahoo.com.br TEL: (74) 3636-7151

VISITE SEMPRE NOSSO BLOG:

www.aplbcaem.blogspot.com

domingo, 23 de fevereiro de 2025

CONSELHO GERAL DA APLB SINDICATO DISCUTE CAMPANHA DE VALORIZAÇÃO DOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO

A APLB Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia realizou nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro do corrente ano o Conselho Geral Sindical (CGS). O evento ocorreu com a participação dos diretores das regionais, delegacias e núcleos. O CGS discutiu o fortalecimento da classe trabalhadora na perspectiva da defesa da valorização dos trabalhadores e trabalhadoras da educação, das garantias de uma educação democrática, com condições de acesso e permanência, garantindo a liberdade de aprender e ensinar e o pluralismo de ideais e de concepções pedagógicas. 

O evento contou com a participação de centenas de lideranças sindicais da APLB, e de autoridades sindicalista de notoriedade internacional e autoridades políticas. Na fala de abertura, Nivaldo Santana – Secretário de Relações Internacionais da CTB, argumentou sobre a conjuntura política, sindical e econômica do Brasil e do mundo, trazendo fortes reflexões que inquietaram os participantes. Outras falas empoderadas foram as falas das deputadas Alice Portugal (PC do B) e Lídice da Mata (PSB).

O professor Rui Oliveira, diretor geral da APLB Sindicato, participou todos os dias dos debates, trazendo fortes reflexões acerca da luta e da valorização dos trabalhadores, bem como do empoderamento do Movimento Mais Educação na Política que motiva e apoia a participação dos dirigentes sindicais da APLB a se lançarem candidatos ao legislativo e executivo  nas suas bases. O movimento tem ganhado força e nas últimas eleições mais de 200 dirigentes foram eleitos na condição de prefeito, vice-prefeito e principalmente na  grande maioria para o legislativo.

A Delegacia Sindical do Minério, com sede no município de Caém, esteve presente no CGS, contribuindo com o debate e provocando algumas reflexões. Para ter acesso a participação do diretor da Delegacia Sindical do Minério, assista os vídeos da participação do coordenador da Delegacia, professor Gilvando Inácio de Oliveira.  

VÍDEOS
Coordenador da APLB Caém fala do apoio ao projeto de Lei que instituirá o Piso Salarial Nacional aos funcionários de Escola. Assista o vídeo abaixo. 



Coordenador da APLB Caém, fala dos problema de comunicação da APLB Executiva com as Delegacias e Núcleos 


Coordenador da APLB Caém, retoma o debate acerca da campanha pela aprovação do Piso dos Funcionários de Escola. 


Seção de Fotos do Evento 












 

Nenhum comentário:

Postar um comentário