Sobre a APLB...

APLB - Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia Filiado à Federação dos Trabalhadores Públicos da Bahia, à CTB e CNTE. C.G.C N° 14.029219/0001-28. Considerado Entidade de Utilidade Pública pela Lei Estadual n° 02254/65 e Lei Municipal - Fundado em 24 de abril de 1952. Transformado em Sindicato em 1989.

O Núcleo da APLB de Caém foi fundado em 20 de Junho de 2009, com o objetivo de organizar os profissionais da educação para que melhor possam defender seus interesses, representando o canal de negociação entre esses servidores e o poder público.

A Organização dos Trabalhadores tem sido, entretanto uma das questões que vem mudando o rumo da história da humanidade. Com o advento da Revolução Industrial na Inglaterra no século XVIII, os trabalhadores passaram a ser cada vez mais explorados, a receber baixos salários, a não ter segurança no trabalho, direito a férias, descanso semanal remunerado e ainda tinham que trabalhar de 14 à 16hs por dia.

Foi graças às organizações dos operários que essa realidade tem mudado, muitos morreram, outros foram perseguidos presos e torturados, para que hoje, tivéssemos uma legislação que assegure os direitos dos trabalhadores.

No Brasil, a Constituição assegura a livre associação profissional ou sindical. As greves foram regulamentadas pela Lei 7.783, de 1989. A paralisação é permitida, mas a lei determina que não pode haver greve total em serviços ou atividades essenciais.

Os direitos, hoje assegurados aos trabalhadores não foram concedidos graças à generosidade política dos governantes, mas representam uma conquista das organizações desses profissionais.

A organização de classe não só é necessária nos períodos de opressão, mas na necessidade de se organizar e lutar pelos interesses e melhores condições de trabalho, econômicas e de parceria no desenvolvimento e bemestar da sociedade, unindo e divergindo quando necessário.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO:

E-MAIL: aplbcaem@yahoo.com.br TEL: (74) 3636-7151

VISITE SEMPRE NOSSO BLOG:

www.aplbcaem.blogspot.com

domingo, 9 de junho de 2013

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO


Foi realizada nos dias 04 e 05 de junho de 2013, a I Conferência Municipal de Educação com referencia a CONAE-2014, pela Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura Municipal de Caém. A Conferência/2013 contou com apoio da APLB – Núcleo sindical de Caém, que, além de trazer o Sr. Heleno Araujo, Secretário Geral de Assuntos Educacionais da CNTE/Brasília, para discutir as Diretrizes do Plano Nacional de Educação, colaborou com um Kit, contendo material de apoio e alguns folhetos informativos, que foram entregues aos professores no primeiro dia junto ao credenciamento. A comissão de organização da conferência foi composta pelo coordenador do núcleo sindical da APLB, da professora Nazaré dos Santos Costa Alves, da coordenadora pedagógica a Sr. Sheila Valois R. Piauhy e do professor Ronaldo Alves, diretor do colégio Municipal de Caém.
A conferencia está de parabéns, primeiro pelo nível dos profissionais que fizeram parte, Sra. Maria do Carmo consultora da FTD, o Sr. Heleno Araujo (convidado da APLB), Secretário Geral de Assuntos Educacionais da CNTE, a Sra. Tatiane socióloga do IFBA/Jacobina e a Sra. Rosangela professora da UNIVASF, e pela participação da sociedade.
No dia 05 foram eleitos os delegados para representar o município na conferência estadual em Salvador o Sr. Gilvando Inácio de Oliveira – Coordenador do Núcleo Sindical da APLB/Caém e o professor Antonio César Freitas Souza.
A educação é um processo que não se dá sozinho, de forma isolada ou individual, ela ocorre em grupos com a troca de idéias, com a divergência de pontos de vistas, com a participação de pessoas, a ação não é do eu, mas sim, da coletividade, do ouvir do posicionar-se, de argumentar e respeitar a argumentação do outro. É nesse sentido, que a Secretaria Municipal de Educação e a Prefeitura Municipal de Caém estão de parabéns por ter proporcionado aos munícipes e principalmente aos profissionais da educação esse momento de troca de conhecimento. Como já afirmava a mensagem da APLB/núcleo sindical de Caém no livreto entregue nas pastas dos participantes do evento “SE A EDUCAÇÃO SOZINHA NÃO PODE TRANSFORMAR A SOCIEDADE, TAMPOUCO SEM ELA A SOCIEDADE MUDA” (Paulo Freire).


Alguns flashes...














Nenhum comentário:

Postar um comentário