Sobre a APLB...

APLB - Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia Filiado à Federação dos Trabalhadores Públicos da Bahia, à CTB e CNTE. C.G.C N° 14.029219/0001-28. Considerado Entidade de Utilidade Pública pela Lei Estadual n° 02254/65 e Lei Municipal - Fundado em 24 de abril de 1952. Transformado em Sindicato em 1989.

O Núcleo da APLB de Caém foi fundado em 20 de Junho de 2009, com o objetivo de organizar os profissionais da educação para que melhor possam defender seus interesses, representando o canal de negociação entre esses servidores e o poder público.

A Organização dos Trabalhadores tem sido, entretanto uma das questões que vem mudando o rumo da história da humanidade. Com o advento da Revolução Industrial na Inglaterra no século XVIII, os trabalhadores passaram a ser cada vez mais explorados, a receber baixos salários, a não ter segurança no trabalho, direito a férias, descanso semanal remunerado e ainda tinham que trabalhar de 14 à 16hs por dia.

Foi graças às organizações dos operários que essa realidade tem mudado, muitos morreram, outros foram perseguidos presos e torturados, para que hoje, tivéssemos uma legislação que assegure os direitos dos trabalhadores.

No Brasil, a Constituição assegura a livre associação profissional ou sindical. As greves foram regulamentadas pela Lei 7.783, de 1989. A paralisação é permitida, mas a lei determina que não pode haver greve total em serviços ou atividades essenciais.

Os direitos, hoje assegurados aos trabalhadores não foram concedidos graças à generosidade política dos governantes, mas representam uma conquista das organizações desses profissionais.

A organização de classe não só é necessária nos períodos de opressão, mas na necessidade de se organizar e lutar pelos interesses e melhores condições de trabalho, econômicas e de parceria no desenvolvimento e bemestar da sociedade, unindo e divergindo quando necessário.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO:

E-MAIL: aplbcaem@yahoo.com.br TEL: (74) 3636-7151

VISITE SEMPRE NOSSO BLOG:

www.aplbcaem.blogspot.com

quinta-feira, 28 de agosto de 2025

AVANÇO NA POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DE CAÉM

              Mais um avanço na valorização dos trabalhadores em educação. Hoje (28/08/2025) a Câmara de Vereadores de Caém, aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº11/2025, de iniciativa do Executivo Municipal. A atualização do reajuste para 9% no vencimento base dos servidores da educação (pessoal de apoio técnico administrativo e de infraestrutura escolar), faz parte da pauta de luta e reivindicação da APLB Sindicato/Caém, que desde janeiro vem negociando com a administração. O prefeito Arnaldo de Oliveira (Arnaldinho) e o secretário de educação, professor Ronaldo Alves de Oliveira, concordaram com o reajuste. Em conversas entre o diretor da APLB Gilvando Inácio e o prefeito no dia de ontem (27/08/2025), o prefeito Arnaldo, autorizou que o pagamento seja feito retroativo a janeiro do ano em exercício. O que representa mais um avanço na valorização dos trabalhadores. Dessa forma, os não docentes passam a ter o mesmo reajuste que foi concedido em janeiro aos professores.

Os avanços na valorização dos trabalhadores da educação de Caém, tem sido um marco da luta da APLB sindicato/Caém e na gestão do prefeito Arnaldo de Oliveira, que tem se tornado uma referência na valorização dos trabalhadores na região. Enquanto outros gestores atacam a educação e tentam provocar o desmonte da legislação, Caém segue outros caminhos, dialogando, acolhendo e atendendo as pautas da categoria. Assim, todos saem ganhando os que respeitam e valorizam os trabalhadores e os que têm seus direitos acolhidos e atendidos.

No rol do reconhecimento e na defesa da luta pelos direitos da classe trabalhadora da educação, a APLB/Caém tem contado com outro aliados forte e tão importante quanto, trata-se da Câmara de Vereadores. O Poder Legislativo de Caém, tem sido uma referência em nível de Bahia, por acolher e possibilitar o debate dos trabalhadores nas pautas pertinentes a classe. Em todos os projetos pertinentes a educação o sindicato é chamado para o diálogo, antes da sua aprovação. De forma unânime, os vereadores e vereadoras em seus pronunciamentos parabenizaram a APLB pelo trabalho realizado e pela constante luta em defesa da educação e dos trabalhadores.  A APLB externa gratidão e reconhecimento ao poder Legislativo.

Para o diretor da APLB professor, Gilvando Inácio de Oliveira, a valorização desses profissionais como vem ocorrendo no munícipio desde 2023, representa uma política de reconhecimento da importância dos mesmos nas ações educacionais. Em seu pronunciamento na Tribuna, Gilvando afirmou que “as funções desenvolvidas pelos profissionais em educação antecedem o trabalho do professor, o primeiro contato do aluno com o ambiente escolar ocorre quando o motorista acolhe os alunos, depois vem os agentes de portarias, da limpeza, enfim, só depois é que o professor acolhe os alunos na sala, que por sua vez já está limpa e pronta para iniciar o processo de letramento dos estudantes”. Afirmou ainda, “que o aluno percorre várias etapas e relações sócias até chagar no ambiente da sala de aula e todos eles se constituem na formação do Ser”. Dito isso, a valorização desses profissionais se constitui em política pública de direito e valorização da educação, o que tem sido feito pela gestão do prefeito, Arnaldo de Oliveira e uma marca da APLB.

A APLB Sindicato/Caém, sempre atenta na luta efetiva pela educação pública de qualidade e na garantia da valorização e dos direitos dos trabalhadores da educação. 

Para assistir o pronunciamento do Diretor da APLB -

 Gilvando Inácio, Clique na imagem abaixo




Fala da Diretora da APLB - Adriana Pereira 


Link  da sessão da Câmara 28/08/2025 na integra 


Fotos








Nenhum comentário:

Postar um comentário