Sobre a APLB...

APLB - Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia Filiado à Federação dos Trabalhadores Públicos da Bahia, à CTB e CNTE. C.G.C N° 14.029219/0001-28. Considerado Entidade de Utilidade Pública pela Lei Estadual n° 02254/65 e Lei Municipal - Fundado em 24 de abril de 1952. Transformado em Sindicato em 1989.

O Núcleo da APLB de Caém foi fundado em 20 de Junho de 2009, com o objetivo de organizar os profissionais da educação para que melhor possam defender seus interesses, representando o canal de negociação entre esses servidores e o poder público.

A Organização dos Trabalhadores tem sido, entretanto uma das questões que vem mudando o rumo da história da humanidade. Com o advento da Revolução Industrial na Inglaterra no século XVIII, os trabalhadores passaram a ser cada vez mais explorados, a receber baixos salários, a não ter segurança no trabalho, direito a férias, descanso semanal remunerado e ainda tinham que trabalhar de 14 à 16hs por dia.

Foi graças às organizações dos operários que essa realidade tem mudado, muitos morreram, outros foram perseguidos presos e torturados, para que hoje, tivéssemos uma legislação que assegure os direitos dos trabalhadores.

No Brasil, a Constituição assegura a livre associação profissional ou sindical. As greves foram regulamentadas pela Lei 7.783, de 1989. A paralisação é permitida, mas a lei determina que não pode haver greve total em serviços ou atividades essenciais.

Os direitos, hoje assegurados aos trabalhadores não foram concedidos graças à generosidade política dos governantes, mas representam uma conquista das organizações desses profissionais.

A organização de classe não só é necessária nos períodos de opressão, mas na necessidade de se organizar e lutar pelos interesses e melhores condições de trabalho, econômicas e de parceria no desenvolvimento e bemestar da sociedade, unindo e divergindo quando necessário.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO:

E-MAIL: aplbcaem@yahoo.com.br TEL: (74) 3636-7151

VISITE SEMPRE NOSSO BLOG:

www.aplbcaem.blogspot.com

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

11º CONGRESSO DA APLB - SINDICATO


O 11ª Congresso Estadual da APLB - Sindicato, CNTE e da CTB, foi um sucesso, discutindo políticas públicas educativas, sociais e de valorização dos profissionais e trabalhadores em educação no contexto das perspectivas nacionais e globais. O coordenador da APLB/Núcleo Sindical de Caém, professor Gilvando Inácio de Oliveira participou do evento, buscando inteirar-se do que há de mais atual no cenário da valorização e das tendências educacionais no Brasil e no mundo.
Veja programação do Congresso:
Dia 24/10/2013
Ø  Leitura, debate e aprovação do Regimento do 11º Congresso Estadual da APLB - Sindicato;
Ø  Abertura Oficial: Convidados políticos e educadores;
Ø  Mesa 1 - A Conjuntura Mundial  - a crise, os desafios e perspectivas da classe trabalhadora e do sindicalismo;
Ø  PALESTRANTES:
ü  Adilson Araujo, Presidente Nacional da CTB - Central dos Trabalhadores do Brasil;
ü  Altamiro Borges, jornalista, presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé;
ü  Rodrigo Mousinho Hita, Bacharel em Ciência Política.

Dia  25/10/2013

Ø  Mesa 2 - Conjuntura Educacional, Legislação Políticas da Educação:
ü  Alice Portugal - Deputada Federal pelo PCdoB, Membro titular da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados;
ü  Joilson Antonio Cardoso do Nascimento, Especialista em Educação Física, Professor da Educação Pública municipal da Cidade de Duque de Caxias/Rio de Janeiro, conselheiro do FNDCT - Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; CODEFAT - Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador.

Ø  Mesa 3 - Plano Nacional de Educação, desafios para a qualidade: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho;
ü  Maria Antonieta Trindade - Professora, Graduada em Letras pela Universidade Católica de Pernambuco. Vice-Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de PE. Secretária de Saúde do Trabalhador da CNTE.
ü  Irene M. Cazorla - Doutora em Educação pela Unicamp e Pós-doutora em Educação Matemática pela PUC-SP; Diretora Geral do Instituto Anísio Texeira (IAT).
Ø  Mesa 4 - Reformulação do Estatuto da APLB/Sindicato

Ø OFICINAS
ü  DST/AIDS/Prevenção do Câncer de Mama e a Mala do Prazer
DRa. Karla Kalil - Médica mastologista pela sociedade brasileira de Mastologia, coordenadora do serviço de mastologia do Hospital Universitário - UFBA.
ü  Condição de trabalho e saúde dos trabalhadores da educação
Ana Soares Vilasboas Bomfim -  Graduada em Serviços Sociais pela Universidade Católica do Salvador- UCSAL/BA; técnica do Fundacentro Jorge Duprat Figueiredo e Medicina do Trabalho; Doutorada pelo Programa de Pós-Graduação em serviços sociais da Universidade do Rio de Janeiro - PPGSS/UERJ.
ü  A Ética e Educação
Marcela Mary José da Silva - Assistente social/UCSAL, especialista em gerontologia/UFBA, Educação/UNEB, Serviço Social/UNEB, mestre em serviços sociais/CAHL-UFRB.
ü  Qualidade com equidade na educação infantil.
Jordelina Bispo do Nascimento - Pedagoga, Mestre em educação e contemporaneidade. É professora da UNEB.
ü  Educação Inclusiva e diversidade: desafio para qualidade.
Silvio Humberto - Formado em economia pela UCSAL. Professor da UEFS

Alzira de Castro Gomes - Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário