Sobre a APLB...

APLB - Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia Filiado à Federação dos Trabalhadores Públicos da Bahia, à CTB e CNTE. C.G.C N° 14.029219/0001-28. Considerado Entidade de Utilidade Pública pela Lei Estadual n° 02254/65 e Lei Municipal - Fundado em 24 de abril de 1952. Transformado em Sindicato em 1989.

O Núcleo da APLB de Caém foi fundado em 20 de Junho de 2009, com o objetivo de organizar os profissionais da educação para que melhor possam defender seus interesses, representando o canal de negociação entre esses servidores e o poder público.

A Organização dos Trabalhadores tem sido, entretanto uma das questões que vem mudando o rumo da história da humanidade. Com o advento da Revolução Industrial na Inglaterra no século XVIII, os trabalhadores passaram a ser cada vez mais explorados, a receber baixos salários, a não ter segurança no trabalho, direito a férias, descanso semanal remunerado e ainda tinham que trabalhar de 14 à 16hs por dia.

Foi graças às organizações dos operários que essa realidade tem mudado, muitos morreram, outros foram perseguidos presos e torturados, para que hoje, tivéssemos uma legislação que assegure os direitos dos trabalhadores.

No Brasil, a Constituição assegura a livre associação profissional ou sindical. As greves foram regulamentadas pela Lei 7.783, de 1989. A paralisação é permitida, mas a lei determina que não pode haver greve total em serviços ou atividades essenciais.

Os direitos, hoje assegurados aos trabalhadores não foram concedidos graças à generosidade política dos governantes, mas representam uma conquista das organizações desses profissionais.

A organização de classe não só é necessária nos períodos de opressão, mas na necessidade de se organizar e lutar pelos interesses e melhores condições de trabalho, econômicas e de parceria no desenvolvimento e bemestar da sociedade, unindo e divergindo quando necessário.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO:

E-MAIL: aplbcaem@yahoo.com.br TEL: (74) 3636-7151

VISITE SEMPRE NOSSO BLOG:

www.aplbcaem.blogspot.com

sexta-feira, 1 de setembro de 2023

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E APLB JACOBINA APRESENTAM O REORDENAMENTO DA EDUCAÇÃO


Secretaria de Educação e APLB Sindicato de Jacobina, realizaram essa semana (do dia 29/08 a 01/09) mais uma etapa do processo de reordenamento da rede municipal de educação. Os trabalhos iniciaram com reunião na Câmara de Vereadores no dia 29/08, onde foi apresentado o projeto do reordenamento e o resultado do diagnóstico da rede realizado pela comissão.  Estiveram presentes os vereadores: Cleber Ramos, Almir Lima, Carlos de Deus, Martins Santos, Tiago da Caatinga, Juliano Cruz, Magrão, Nem de Rose, Jane Márcia, Simone Souza e Clodoaldo de Itaitu (Presidente da Casa Legislativa). Na oportunidade os mesmos interagiram e dialogaram no sentido da real necessidade da realização do processo de reordenamento. A Comissão do Reordenamento agradece a participação dos legisladores e parabeniza o compromisso dos mesmos no fecundo debate realizado na casa do povo, onde ficou claro que o debate ali realizado transbordou o parlamento da Câmara discutindo politicas públicas e não políticas partidárias.

Para apresentar e debater o diagnóstico com os professores da rede municipal, a Comissão realizou 5 Audiências Públicas com os trabalhadores, sendo a 1ª no Colégio Gilberto Dias de Miranda, com os professores da Sede, Cachoeira Grande, Itaitu e adjacência. A 2ª no Colégio Pedro Daltro, no Distrito do Junco, com os professores daquele distrito e das escolas do Paudarquinho e Zé Gonçalo. A 3ª no Distrito do Novo Paraíso no Colégio Elvira da Costa Pinto Dias Pires, com os professores da localidade e de Itapeipu, a 4ª no Colégio Dr. Marcos Jacobina no Distrito de Caatinga do Moura e professores de Lages do Batata.

Foi também concedido uma coletiva de imprensa nas rádios: Rádio Jacobina FM; Rádio Jaraguá FM; Rádio Clube FM e Rádio Serrana FM, com objetivo de esclarecer aos alunos, pais e responsáveis, bem como a sociedade, acerca do processo do reordenamento e o porquê da sua necessidade na busca de alcançar a melhoria da qualidade do ensino, a garantia dos direitos dos trabalhadores e o equilíbrio financeiro do município.

Na oportunidade foi apresentado a situação que se encontra o município e o projeto de reconfiguração que será desenvolvido com o processo de reordenamento da rede. O professor e mestre em educação, Gilvando  Inácio, diretor da APLB Sindicato Caém e vice-diretor da APLB Regional Norte, responsável pelo processo de reordenamento junto a comissão, enfatizou que essa é uma ação que será feita COM AS PESSOAS E NÃO PARA AS PESSOAS, chamando atenção da coparticipação e envolvimento de todos. Esclareceu que o processo do reordenamento tem três pilares, que precisam ser alcançados. 1º, Melhorar a qualidade do ensino, garantindo uma aprendizagem significativa ao aluno; 2º, garantir a reserva técnica aos professores da educação infantil e fundamental I, melhorando as condições de trabalho e a qualidade de vida dos professores e 3º, gerar a economicidade ao ente público, possibilitando assim o pagamento do reajuste do Piso do Magistério e o cumprimento do Plano de Carreira além de promover o equilíbrio financeiro do município possibilitando que este possa melhorar os investimentos na educação e o avanço na carreira dos trabalhadores.

Para melhor compreender o processo da rede assista a coletiva de entrevistas concedidas aos meios de comunicação.

Para assistir as entrevistas clique na imagem de cada uma delas. 

Entrevista à Rádio Jacobina FM 99.1 - Reordenamento da Educação de Jacobina


          Entrevista à Rádio Jaraguá FM 101.3 - Reordenamento da Educação de Jacobina


Entrevista à Rádio Clube FM 91.7 - Reordenamento da Educação de Jacobina


            Entrevista à Rádio Serrana Líder FM 93.5 - Reordenamento da Educação de Jacobina


Fleches das atividades 











Nenhum comentário:

Postar um comentário