No último dia 14/07/2021 a APLB Delegacia
Sindical do Minério marcou presença na Conferência Municipal de Educação do
município de Saúde. O Diretor da Delegacia e coordenador do núcleo
Sindical de Caém, professor Gilvando Inácio e o coordenador do núcleo sindical de Saúde, professor Evanilson Felix participaram e coordenaram os
trabalhos em dois dos eixos propostos para Conferência.
As conferencias municipais de educação têm
como pauta a conjuntura educacional e os desafios postos para a educação do
Brasil, da Bahia e dos municípios, discutindo e levantando preposições para a 4ª
Conferência Estadual de Educação da Bahia - COEED 2022 que tem como pauta
central: EM DEFESA DA DEMOCRACIA, DA
DIVERSIDADE, DA EDUCAÇÃO PÚBLICA, COM PARTICIPAÇÃO POPULAR. O tema foi
desenvolvido em seis eixos temáticos.
Eixo I - Décadas de Lutas e Conquistas Sociais e Políticas em
Xeque: O Golpe, a Pandemia e os Retrocessos na Agenda Brasileira;
Eixo II - PNE, Planos Decenais, SNE, Políticas Setoriais e
Direito à Educação;
Eixo III – Educação, Direitos Humanos e Diversidade: Justiça
Social e Inclusão;
Eixo IV – Valorização dos/as Profissionais da Educação:
Formação, Carreira, Remuneração e Condições de Trabalho e Saúde;
Eixo V - Gestão Democrática e Financiamento da Educação:
Participação, Transparência e Controle Social;
Eixo VI - Construção de um Projeto de Nação Soberana e de Estado
Democrático em Defesa da Democracia, da Vida, dos Direitos Sociais, da Educação
e do PNE.
O professor Gilvando debateu e coordenou os
debates do Eixo V - Gestão Democrática e
Financiamento da Educação: Participação, Transparência e Controle Social. O
professor Evanilson Felix, por sua vez ministrou o Eixo I - Décadas de Lutas e
Conquistas Sociais e Políticas em Xeque: O Golpe, a Pandemia e os Retrocessos
na Agenda Brasileira. Os demais eixos foram ministrados por outros colegas
da rede municipal.
A APLB Delegacia Sindical do Minério é grata pela oportunidade e pelo convite para debater e dialogar com os trabalhadores do município de Saúde. Esse debate é fecundo e contribui para formação da consciência crítica, reflexiva e prepositiva, para compreensão do verdadeiro papel dos trabalhadores da educação na formação de uma sociedade atuante e consciente do seu papel na construção de um mundo mais justo, humano e mais igual, pautado no respeito às diferenças e aos diferentes processos de aprendizagens.
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