Sobre a APLB...

APLB - Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia Filiado à Federação dos Trabalhadores Públicos da Bahia, à CTB e CNTE. C.G.C N° 14.029219/0001-28. Considerado Entidade de Utilidade Pública pela Lei Estadual n° 02254/65 e Lei Municipal - Fundado em 24 de abril de 1952. Transformado em Sindicato em 1989.

O Núcleo da APLB de Caém foi fundado em 20 de Junho de 2009, com o objetivo de organizar os profissionais da educação para que melhor possam defender seus interesses, representando o canal de negociação entre esses servidores e o poder público.

A Organização dos Trabalhadores tem sido, entretanto uma das questões que vem mudando o rumo da história da humanidade. Com o advento da Revolução Industrial na Inglaterra no século XVIII, os trabalhadores passaram a ser cada vez mais explorados, a receber baixos salários, a não ter segurança no trabalho, direito a férias, descanso semanal remunerado e ainda tinham que trabalhar de 14 à 16hs por dia.

Foi graças às organizações dos operários que essa realidade tem mudado, muitos morreram, outros foram perseguidos presos e torturados, para que hoje, tivéssemos uma legislação que assegure os direitos dos trabalhadores.

No Brasil, a Constituição assegura a livre associação profissional ou sindical. As greves foram regulamentadas pela Lei 7.783, de 1989. A paralisação é permitida, mas a lei determina que não pode haver greve total em serviços ou atividades essenciais.

Os direitos, hoje assegurados aos trabalhadores não foram concedidos graças à generosidade política dos governantes, mas representam uma conquista das organizações desses profissionais.

A organização de classe não só é necessária nos períodos de opressão, mas na necessidade de se organizar e lutar pelos interesses e melhores condições de trabalho, econômicas e de parceria no desenvolvimento e bemestar da sociedade, unindo e divergindo quando necessário.

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quinta-feira, 7 de setembro de 2023

II Seminário Nacional de Educação Integral – Participação da APLB/Caém

Foi realizado entre os dias 04 a 06/09 – 2023, no Auditório da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA) o 2º Seminário Nacional de Educação Integral, o evento ocorreu no momento em que o Governo Lula apresenta como seu principal projeto na Educação Básica, a Educação Integral e de Tempo Integral. O II Seminário ocorreu no esforço de contribuir para o debate curricular, político e pedagógico que fortalece e atualiza a concepção de Educação Integral inserida em um projeto de sociedade radicalmente democrática, socialmente justa, sem desigualdades sociais e ambientalmente sustentável, que valorize as diferenças e combata todas as formas de discriminação.

O evento contou com a participação de diversos seguimentos entre eles a estrutura do Governo Federal e de seus ministérios, secretários/as de educação dos mais diversos municípios brasileiros, representantes da sociedade civil, dos movimentos sindicalistas entre outros.

Na oportunidade o diretor da APLB/Caém e vice-diretor da Regional Norte que compõe a estrutura da diretoria da executiva da APLB Sindicato do Estado da Bahia, fez duas falas trazendo à tona a precarização da valorização dos trabalhadores/as da educação e do financiamento da educação.

 PARA ASSISTIR A PARTICIPAÇÃO DO DIRETOR DA APLB/CAÉM CLIQUE NA IMAGEM.

                 VÍDEO - YOUTUBE


EXPERIÊNCIAS ANTERIORES

(Material publicado em https://www.ufba.br/ufba_em_pauta/ufba-realiza-o-ii-seminario-nacional-da-educacao-integral-de-04-06-de-setembro

A Educação Integral é tema que vem sendo debatido já há várias décadas, no Brasil, tendo conquistado espaço e sofrido retrocessos. Anísio Teixeira já defendia uma escola para todos, de igual qualidade e currículo para as crianças e jovens, de caráter laico, tanto para meninos como para meninas, em caráter integral, não somente com tempo estendido, mas com formação completa e ampla. Uma Educação que forme para a vida, para conhecer as ciências, as humanidades, para as artes, com apreciação estética, para a vida política e com conteúdo ético, para a cultura corporal e a saúde, generosa, como os projetos das Escolas Parque na Caixa D’água em Salvador, no Rio de Janeiro e em Brasília que ele criou desde a década de 1950.

 Darcy Ribeiro é tributário dessa Educação e criou os CIEPs (Centros Integrados de Educação Pública) no Rio de Janeiro no governo de Leonel Brizola na década de 1980; nos anos 2000 temos a experiência dos CEUs (Centros Educacionais Unificados) na cidade de São Paulo com Marta Suplicy e Fernando Haddad que foi mantida pelos governos seguintes e permanecem nessa concepção, além de diversas experiências em municípios brasileiros que compõem práticas democráticas, com uma concepção educacional que respeita a diversidade, prioriza a inclusão social, racial, geracional, cultural e de PCDs. Experiências como a Escola Plural em Belo Horizonte a partir de 1989 com Patrus Ananias e seu secretário Miguel Arroyo, a escola Candanga em Brasília entre 1995 e 1998. Faz parte desse campo de experiências exitosas evidentemente a passagem de Paulo Freire pela secretaria da Educação do município de São Paulo no governo de Luíza Erundina e o Programa Mais Educação do MEC entre 2004 e 2014.

São experiências valiosas e amplas para a formação integral que não despreza a formação para o mundo do trabalho, mas é mais ampla para preparar também para a participação política, para a apreciação das artes e para a entrada na Universidade.

Por essa razão, as entidades promotoras convidam os trabalhadores da Educação, estudantes, gestores educacionais, pesquisadores, artistas, movimentos sociais e os interessados a participar do Seminário e a se engajar na Campanha pela Educação Integral como forma de construir um novo projeto de Nação com esse perfil.

Assinam o manifesto:

Universidade Federal da Bahia – UFBA

Ministério da Educação - MEC

Secretaria da Educação da Bahia - SEC

Prefeitura de Diadema – Secretaria de Educação

União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – BA (UNDIME-BA)

Centro de Referências em Educação Integral

Cidade Escola Aprendiz

Comitê de Educação Integral do Rio Grande do Norte

Comitê Territorial Baiano de Educação Integral Integrada

Comitê Territorial do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba de Educação Integral e Cidade Educadora

Fórum Estadual de Educação da Bahia

Fórum de Educação Integral para uma Cidade Educadora

Observatório da Educação Integral 

Visite: 

https://www.youtube.com/watch?v=Go4DLxCTtN4

https://www.youtube.com/watch?v=LaMH8eBckak

https://www.youtube.com/watch?v=1mUcdVYfJg8

https://www.youtube.com/watch?v=EOMvLyZExWY&t=10689s

https://www.youtube.com/watch?v=dBk32FA5iTQ




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