Sobre a APLB...

APLB - Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia Filiado à Federação dos Trabalhadores Públicos da Bahia, à CTB e CNTE. C.G.C N° 14.029219/0001-28. Considerado Entidade de Utilidade Pública pela Lei Estadual n° 02254/65 e Lei Municipal - Fundado em 24 de abril de 1952. Transformado em Sindicato em 1989.

O Núcleo da APLB de Caém foi fundado em 20 de Junho de 2009, com o objetivo de organizar os profissionais da educação para que melhor possam defender seus interesses, representando o canal de negociação entre esses servidores e o poder público.

A Organização dos Trabalhadores tem sido, entretanto uma das questões que vem mudando o rumo da história da humanidade. Com o advento da Revolução Industrial na Inglaterra no século XVIII, os trabalhadores passaram a ser cada vez mais explorados, a receber baixos salários, a não ter segurança no trabalho, direito a férias, descanso semanal remunerado e ainda tinham que trabalhar de 14 à 16hs por dia.

Foi graças às organizações dos operários que essa realidade tem mudado, muitos morreram, outros foram perseguidos presos e torturados, para que hoje, tivéssemos uma legislação que assegure os direitos dos trabalhadores.

No Brasil, a Constituição assegura a livre associação profissional ou sindical. As greves foram regulamentadas pela Lei 7.783, de 1989. A paralisação é permitida, mas a lei determina que não pode haver greve total em serviços ou atividades essenciais.

Os direitos, hoje assegurados aos trabalhadores não foram concedidos graças à generosidade política dos governantes, mas representam uma conquista das organizações desses profissionais.

A organização de classe não só é necessária nos períodos de opressão, mas na necessidade de se organizar e lutar pelos interesses e melhores condições de trabalho, econômicas e de parceria no desenvolvimento e bemestar da sociedade, unindo e divergindo quando necessário.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO:

E-MAIL: aplbcaem@yahoo.com.br TEL: (74) 3636-7151

VISITE SEMPRE NOSSO BLOG:

www.aplbcaem.blogspot.com

domingo, 9 de junho de 2019

SEMINÁRIO DA APLB PROMOVE DEBETE ACERCA DO NOVO FUNDEB, PRECATÓRIOS DO FUNDEF E DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA







O seminário foi realizado nos dias 07 e 08 de junho/2019 no Hotel Sol Barra (Salvador), com a presença de mais de 150 cidades do Estado da Bahia. Durante o evento foi instalada a FRENTE NORTE E NORDESTE DA EDUCAÇÃO, em defesa da educação, do Novo FUNDEB e dos Precatórios.



O evento representa a luta e a defesa da escola pública de qualidade para todos, garantido um espaço plural, democrático e de múltiplos saberes. Para isso necessita-se de mais investimentos e valorização dos trabalhadores da educação sem esquecermos da necessidade urgente de melhoria na infraestrutura das unidades escolares. A defesa de mais recurso para educação como propõem a proposta do NOVO FUNDEB lançada pela FRENTE NORTE NORDESTE DA EDUCAÇÃO, tem esse objetivo. Garantir um volume maior nos investimentos da educação dando mais tranquilidade aos entes federados para investirem na valorização e melhoria do ensino.
O Presidente da CNTE professor Heleno Araujo, fez uma análise de conjuntura discutindo os impactos da Reforma da Previdência, da subvinculação dos precatórios 60% aos professores e da proposta do Novo FUNDEB.  Chamou atenção para a importância dos trabalhadores da educação estarem unidos e se manterem unidos na defesa dos direitos dos trabalhadores e na luta permanente de uma educação pública/solidaria e de qualidade.
O evento contou com representantes do Maranhão, Pará, Ceará, Bahia entre outros estados, que juntos buscam lutar pela aprovação do novo FUNDEB tornando um programa permanente através da aprovação da PEC 65/2019. Essa mesma frente tem como foco a defesa dos Precatórios e da subvinculação de 60% aos professores, atendendo o que determina a Lei nº 11.494/2007.
O professor Rui Oliveira, anfitrião do evento e presidente da APLB, colocou a importância do movimento e da organização da FRENTE NORTE NORDESTE DA EDUCAÇÃO, como pioneira nessa luta.  Chamou a atenção  dos trabalhadores pata o enfrentamento contra as mediadas esdrúxulas do governo federal contra a educação, seus trabalhadores e alunos em todos os níveis da federação. Informou que os movimentos do dia 15 e 30 de maio foram os maiores na Bahia nos últimos 20 anos e que o dia 14/06 (Greve Geral) será fabuloso, onde todos os trabalhadores têm o dever de participar e lutar pelo direito de se aposentar com dignidade e justiça.
Um dos pontos que chamou atenção foi a pauta do STF do dia 12/06 onde o Supremo estará julgando a RESERVA TÉCNICA assegurada aos professores pela Lei nº 11.738/2008, no seu Art. 2 § 2º esse julgamento será pela manhã, no período da tarde toda atenção para o julgamento da questão dos Precatórios, talvez ainda não tenhamos o julgamento da subvinculação dos 60% neste dia, mas estamos bem próximos. O Ministro Edson Fachin tem se posicionado favorável deixando claro que o recurso do Precatório tem que ser gasto exclusivamente na educação atendendo a valorização e o investimento.

Por fim dia 14 de junho teremos GREVE GERAL, contamos com a participação de todos. Nosso movimento será na cidade de Jacobina, juntando-nos a diversos trabalhadores de outros municípios e de outras frentes sindicais.
Você faz parte dessa luta, contamos com você dia 14 de junho/2019. Vamos defender nossos direitos. DIGA NÃO à Reforma da Previdência.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário