Sobre a APLB...

APLB - Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia Filiado à Federação dos Trabalhadores Públicos da Bahia, à CTB e CNTE. C.G.C N° 14.029219/0001-28. Considerado Entidade de Utilidade Pública pela Lei Estadual n° 02254/65 e Lei Municipal - Fundado em 24 de abril de 1952. Transformado em Sindicato em 1989.

O Núcleo da APLB de Caém foi fundado em 20 de Junho de 2009, com o objetivo de organizar os profissionais da educação para que melhor possam defender seus interesses, representando o canal de negociação entre esses servidores e o poder público.

A Organização dos Trabalhadores tem sido, entretanto uma das questões que vem mudando o rumo da história da humanidade. Com o advento da Revolução Industrial na Inglaterra no século XVIII, os trabalhadores passaram a ser cada vez mais explorados, a receber baixos salários, a não ter segurança no trabalho, direito a férias, descanso semanal remunerado e ainda tinham que trabalhar de 14 à 16hs por dia.

Foi graças às organizações dos operários que essa realidade tem mudado, muitos morreram, outros foram perseguidos presos e torturados, para que hoje, tivéssemos uma legislação que assegure os direitos dos trabalhadores.

No Brasil, a Constituição assegura a livre associação profissional ou sindical. As greves foram regulamentadas pela Lei 7.783, de 1989. A paralisação é permitida, mas a lei determina que não pode haver greve total em serviços ou atividades essenciais.

Os direitos, hoje assegurados aos trabalhadores não foram concedidos graças à generosidade política dos governantes, mas representam uma conquista das organizações desses profissionais.

A organização de classe não só é necessária nos períodos de opressão, mas na necessidade de se organizar e lutar pelos interesses e melhores condições de trabalho, econômicas e de parceria no desenvolvimento e bemestar da sociedade, unindo e divergindo quando necessário.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO:

E-MAIL: aplbcaem@yahoo.com.br TEL: (74) 3636-7151

VISITE SEMPRE NOSSO BLOG:

www.aplbcaem.blogspot.com

quarta-feira, 4 de abril de 2012

ANÁLISE DOS PROCESSOS DE PAGAMENTOS/2011

No dia 03 de abril de 2012, reuniu-se na prefeitura Municipal de Caém, a Comissão da APLB e o técnico em Ciências Contábeis o Sr. Gilmar Oliveira, contador da Associação dos Professores/APLB – Caém. Tendo como finalidade analisar os Processos de Pagamentos correspondentes aos recursos do FUNDEB exercício 2011.
Foram entregues à comissão da APLB para serem analisados apenas os Processos correspondentes as despesas dos 60%, que implica diretamente na folha de pagamento dos profissionais do magistério “professores, coordenadores pedagógicos e diretores escolares”. Vale apena salutar que desde dezembro que a comissão da associação tinha solicitado tais documentos, no entanto segundo o setor financeiro da prefeitura tais documentos não foram entregues por conta da contabilidade do município estar fechando a prestação de conta ao TCM – Tribunal de Contas dos Municípios.
Essa análise se fez e se faz necessária para fecharmos o ciclo do acompanhamento da captação e aplicação dos recursos do Governo Federal através do MEC, ao Fundo da Educação do Município de Caém. Mediante a prestação de contas postada pelo TCM, informada pelo próprio poder público, bem como resumo passado a APLB em novembro de 2011, pela própria prefeitura comparada com a análise dos processos de pagamentos, realizada no dia 03/04/12, não há divergência na aplicação dos 60% dos recursos destinados a esse percentual e a essa finalidade.
Vale apena ressaltar, que os processos correspondentes as despesas dos 40% não foi entregue a APLB/Caém para análise comparatória com as informações disponibilizadas pelo TCM, e desta forma a associação dos professores/APLB, não tem como se posicionar a respeito dos gastos e da aplicação desse percentual “40%”. A Associação está entrando com o pedido dos processos de pagamentos dos 40% com os respectivos processos licitatórios, instrumentos contratuais, principalmente o de transporte escolar.
Assim, que esses processos forem repassados a comissão da APLB, posteriormente analisados, o sindicato dos professores dará maiores esclarecimentos aos seus associados.
Em tempo informamos que a comissão da APLB, solicitou uma reunião no próximo dia 09 de abril com o Ex.mo. Sr. Prefeito Gilberto Ferreira Matos, tendo como pauta o Piso Nacional aprovado recentemente no Congresso Federal, entre outras questões de interesse dos companheiros educadores.
Gilvando Inácio de Oliveira/Coordenador do núcleo da APLB/Caém.






Nenhum comentário:

Postar um comentário