Os professores de Caém, não têm motivos para comemorar o
vergonhoso reajuste de 3% que foi dado depois de muita luta da APLB Sindicato,
neste mês de maio/2014. Lembramos que esses 3% não foram concordados muito
menos comungados com o Sindicato, muito pelo contrário, hoje nos envergonhamos
da proposta que fizemos de reajuste de salário para 2014, de 6%, digo isso,
pelo fato de ver no país os nossos colegas e outras categorias profissionais
fazerem greves, manifestações solicitando 15% até mesmo 50% de reajuste. Oportunamente
lembramos que esses 6%, não alcançados, tenha sido talvez pela falta de apoio por parte de alguns dos
nossos colegas.
Não podemos esquecer que em maio de 2013, os professores de Caém tiveram seus
vencimentos reajustados em 5%, depois de muita luta da categoria e, deveria ser
pago retroativo à janeiro e em cima do valor total dos vencimentos. Não foi o
que aconteceu, recebemos apenas o retroativo de março e abril calculado na base.
Esse ano (2014), a "dádiva" se repete e os educadores municipais
acabaram de receber seus vencimentos retroativos à janeiro, o mais incrível é
que só foi pago mais uma vez em cima da base, desconsiderando as vantagens que
compõem os vencimentos dos educadores (regência
de classe, atividade complementar, quinquênio e outras).
Se o salário dos professores fosse reajustado em janeiro
como propôs a APLB e determina a Lei
Federal nº 11.738/2008, os professores não estariam recebendo seus vencimentos
de forma integral?
Será se não é vantajoso para o poder público reajustar os
vencimentos dos educadores no mês de maio como ocorreu em 2013 e 2014, pagando
apenas em cima da base? De quem é o lucro?
Senhores professores, vocês já fizeram as contas? O aumento
de salário foi significativo?
Se a APLB não tivesse se movimentado teríamos reajuste de
salário? Se tivesse, de quanto seria?
Intencionalmente
relembramos:
Não podemos esquecer do vergonhoso reajuste de 3%, sem
explicação;
Não podemos esquecer que esse foi um dos menores reajustes
que tivemos no Brasil em 2014;
Não podemos esquecer que esses 3% poderiam não ter sido nada ou simplesmente 1,29% como foi proposto pelo
Excelentíssimo senhor prefeito municipal, depois da manifestação dos
professores no dia 17 de março com ato público em frente a prefeitura;
Não podemos esquecer que a equiparação de salário dos
cargos comissionados foi uma reivindicação e uma conquista do sindicato;
Não podemos esquecer que o vergonhoso 3% só saiu depois
da pressão dos professores na Câmara de vereadores no dia 14 de abril;
Não podemos esquecer que a referência de valorização tão
exaltada pelos nossos gestores, nos meios de comunicação e nos encontros de
professores, diante das quedas de reajuste que estamos tendo 6,61% (2012), 5%
(2013) e 3% (2014), ficará na memória dos que lutaram e se fizeram presentes
nos movimentos por um salário mais justo e digno diante do que fazemos;
Não podemos esquecer dos nossos vereadores que tanto
dizem que apoiam os professores, mas votaram contra a valorização da categoria
e lembramos: eleitos pelo povo, porém
contra o povo!
Não podemos esquecer que vivemos no século XXI, onde o
mundo tem acordado para lutar por justiça, igualdade de direitos, valorização
social e profissional entre outras coisas. E nós caenenses não podemos fazer
parte desse processo? Nós professores nos orgulhamos em ser
"formadores" de opinião. No entanto, ainda nos escondemos por traz
das conveniências para não lutar por uma educação de qualidade que comece com a
valorização do professor, afinal como afirma a propaganda do Ministério da Educação:
"
A base de toda conquista é o
professor"
A fonte de sabedoria, um bom professor
Em cada descoberta, cada invenção
Todo bom começo tem um bom professor
No trilho de uma ferrovia…(um bom professor)
No bisturi da cirurgia…(um bom professor)
No tijolo, na olaria, no arranque do motor
Tudo que se cria tem um bom professor
No sonho que se realiza…(um bom professor)
Cada nova ideia tem um professor
O que se aprende, o que se ensina…(um professor)
Uma lição de vida, uma lição de amor
Na nota de uma partitura, no projeto de arquitetura
Em toda teoria, tudo que se inicia
Todo bom começo tem um bom professor
Tem um bom professor”.
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