Sobre a APLB...

APLB - Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia Filiado à Federação dos Trabalhadores Públicos da Bahia, à CTB e CNTE. C.G.C N° 14.029219/0001-28. Considerado Entidade de Utilidade Pública pela Lei Estadual n° 02254/65 e Lei Municipal - Fundado em 24 de abril de 1952. Transformado em Sindicato em 1989.

O Núcleo da APLB de Caém foi fundado em 20 de Junho de 2009, com o objetivo de organizar os profissionais da educação para que melhor possam defender seus interesses, representando o canal de negociação entre esses servidores e o poder público.

A Organização dos Trabalhadores tem sido, entretanto uma das questões que vem mudando o rumo da história da humanidade. Com o advento da Revolução Industrial na Inglaterra no século XVIII, os trabalhadores passaram a ser cada vez mais explorados, a receber baixos salários, a não ter segurança no trabalho, direito a férias, descanso semanal remunerado e ainda tinham que trabalhar de 14 à 16hs por dia.

Foi graças às organizações dos operários que essa realidade tem mudado, muitos morreram, outros foram perseguidos presos e torturados, para que hoje, tivéssemos uma legislação que assegure os direitos dos trabalhadores.

No Brasil, a Constituição assegura a livre associação profissional ou sindical. As greves foram regulamentadas pela Lei 7.783, de 1989. A paralisação é permitida, mas a lei determina que não pode haver greve total em serviços ou atividades essenciais.

Os direitos, hoje assegurados aos trabalhadores não foram concedidos graças à generosidade política dos governantes, mas representam uma conquista das organizações desses profissionais.

A organização de classe não só é necessária nos períodos de opressão, mas na necessidade de se organizar e lutar pelos interesses e melhores condições de trabalho, econômicas e de parceria no desenvolvimento e bemestar da sociedade, unindo e divergindo quando necessário.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO:

E-MAIL: aplbcaem@yahoo.com.br TEL: (74) 3636-7151

VISITE SEMPRE NOSSO BLOG:

www.aplbcaem.blogspot.com

sábado, 8 de julho de 2023

PISO, CARREIRA E VALORIZAÇÃO: TEMAS DEBATIDOS PELA APLB CAÉM NOS MUNICÍPIOS DE ITAJUÍPE, CABACEIRA DO PARAGUAÇU E SANTO ANTÔNIO DE JESUS.


Atividades no Município de Itajuípe 

Nos dias 05 e 06 de julho, o diretor da APLB núcleo sindical de Caém, prof. Gilvando Inácio e o professor Robson Lima, um dos coordenadores da APLB de Jacobina, estiveram no município de Itajuípe Sul da Bahia, para apresentar e debater a proposta do Plano de Carreira e Remuneração dos Profissionais da Educação (PCR), bem como a minuta do Estatuto do Magistério Público dos Profissionais da Educação.

As atividades foram programadas pela diretoria da APLB núcleo municipal de Itajuípe, que teve a designação para apresentar as propostas de minuta do PCR dos profissionais da educação e do Estatuto da categoria. Nas atividades estiveram presentes os vereadores, Crispim Nunes (presidente); Edmilson Borges; Gean Silva; Fábio Almeida, Ivan Júnior; Mateus Matos; Roney Adriel e Joacy Caíres. Os vereadores, Claúdio Raul; Luziene Maia e Célia Ribeiro, não estiveram presentes por compromissos já agendados, mas justificaram suas ausências. Além do Poder Legislativo participou do encontro a Secretária de Educação Maria de Lurdes, a representação do CME, a presidente do conselho do FUNDEB, representantes dos diretores e coordenadores, além de outros convidados e lógico os anfitriões do encontro, a direção da APLB núcleo de Itajuípe.

A participação do legislativo e dos demais presentes deixou de forma clara o grau de satisfação com as propostas apresentadas. Todo esse trabalho está sendo realizado em função do descongelamento do Plano de Carreira vigente, que foi congelado a mais de um ano, impedindo assim, o crescimento e o reajuste dos professores.   A restruturação do Plano de Carreira e a criação do Estatuto do Magistério, busca destravar a carreira, equilibrar as receitas, organizar o sistema municipal de ensino e garantir Piso, Carreira e Valorização aos trabalhadores. O Poder Legislativo, deu um exemplo do que é de fato defender os trabalhadores e uma educação de qualidade. Os vereadores acolheram os trabalhadores na “Casa do Povo” que lá estavam eles participando e interagindo com o debate.  O comprometimento e envolvimento dos vereadores ficou muito marcante e a certeza de que as propostas apresentadas serão acolhidas pelo poder executivo. A finalização das atividades foi marcada por um momento inesquecível, onde servidores e vereadores fizeram uma reflexão do trabalho e das propostas apresentadas. A avaliação dos mesmos, foi algo que nunca tinha sido presenciado na história do município e um grau de satisfação inacreditável.  

A proposta da minuta apresentada traz uma adequação do ordenamento jurídico e do que há de mais atualizado nas mudanças educacionais e no atendimento do enquadramento com a Lei nº 11.738/2008; Lei nº 9394/1996; Lei n° 13.935/2019; Lei nº 14.113/2020; Lei nº 14.276/2021 entre tantas outras normas que amparam e asseguram a valorização e a estrutura funcional dos trabalhadores da educação. Trata-se de uma proposta inovadora e cuidadosa na garantia dos direitos, deveres e da devida aplicação dos recursos públicos da educação.

FLASHES






Atividades no município de Cabaceira do Paraguaçu  

No dia 04/07 o coordenador da APLB Caém, o jurídico do núcleo da APLB de Cabaceira do Paraguaçu (região do recôncavo), Dr. Felipe Henrique e o professor Robson Lima, realizaram uma intensa reunião e mobilização em defesa do pagamento do Piso do Magistério aos professores deste município.  No encontro estavam presentes o prefeito municipal, o corpo jurídico e contábil da prefeitura e a diretoria do núcleo da APLB local, que promoveu o encontro. O reajuste se tornou possível graças ao estudo de impacto apresentado pelo coordenador da APLB/Caém. Mais uma conquista em função do pagamento do reajuste de 14,95% aos professores. Em Cabaceira do Paraguaçu, desde o início do ano as negociações vinham sendo travadas. Os trabalhadores vinham realizando várias manifestações e intensa mobilização nas redes sociais. Todo o processo estava sendo coordenado pelo professor Gilvando (APLB/Caém) e o a advogado Dr. Felipe Henrique.

          FLASHES

Aprovação do reajuste e do acordo firmado com o prefeito 👇




Atividades no Município de Santo Antônio de Jesus 

 No dia  07/07 os trabalhos  foram  realizados  no município de Santo Antônio de  Jesus, onde o professor Gilvando Inácio e o professor Robson Lima e  a diretoria da APLB núcleo municipal  realizaram  reunião com a Secretária  de Educação na perspectiva da restruturação e reordenamento da rede municipal , buscando melhorar a  qualidade  do  ensino, a valorização dos trabalhadores e o equilíbrio financeiro do município, mantendo assim, pagamento do Piso e avanço na carreira dos servidores. À tarde foi realizada a Assembleia com a categoria que entre outros assuntos deliberaram a cerca do reordenamento da rede.

   FLASHES







Nenhum comentário:

Postar um comentário