Sobre a APLB...

APLB - Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia Filiado à Federação dos Trabalhadores Públicos da Bahia, à CTB e CNTE. C.G.C N° 14.029219/0001-28. Considerado Entidade de Utilidade Pública pela Lei Estadual n° 02254/65 e Lei Municipal - Fundado em 24 de abril de 1952. Transformado em Sindicato em 1989.

O Núcleo da APLB de Caém foi fundado em 20 de Junho de 2009, com o objetivo de organizar os profissionais da educação para que melhor possam defender seus interesses, representando o canal de negociação entre esses servidores e o poder público.

A Organização dos Trabalhadores tem sido, entretanto uma das questões que vem mudando o rumo da história da humanidade. Com o advento da Revolução Industrial na Inglaterra no século XVIII, os trabalhadores passaram a ser cada vez mais explorados, a receber baixos salários, a não ter segurança no trabalho, direito a férias, descanso semanal remunerado e ainda tinham que trabalhar de 14 à 16hs por dia.

Foi graças às organizações dos operários que essa realidade tem mudado, muitos morreram, outros foram perseguidos presos e torturados, para que hoje, tivéssemos uma legislação que assegure os direitos dos trabalhadores.

No Brasil, a Constituição assegura a livre associação profissional ou sindical. As greves foram regulamentadas pela Lei 7.783, de 1989. A paralisação é permitida, mas a lei determina que não pode haver greve total em serviços ou atividades essenciais.

Os direitos, hoje assegurados aos trabalhadores não foram concedidos graças à generosidade política dos governantes, mas representam uma conquista das organizações desses profissionais.

A organização de classe não só é necessária nos períodos de opressão, mas na necessidade de se organizar e lutar pelos interesses e melhores condições de trabalho, econômicas e de parceria no desenvolvimento e bemestar da sociedade, unindo e divergindo quando necessário.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO:

E-MAIL: aplbcaem@yahoo.com.br TEL: (74) 3636-7151

VISITE SEMPRE NOSSO BLOG:

www.aplbcaem.blogspot.com

segunda-feira, 24 de abril de 2023

DIA 26/04/2023 - GREVE NACIONAL DA EDUCAÇÃO

 

A Delegacia Sindical do Minério constituída de seus núcleos (Caém, Caldeirão Grande, Pindobaçu e Saúde), CONVOCA a todos os trabalhadores da educação a paralisarem suas atividades no dia 26/04/2023, aderindo assim, ao chamado da CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação.

Os Núcleos a depender de sua bandeira de luta deverá realizar ações em suas bases.

Segue informe da CNTE acerca da semana de luta dos trabalhadores em educação, os núcleos na impossibilidade de realizarem ações em suas bases poderão aderirem os eventos da CNTE.

Com greve por aplicação do piso, CNTE promove 24ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) realizará entre os dias 24 e 28 de abril a 24ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública. O tema deste ano será “Soberania se faz com educação pública e participação social” e durante esse período haverá a realização de lives sobre temas como a revogação do Novo Ensino Médio (NEM), além de mobilizações em todo o país.

Na segunda-feira (24), a confederação entregará ao ministro da Educação dois abaixo-assinados, um pela revogação do NEM e outro pela imediata implementação do piso e carreira para a categoria, e na quarta-feira (26) organizará uma greve nacional pela aplicação do reajuste do piso salarial inicial e na carreira a profissionais da educação contra o NEM.

Além dessas ações, ao longo dos próximos dias, a CNTE debaterá com os estudantes e as estudantes, pais, mães e responsáveis e realizará atividades regionais como diálogos e panfletagens em praças, câmaras, assembleias, campanhas de arrecadação de alimentos e passeios ciclísticos. O objetivo é chamar atenção da comunidade escolar e da sociedade para a importância de combater os retrocessos impostos pelos dois últimos presidentes que governaram o país e destacar a necessidade de um Novo Plano Nacional de Educação.

Diálogo com a sociedade

O presidente da CNTE, Heleno Araújo, convoca todas as entidades filiadas e defensores da educação pública e de qualidade a participarem das mobilizações.

“Vamos debater temas como a participação social nas escolas e nos sistemas de ensino e realizar a greve nacional da educação no dia 26 de abril. Nossa luta é para que o governo federal e os governos estaduais e municipais atendam as demandas dos profissionais de educação e dos jovens do nosso país”, destaca Heleno em vídeo divulgado nas redes sociais da CNTE.

A secretária de Assuntos Educacionais da CNTE, Guelda Andrade, destaca o caráter educativo das atividades propostas para os próximos dias.

“Além de assistir as lives, contribuir com comentários e com os debates que faremos, é muito importante que a escola escolha ao menos um tema para desenvolver qualquer ação com os estudantes, principalmente neste momento em que discutimos a paz nos espaços de ensino. Nós queremos formar um cidadão que respeite o processo democrático, as individualidades de cada sujeito e essas atividades foram pensadas para ajudar a formar pessoas com uma leitura crítica sobre o mundo e capazes de entender a riqueza da diversidade”, definiu.

Revogar é a saída

A 24ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública terá um caráter mobilizador e será um espaço de denúncia, principalmente voltado a mostrar as falhas, gargalos e retrocessos impostos pela reforma do Ensino Médio, implementada pelo governo Michel Temer (MDB) por meio da Lei 13.415/2017.
A revogação da medida depende de uma lei enviada ao Congresso Nacional pelo Governo Federal e a CNTE cobrará essa ação após o período de análise que deve se estender ao longo de todo este ano.
“Nada neste Novo Ensino Médio é bom e não tem como recuperar nada deste modelo. A nossa luta é por um ensino médio que seja bom para todo mundo e não só para os empresários”, destaca Guelda.

Dia 26 de abril
LIVE às 19h - horário de Brasília | Transmissão: youtube.com/cntebrasil
Tema: Financiamento e valorização do Piso e da Carreira da Educação
Sugestão de atividade: Panfletagem nas praças da cidade com uma síntese conceituando valorização profissional dos/as trabalhadores/as da educação.

Confira abaixo a programação das lives da 24ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública:

Dia 24 de abril (segunda-feira)
 LIVE às 19h - horário de Brasília | Transmissão: youtube.com/cntebrasil
Tema: As contradições do “projeto educacional” em vigor
Sugestão de atividade: Debate com os estudantes e/ou pais/mães/responsáveis, gravar relatos dos/as estudantes no formato de vídeo de até um minuto e/ou textos de no máximo duas laudas para publicação.

Dia 25 de abril
LIVE às 19h - horário de Brasília | Transmissão: youtube.com/cntebrasil
Tema: A recomposição do FNE e os novos desafios
Sugestão de atividade: Debate com os estudantes e/ou pais/mães/responsáveis, gravar relatos dos/as estudantes no formato de vídeo de até um minuto e/ou textos de no máximo duas laudas para publicação.


Dia 27 de abril
LIVE às 19h - horário de Brasília | Transmissão: youtube.com/cntebrasil
Tema: Gestão democrática com segurança alimentar
Sugestão de atividade: Campanha de arrecadação de alimentos durante a 24ª Semana para doação no próprio bairro ou em outro espaço.

LIVE às 10h00 - horário de Brasília | Transmissão: youtube.com/cntebrasil
Tema: Revogação do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM)


PARTICIPE FAÇA A DIFERENÇA! EDUCAÇÃO PUBLICA É RESPONSABILIDADE DE TODOS NÓS!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário