Sobre a APLB...

APLB - Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia Filiado à Federação dos Trabalhadores Públicos da Bahia, à CTB e CNTE. C.G.C N° 14.029219/0001-28. Considerado Entidade de Utilidade Pública pela Lei Estadual n° 02254/65 e Lei Municipal - Fundado em 24 de abril de 1952. Transformado em Sindicato em 1989.

O Núcleo da APLB de Caém foi fundado em 20 de Junho de 2009, com o objetivo de organizar os profissionais da educação para que melhor possam defender seus interesses, representando o canal de negociação entre esses servidores e o poder público.

A Organização dos Trabalhadores tem sido, entretanto uma das questões que vem mudando o rumo da história da humanidade. Com o advento da Revolução Industrial na Inglaterra no século XVIII, os trabalhadores passaram a ser cada vez mais explorados, a receber baixos salários, a não ter segurança no trabalho, direito a férias, descanso semanal remunerado e ainda tinham que trabalhar de 14 à 16hs por dia.

Foi graças às organizações dos operários que essa realidade tem mudado, muitos morreram, outros foram perseguidos presos e torturados, para que hoje, tivéssemos uma legislação que assegure os direitos dos trabalhadores.

No Brasil, a Constituição assegura a livre associação profissional ou sindical. As greves foram regulamentadas pela Lei 7.783, de 1989. A paralisação é permitida, mas a lei determina que não pode haver greve total em serviços ou atividades essenciais.

Os direitos, hoje assegurados aos trabalhadores não foram concedidos graças à generosidade política dos governantes, mas representam uma conquista das organizações desses profissionais.

A organização de classe não só é necessária nos períodos de opressão, mas na necessidade de se organizar e lutar pelos interesses e melhores condições de trabalho, econômicas e de parceria no desenvolvimento e bemestar da sociedade, unindo e divergindo quando necessário.

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quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

APLB - DELEGACIA DO MINÉRIO PARTICIPA DA CONFERENCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SAÚDE

No último dia 14/07/2021 a APLB Delegacia Sindical do Minério marcou presença na Conferência Municipal de Educação do município de Saúde. O Diretor da Delegacia e coordenador do núcleo Sindical de Caém, professor Gilvando Inácio e o coordenador do núcleo sindical  de Saúde, professor Evanilson Felix participaram e coordenaram os trabalhos em dois dos eixos propostos para Conferência.

As conferencias municipais de educação têm como pauta a conjuntura educacional e os desafios postos para a educação do Brasil, da Bahia e dos municípios, discutindo e levantando preposições para a 4ª Conferência Estadual de Educação da Bahia - COEED 2022 que tem como pauta central: EM DEFESA DA DEMOCRACIA, DA DIVERSIDADE, DA EDUCAÇÃO PÚBLICA, COM PARTICIPAÇÃO POPULAR. O tema foi desenvolvido em seis eixos temáticos.

Eixo I - Décadas de Lutas e Conquistas Sociais e Políticas em Xeque: O Golpe, a Pandemia e os Retrocessos na Agenda Brasileira; 

Eixo II - PNE, Planos Decenais, SNE, Políticas Setoriais e Direito à Educação;

Eixo III – Educação, Direitos Humanos e Diversidade: Justiça Social e Inclusão;

Eixo IV – Valorização dos/as Profissionais da Educação: Formação, Carreira, Remuneração e Condições de Trabalho e Saúde;    

Eixo V - Gestão Democrática e Financiamento da Educação: Participação, Transparência e Controle Social; 

Eixo VI - Construção de um Projeto de Nação Soberana e de Estado Democrático em Defesa da Democracia, da Vida, dos Direitos Sociais, da Educação e do PNE.

O professor Gilvando debateu e coordenou os debates do Eixo V - Gestão Democrática e Financiamento da Educação: Participação, Transparência e Controle Social. O professor Evanilson Felix, por sua vez ministrou o Eixo I - Décadas de Lutas e Conquistas Sociais e Políticas em Xeque: O Golpe, a Pandemia e os Retrocessos na Agenda Brasileira. Os demais eixos foram ministrados por outros colegas da rede municipal.

A APLB Delegacia Sindical do Minério é grata pela oportunidade e pelo convite para debater e dialogar com os trabalhadores do município de Saúde. Esse debate é fecundo e contribui para formação da consciência crítica, reflexiva e prepositiva, para compreensão do verdadeiro papel dos trabalhadores da educação na formação de uma sociedade atuante e consciente do seu papel na construção de um mundo mais justo, humano e mais igual, pautado no respeito às diferenças e aos diferentes processos de aprendizagens.     









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