Sobre a APLB...

APLB - Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia Filiado à Federação dos Trabalhadores Públicos da Bahia, à CTB e CNTE. C.G.C N° 14.029219/0001-28. Considerado Entidade de Utilidade Pública pela Lei Estadual n° 02254/65 e Lei Municipal - Fundado em 24 de abril de 1952. Transformado em Sindicato em 1989.

O Núcleo da APLB de Caém foi fundado em 20 de Junho de 2009, com o objetivo de organizar os profissionais da educação para que melhor possam defender seus interesses, representando o canal de negociação entre esses servidores e o poder público.

A Organização dos Trabalhadores tem sido, entretanto uma das questões que vem mudando o rumo da história da humanidade. Com o advento da Revolução Industrial na Inglaterra no século XVIII, os trabalhadores passaram a ser cada vez mais explorados, a receber baixos salários, a não ter segurança no trabalho, direito a férias, descanso semanal remunerado e ainda tinham que trabalhar de 14 à 16hs por dia.

Foi graças às organizações dos operários que essa realidade tem mudado, muitos morreram, outros foram perseguidos presos e torturados, para que hoje, tivéssemos uma legislação que assegure os direitos dos trabalhadores.

No Brasil, a Constituição assegura a livre associação profissional ou sindical. As greves foram regulamentadas pela Lei 7.783, de 1989. A paralisação é permitida, mas a lei determina que não pode haver greve total em serviços ou atividades essenciais.

Os direitos, hoje assegurados aos trabalhadores não foram concedidos graças à generosidade política dos governantes, mas representam uma conquista das organizações desses profissionais.

A organização de classe não só é necessária nos períodos de opressão, mas na necessidade de se organizar e lutar pelos interesses e melhores condições de trabalho, econômicas e de parceria no desenvolvimento e bemestar da sociedade, unindo e divergindo quando necessário.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO:

E-MAIL: aplbcaem@yahoo.com.br TEL: (74) 3636-7151

VISITE SEMPRE NOSSO BLOG:

www.aplbcaem.blogspot.com

quinta-feira, 27 de junho de 2019

POSSE DA APLB - DELEGACIA SINDICAL DO MINÉRIO – CAÉM



A posse da Delegacia Sindical do Minério realizada nesta quarta-feira (26/06/2019) foi marcada pela presença dos núcleos de Caém, Caldeirão Grande, Pindobaçu e Saúde. Marcou presença o Diretor de Organização da APLB, Dr. Noildo Gomes, o diretor da Regional Norte, Ahilton Rodrigues, Dra. Briza, advogada da APLB. Outras autoridades também marcaram presença, o prefeito de Caém, Gilberto Ferreira Matos, a secretária de Educação, professora Lucineia Carvalho, os vereadores Pablo Piauhy, Antonio Carlos Freitas e Jane Andrade. O vereador Joseleno Jesus (Juca) e a vice-prefeita, a Sra. Bruna Dhaianne do município de Saúde, também marcaram presença. Do município de Pindobaçu esteve presente o vereador Alessandro Silva Reis e do município de Caldeirão Grande o ex-prefeito Paulo Bezerra e o ex-vereador Pedro Henrique. A diretora da Delegacia do Ouro e a presidente do Sindicato dos Comerciários de Jacobina tiveram presentes.
Como sempre os professores e demais servidores da educação demonstraram que a APLB não se restringe a sua diretoria, mas juntos tornam a luta mais forte e as conquistas mais reais.

Dr. Noildo Gomes chamou atenção para o momento em que o país está vivendo e da importância da organização dos trabalhadores no enfrentamento das políticas nefastas do poder público em todos os níveis da federação contra os trabalhadores. O prefeito Gilberto Matos ressaltou o empenho e o reconhecimento do trabalho do sindicato no município de Caém e nos demais municípios que pertence à Delegacia.  Os demais oradores falaram da importância do trabalho do sindicato e dos desafios que o mesmo vem enfrentando na luta e na construção de uma sociedade mais equânime e na garantia dos direitos da classe trabalhadora.
Um dos momentos mais bonitos entre tantos outros foi o juramento dos coordenadores eleitos, não só pela beleza do ato, mas principalmente pelo que os mesmos se comprometeram a cumprir no exercício de seu mandato.
“JURAMENTO: Prometo no exercício de nosso mandato, respeitar a Constituição da República, as leis vigentes, o Estatuto da APLB Sindicato, bem como o Regimento Interno Administrativo da Regional. Defender e lutar com integridade, justiça e vigor na unificação e unicidade da categoria. Defender os direitos dos trabalhadores da educação. Lutar e defender a escola pública, gratuita e de qualidade. Lutar por uma escola democrática, que garanta a liberdade de expressão e de gênero, que atue na formação crítica, solidária e cidadã do nosso país”.


O diretor da Delegacia chamou atenção dos desafios que os coordenadores eleitos e empossados terão que enfrentar, do compromisso que cada um terá que assumir na defesa da valorização, da garantia dos direitos da classe trabalhadora e da luta por uma escola pública gratuita e de qualidade aos que mais precisam.

Por fim, agradecemos a todos aqueles que receberam o convite e se fizeram presentes. 


























2 comentários:

  1. Parabéns a todos os organizadores. A festa foi linda: a altura da relevância do evento. Sua força e coragem é um combustível, Julvandro. Parabéns!

    ResponderExcluir