Sobre a APLB...

APLB - Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia Filiado à Federação dos Trabalhadores Públicos da Bahia, à CTB e CNTE. C.G.C N° 14.029219/0001-28. Considerado Entidade de Utilidade Pública pela Lei Estadual n° 02254/65 e Lei Municipal - Fundado em 24 de abril de 1952. Transformado em Sindicato em 1989.

O Núcleo da APLB de Caém foi fundado em 20 de Junho de 2009, com o objetivo de organizar os profissionais da educação para que melhor possam defender seus interesses, representando o canal de negociação entre esses servidores e o poder público.

A Organização dos Trabalhadores tem sido, entretanto uma das questões que vem mudando o rumo da história da humanidade. Com o advento da Revolução Industrial na Inglaterra no século XVIII, os trabalhadores passaram a ser cada vez mais explorados, a receber baixos salários, a não ter segurança no trabalho, direito a férias, descanso semanal remunerado e ainda tinham que trabalhar de 14 à 16hs por dia.

Foi graças às organizações dos operários que essa realidade tem mudado, muitos morreram, outros foram perseguidos presos e torturados, para que hoje, tivéssemos uma legislação que assegure os direitos dos trabalhadores.

No Brasil, a Constituição assegura a livre associação profissional ou sindical. As greves foram regulamentadas pela Lei 7.783, de 1989. A paralisação é permitida, mas a lei determina que não pode haver greve total em serviços ou atividades essenciais.

Os direitos, hoje assegurados aos trabalhadores não foram concedidos graças à generosidade política dos governantes, mas representam uma conquista das organizações desses profissionais.

A organização de classe não só é necessária nos períodos de opressão, mas na necessidade de se organizar e lutar pelos interesses e melhores condições de trabalho, econômicas e de parceria no desenvolvimento e bemestar da sociedade, unindo e divergindo quando necessário.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO:

E-MAIL: aplbcaem@yahoo.com.br TEL: (74) 3636-7151

VISITE SEMPRE NOSSO BLOG:

www.aplbcaem.blogspot.com

quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

UM NOVO TEMPO & OUTRO OLHAR


 

A APLB Núcleo Sindical de Caém reuniu-se nesta última quinta-feira (24/12/2020), com a futura administração municipal. Estavam presentes no encontro o Prefeito eleito Arnaldo de Oliveira, o vice-prefeito Silmar Matos, o futuro secretário de educação professor Ronaldo Alves de Oliveira, a futura coordenadora técnica pedagógica, professora Deralúcia Nascimento e  o futuro secretário de planejamento e administração Creso Júnior. O encontro se deu por iniciativa do prefeito eleito e do futuro secretário de educação, que convidaram a APLB e o Conselho Municipal de Educação (CME). Por conta da pandemia, foram cumpridos os protocolos de segurança das autoridades da saúde. Por conta disso, o sindicato esteve presente com dois participantes e o CME com mais dois.

O encontro teve como pauta:

Ø      Apresentação da equipe gestora da Secretaria Municipal de Educação;

Ø      Discussão da estrutura da coordenação pedagógica;

Ø      Gestão (direção) das unidades escolares;

Ø      Processo de matrícula escolar;

Ø      Protocolo de retorno as aulas;

Foi a segunda reunião que ocorreu entre o prefeito eleito Arnaldo de Oliveira e a diretoria da APLB, após o resultado das eleições municipais. A futura administração vem tendo atitudes surpreendentes. Ao receber  o protocolo da APLB com os indicativos que deveriam nortear a escolha do/a secretário/a de educação, o prefeito eleito solicitou reunião com a diretoria da APLB e propôs uma consulta pública para construção de uma lista tríplice, onde ele nomearia entre esses nomes o secretário de educação e assim foi feito. Agora junto com o futuro secretário convida o sindicato e o CME para discutirem a estrutura da organização da Secretaria de Educação, propondo a  construção  de um Plano de Ação para a educação, bem como as ações a serem desenvolvidas. A futura administração fez questão de ouvir o sindicato e o Conselho Municipal de Educação no tocante a eleição para diretores escolares, acatando inclusive a sugestão destes.

Para o sindicato tais atitudes demonstram a valorização, a escuta e a sensibilidade nas relações com os servidores. O professor Ronaldo Alves de Oliveira, futuro secretário de Educação indicado por seus pares, falou do seu compromisso e de sua atitude para com a educação, do ouvir e tornar o ambiente da secretaria de educação um espaço acolhedor aos servidores. Arnaldo de Oliveira reafirmou seu compromisso em dialogar e discutir com os trabalhadores, afirmando que a experiência vivida no passado trouxe grande aprendizado e que hoje sabe da importância da escuta e da participação do sindicato para o bom desenvolvimento das ações na educação.

Tanto o CME quanto a APLB, se comprometeram a trabalhar juntos na construção de uma educação de qualidade e na valorização dos servidores, afirmando que é através do dialogo, do ouvir o outro e do respeito as diferenças é que podemos desenvolver políticas públicas que atendam não só aos interesses do poder público, mas também da categoria e do município como um todo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário