Sobre a APLB...

APLB - Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia Filiado à Federação dos Trabalhadores Públicos da Bahia, à CTB e CNTE. C.G.C N° 14.029219/0001-28. Considerado Entidade de Utilidade Pública pela Lei Estadual n° 02254/65 e Lei Municipal - Fundado em 24 de abril de 1952. Transformado em Sindicato em 1989.

O Núcleo da APLB de Caém foi fundado em 20 de Junho de 2009, com o objetivo de organizar os profissionais da educação para que melhor possam defender seus interesses, representando o canal de negociação entre esses servidores e o poder público.

A Organização dos Trabalhadores tem sido, entretanto uma das questões que vem mudando o rumo da história da humanidade. Com o advento da Revolução Industrial na Inglaterra no século XVIII, os trabalhadores passaram a ser cada vez mais explorados, a receber baixos salários, a não ter segurança no trabalho, direito a férias, descanso semanal remunerado e ainda tinham que trabalhar de 14 à 16hs por dia.

Foi graças às organizações dos operários que essa realidade tem mudado, muitos morreram, outros foram perseguidos presos e torturados, para que hoje, tivéssemos uma legislação que assegure os direitos dos trabalhadores.

No Brasil, a Constituição assegura a livre associação profissional ou sindical. As greves foram regulamentadas pela Lei 7.783, de 1989. A paralisação é permitida, mas a lei determina que não pode haver greve total em serviços ou atividades essenciais.

Os direitos, hoje assegurados aos trabalhadores não foram concedidos graças à generosidade política dos governantes, mas representam uma conquista das organizações desses profissionais.

A organização de classe não só é necessária nos períodos de opressão, mas na necessidade de se organizar e lutar pelos interesses e melhores condições de trabalho, econômicas e de parceria no desenvolvimento e bemestar da sociedade, unindo e divergindo quando necessário.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO:

E-MAIL: aplbcaem@yahoo.com.br TEL: (74) 3636-7151

VISITE SEMPRE NOSSO BLOG:

www.aplbcaem.blogspot.com

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

RESULTADO DA CONSULTA PÚBLICA - INDICATIVO PARA SECRETÁRIA/O DE EDUCAÇÃO


Após o sindicato encaminhar sugestão de critérios ao prefeito eleito, Sr. Arnaldo de Oliveira, sugerindo os parâmetros para a escolha do futuro Secretário/a de Educação na gestão 2021/2024, o prefeito eleito solicitou reunião com a diretoria da APLB e propôs que o sindicato fizesse uma consulta a categoria para que esta indicasse três nomes, ou seja uma lista tríplice, se comprometendo a nomear o futuro Secretário/a de educação entre os nomes dessa lista.

A consulta pública se deu através de uma URNA eletrônica,  que funcionou através de um número de Whatsapp entre os dias 02/03 - 12/2020. Foram registrados  89 votos, sendo que desses, 02 foram nulos, 02 desconsiderados por se tratar de  pessoas  não lotadas no quadro dos servidores efetivos da educação e 85 válidos distribuídos para os nomes indicados.

Os professores/as indicados/as  Adriana Souza Melo, Antônio Marques da Silva Neto, Eliene Oliveira; Gilvando Inácio de Oliveira; Luiz Renato Filho dos Santos; Marlucia Ribeiro de Jesus e Tereza Balbina Coutinho, são gratos pela confiança, respeito e consideração dos seus colegas pela indicação dos seus nomes. Em tempo os mesmos pedem desculpas aos colegas e informam que não têm interesse em compor a lista tríplice para a nomeação do cargo de Secretário/a de educação, e que no presente momento não é algo que faz parte dos seus planos. Mas desejam sorte, sabedoria, discernimento, senso crítico, posição ética, compromisso com uma educação pública de qualidade e principalmente comprometimento com as demandas e necessidades da categoria, por parte dos colegas que confirmaram aceite da indicação para o cargo de secretário/a e esperam que o nomeado/a pelo prefeito Arnaldo de Oliveira, possa a partir de 01/01/2021 agir com tais valores. Dos 10 nomes indicados pela categoria para o cargo de Secretário/a de Educação 4 são diretores da APLB, mas os mesmos abdicaram dessa indicação.

Antônio César Freitas Souza; Nazaré dos Santos Costa Alves e Ronaldo Alves de Oliveira externam seus agradecimentos pela indicação dos seus colegas e disponibilizam seus nomes para compor a lista tríplice para escolha do futuro secretário/a de educação. 

Entre os servidores indicados para compor a Lista Tríplice, a professora Nazaré dos Santos Costa Alves, é professora da rede municipal aposentada e servidora da rede estadual. Porém, acredita-se que se alguém pode votar pode ser votado. Com relação a disponibilidade da dedicação exclusiva para cumprimento da função de secretária, uma vez sendo ela nomeada a mesma terá que resolver sua situação com o vínculo estadual, já que é professora ativa nessa rede. É inadmissível que um/a professor/a que exerceu por mais 30 anos seus serviços na rede municipal não possa ter a oportunidade de disponibilizar seu nome para secretário/a de educação só porque não se encontra mais em folha. É precisa ter sensibilidade para não cometer injustiças.

A Direção da APLB agradece a oportunidade do espaço democrático e a abertura que o prefeito Arnaldo de Oliveira possibilitou a categoria para que através de uma CONSULTA PÚBLICA com os servidores da rede, possa indicar o futuro Secretário/a de Educação. Agradecimento que se estende a todos os que confiaram no trabalho do sindicato e juntos construíram esse processo, afinal a APLB somos todos nós!

A APLB em nome de todos os seus associados e servidores da educação agradece aos professores Antônio César Freitas Souza; Nazaré dos Santos Costa Alves e Ronaldo Alves de Oliveira pela coragem em disponibilizar seus nomes para essa tarefa.

Uma gestão de sucesso se faz com abertura, dialogo e participação de todos, afinal ninguém governa sozinho e os governados não são "idiotas culturais" que em nada possam contribuir. Esses são seres pensantes, interagem influenciam e são influenciados.




Nenhum comentário:

Postar um comentário