Sobre a APLB...

APLB - Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia Filiado à Federação dos Trabalhadores Públicos da Bahia, à CTB e CNTE. C.G.C N° 14.029219/0001-28. Considerado Entidade de Utilidade Pública pela Lei Estadual n° 02254/65 e Lei Municipal - Fundado em 24 de abril de 1952. Transformado em Sindicato em 1989.

O Núcleo da APLB de Caém foi fundado em 20 de Junho de 2009, com o objetivo de organizar os profissionais da educação para que melhor possam defender seus interesses, representando o canal de negociação entre esses servidores e o poder público.

A Organização dos Trabalhadores tem sido, entretanto uma das questões que vem mudando o rumo da história da humanidade. Com o advento da Revolução Industrial na Inglaterra no século XVIII, os trabalhadores passaram a ser cada vez mais explorados, a receber baixos salários, a não ter segurança no trabalho, direito a férias, descanso semanal remunerado e ainda tinham que trabalhar de 14 à 16hs por dia.

Foi graças às organizações dos operários que essa realidade tem mudado, muitos morreram, outros foram perseguidos presos e torturados, para que hoje, tivéssemos uma legislação que assegure os direitos dos trabalhadores.

No Brasil, a Constituição assegura a livre associação profissional ou sindical. As greves foram regulamentadas pela Lei 7.783, de 1989. A paralisação é permitida, mas a lei determina que não pode haver greve total em serviços ou atividades essenciais.

Os direitos, hoje assegurados aos trabalhadores não foram concedidos graças à generosidade política dos governantes, mas representam uma conquista das organizações desses profissionais.

A organização de classe não só é necessária nos períodos de opressão, mas na necessidade de se organizar e lutar pelos interesses e melhores condições de trabalho, econômicas e de parceria no desenvolvimento e bemestar da sociedade, unindo e divergindo quando necessário.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO:

E-MAIL: aplbcaem@yahoo.com.br TEL: (74) 3636-7151

VISITE SEMPRE NOSSO BLOG:

www.aplbcaem.blogspot.com

terça-feira, 15 de outubro de 2013

COEED / BA - 2013


COEED 2013, Conferência Estadual de Educação - Bahia, com finalidade de discutir o PNE, na articulação do Sistema Nacional de Educação: participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração, foi realizada nos dias 09, 10 e 11 de setembro/2013, em Salvador na Costa do Sauípe. A conferência representou a 2ª etapa das discussões na elaboração do PNE - Plano Nacional de Educação, sendo que a 1ª etapa foi realizada nos municípios. As conferências municipais e estaduais constitui-se em etapas indispensável na elaboração do PNE, proporcionando aos profissionais da educação uma participação direta na elaboração de um plano decenal que norteará   a educação brasileira, com a participação de toda sociedade. 
Participaram da COEED 2013, representando o Município de Caém o coordenador da APLB, professor Gilvando Inácio de Oliveira, que participou das discussões do EIXO VI - Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, Remuneração, Carreira e Condição de Trabalho. COLÓQUIOS:  5.1 -Gestão Democrática e Qualidade Social da Educação; 5.8 - Autonomia Escolar e Responsabilidade Docente na Gestão Educacional; 6.3 - Valorização dos profissionais da Educação: desafio e perspectiva; 6.4 - Piso Salarial, Diretrizes Nacionais de Carreira, desenvolvimento profissional reconhecimento social e melhoria das condições  de trabalho na educação escolar; o professor Antonio César Freitas Souza, com o EIXO V - Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social; com relação aos Colóquios já foram citados; a secretária de educação a professora Mary Matos de Oliveira, com o EIXO VII - Financiamento da Educação, Gestão, Transparência e Controle Social dos Recursos.
A APLB núcleo sindical de Caém, tem buscado participar dos movimentos sociais, políticos e intelectuais que estão sendo discutidos em nível nacional, buscando o que há de melhor dessas discussões  para a valorização dos profissionais da educação bem como a luta por uma educação de qualidade. Aguardamos a CONAE-2014, no mês de fevereiro em Brasília.
O Coordenador da APLB/Caém, professor Gilvando Inácio de Oliveira, agradece aos seus companheiros de Caém, pelos votos recebidos na Conferência Municipal, que elegeu o mesmo como Delegado. Sem esse apoio dos servidores da educação não teríamos tido a oportunidade de participar da discussão e construção  das metas e estratégias em prol da Valorização dos Profissionais da Educação, como foi citado acima, no Eixo VI e nos Colóquios; 5.1, 5.8, 6.3 e 6.4.
Profissionais da Educação, professores e professoras; trabalhadores da  Educação como um todo, a participação efetiva na COEED/2013, durante os três dias só veio enriquecer as nossas ideias com relação a luta de uma política de valorização e de qualidade na educação de Caém e por que não dizer do Brasil, já que o Plano Nacional de Educação (PNE), será implantado em todo território nacional.
Aqui fica os  agradecimentos em nome da Comissão da APLB/Caém a todos os servidores da Educação.

A LUTA CONTINUA!



















Nenhum comentário:

Postar um comentário