sexta-feira, 15 de outubro de 2021

15 DE OUTUBRO DIA DO PROFESSOR - NOSSAS MEMÓRIAS: TEMPOS DIFÍCEIS!

Para assistir a homenagem da APLB Sindicato Caém aos professores clique no LINK abaixo






A APLB Sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras da educação parabeniza todos professores e professoras pelo seu importante dia. Ser professor é antes de tudo ser guerreiro, resistente, resiliente, otimista, visionário, ter amor e compromisso com o que faz. A construção de uma sociedade melhor passa pelas mãos desses profissionais, muitas vezes  desvalorizados.

Educar, de certa forma, é descobrir a si próprio e ao mundo. Foi exatamente isso que ocorreu com as condições impostas pela pandemia da COVID 19. Os professores e as professoras tiveram que se reinventarem, se redescobriram. Usando suas ferramentas digitais chegaram aos lugares jamais imagináveis, viraram dias e noites tendo que ser não um professor, mas vários ao mesmo tempo, tudo para alcançar os alunos.

O medo, a incerteza, as dúvidas, a baixa estima, o cansaço, o  stress foram alguns sinais visíveis nesse momento da pandemia. Perdemos muitos colegas educadores em todo pais para a COVID, como perdemos muitos pais, mães e alunos. Mas jamais desistimos! Uma das qualidades do professor e primordial no exercício da sua profissão é a crença, a persistência de que tudo vai dá certo. O professor trabalha com a esperança, com a humanização, com a construção de dias melhores, com a consciência de que seu trabalho faz a diferença.

Muitos não acreditam na importância do professor, mas não existe nenhuma profissão que não seja filha da educação. Por isso mesmo, o trabalho do professor está na política, no direito, na medicina, na engenharia, nos lugares mais importantes que existem. Poderíamos dizer que o professor é como a água, a base de tudo e sem ele não existiria o desenvolvimento econômico, cientifico, industrial, político e tantos outros. Alguém já se perguntou como seria o mundo sem professor?

Pois é! A profissão de professor remonta a uma das mais antigas do mundo.  Ser professor não é se colocar acima dos outros, mas sim, ensinar ao outro qual é o seu lugar de direito. Ser professor é ter a consciência que não somos o dono do mundo, mas tudo que nele se faz depende do ensinamento de alguém, do professor. Não existe rei rainha, chefe de estado, autoridade eclesiástica, doutor e tantos outros que um dia não tenha sido aluno, precisado do professor. Esse é o lugar desses profissionais, que transformam a si, transformam o outro e transformam o mundo. Como afirma o grande mestre e educador Paulo Freire " Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda".

A APLB parabeniza a todos os educadores pelo seu excelente trabalho e dedicação na construção de um mundo melhor, por promover o crescimento do próximo.

Parabéns professor/professora você faz a diferença! Por isso, tão grande é a sua importância!


Nenhum comentário:

Postar um comentário