sábado, 25 de maio de 2024

APLB REALIZA ESCUTA AOS SERVIDORES DA EDUCAÇÃO

A APLB Sindicato Caém realizou um diagnóstico na rede, no período de 13 a 22 de maio de 2024, com o objetivo de compreender e entender as relações institucionais e funcionais dos servidores da educação.  A escuta foi realizada em todas as escolas da rede municipal com os professores, gestores, coordenadores e os servidores não docentes (apoio). Em algumas unidades os servidores contratados também estiveram presentes. Não foi permitido a escuta individual ou de grupos de funcionários em separado. Também não foi permitido citar pessoas individualmente. Quando isso ocorreu, a participação não foi registrada. Os resultados possibilitaram compreender as relações no contexto das unidades escolares, das relações institucionais e funcionais da Secretaria de Educação e da APLB. Buscou-se obter um olhar amplo e cirúrgico com todo rigor ético e fiel às falas dos participantes. 

Após sistematização dos resultados, o sindicato realizou reunião com o poder público municipal para apresentar e socializar os resultados obtidos e o contexto dos espaços físicos e das condições que a Educação de Tempo Integral está sendo ofertada no âmbito municipal. É preciso se registrar que a Educação Integral teve início de funcionamento no dia 17 de abril do corrente ano.

O diagnóstico revelou realidades que, poder público, trabalhadores e o sindicato precisam analisar e agir com muita leveza, mas sem perderem a capacidade da urgência das mudanças sinalizadas no diagnóstico, nem tampouco buscar autodefesa. Os resultados obtidos nos provocam uma reflexão profunda e a necessidade urgente de mudanças de atitudes e de relações.

Para ter acesso na integra ao DIAGNÓSTICO acesse o LINK; https://drive.google.com/file/d/1vPFHx0_rg9WiYM8MLb_f7qEUl4maU4nT/view?usp=sharing. Não podemos perder de vista as condições de alguns espaços físicos alugados onde está funcionando a Educação de Tempo Integral, mas igualmente precisamos olhar para a estrutura dos prédios escolares que também não foram adequados ou recebeu qualquer reparo para acolher e atender o tempo integral. Para entender esse contexto assista os vídeos abaixo.

Mas não podemos apenas falar do negativo precisamos reconhecer os avanços que a educação vem tendo nos últimos anos. A valorização dos servidores tem sido uma referência na região e as relações estabelecidas entre poder público e sindicato um exemplo para toda Bahia. Relações essas que têm somado grandes avanços na carreira dos servidores da educação municipal de Caém. 

Temos também avançado, não como deveríamos, mas a atual gestão conseguiu concluir na sede do município a construção da Creche Modelo Padrão do FNDE que estava parada desde 2013. Espaço que foi denunciado pela APLB em 2019, pela utilização de recursos públicos, que segundo o levantamento do sindicato não se confirmaram na prática, apenas na prestação de contas. Tem-se também a construção em fase de acabamento de uma creche quilombola na Comunidade de Várzea Queimadas, via convênio com o Governo do Estado. Na sede do município está sendo concluído a construção do Colégio Estadual.

A APLB Sindicato esteve e estará atenta na defesa da educação pública gratuita e de qualidade e firme na defesa dos direitos e das condições de trabalho dos trabalhadores da educação.   

Espaços alugados que estão funcionando a Educação de Tempo Integral. Acesse o LINK para ver as condições. 

https://youtu.be/wDdaVSl84To

A escola que queremos! Uma conquista que demorou 11 anos, hoje uma realidade em funcionamento. Acesse o LINK para conhecer o espaço. 

https://youtu.be/ckPea7ygJOw

Sessão de fotos 

Reunião com o Poder Público discutido as pautas da educação e o Diagnóstico da rede municipal. (24/05/2024).




Assembleis para apresentar o avanço das pautas com a gestão e o Diagnóstico da rede municipal (25/05/2024).



quinta-feira, 16 de maio de 2024

NOTA DE PESAR A ADELFO TEIXEIRA DE MEDEIROS

Hoje, fui tomado pela triste notícia da perda de um grande amigo e de um excelente profissional, o Professor Adelfo Teixeira de Medeiros, servidor do município de Pilão Arcado. Um profissional de personalidade forte, ético, coerente, guerreiro e lutador por justiça de igualdade de direito. Tive o privilégio de conhecê-lo e nos tornarmos amigos. Tivemos muitos pontos de vista divergentes, mas quanto mais nos divergíamos, nos aproximávamos. Nossas discordâncias nos enriqueciam, nos tornava mais próximos e mais amigos.

Tenho consciência, e sinto uma profunda tristeza pela perda desse guerreiro e grande amigo, um ser humano incrível que no dia de hoje nos deixa. Tenho ainda mais convicção de que a Educação de Pilão Arcado, perdeu não só mais um de seus filhos, mas um exemplo de profissional, ser humano, comprometido com a educação, o respeito, a dignidade do outro, com a garantia e o cumprimento dos direitos da classe trabalhadora.

Deus coloca pessoas em nossos caminhos e elas não vêm em vão, elas nos marca, nos ensina, nos possibilita ver com outro olhar. As circunstâncias talvez inexplicáveis, tiraram um lutador do nosso convívio, mas nada apagará seu legado de luta e de personalidade forte na luta por si e pelo outro.

Que aprendamos com seu legado, com suas divergências e com suas coerências, que sua memória viva entre nós, mas principalmente no que ele fez de mais belo na sua vida. Levar o conhecimento às crianças e jovens, transformando esses em futuros cidadãos e cidadãs que terão um dia oportunidade de transformar o mundo em um lugar melhor pra se viver. Tenho certeza que essa seria uma de suas perspectivas.

Que Deus acolha seu espirito no Reino do Pai e que esse mesmo Pai conforte a alma e o coração dos seus familiares, especialmente de sua esposa e seus filhos, mas também conforte amigos e a todos que nesse momento sentem sua perda.

A APLB Caém se solidariza com todos que nesse momento sofre a perda de Adelfo Teixeira de Medeiros, que Deus conforte a todos.

Gilvando Inácio de Oliveira










sexta-feira, 10 de maio de 2024

A LUTA É A NOSSSA MARCA!

Hoje os trabalhadores da educação e filiados da APLB Sindicato Caém, tem um motivo a mais para comemorar, a aquisição de uma SPIN 0 km, com 7 lugares e toda equipada. Importante lembrar que o núcleo tem uma arrecadação mensal de aproximadamente de 7 mil e poucos reais. Com essa arrecadação mantem funcionário, jurídico, aluguel e as despesas do dia a dia. Já adquiriu um terreno de 1000m2, onde será construído a sede da instituição e ainda conta com um saldo significativo em conta bancária. Esse é o jeito da diretoria do núcleo administrar as contribuições dos seus filiados, sem contar que todos os anos a prestação de contas do núcleo é disponibilizada no Blog da instituição dando transparência e lisura na forma como os recursos são utilizados. 

Importante ressaltar que a APLB/Caém já tinha um carro 0 km adquirido em 2019, mas em 20/12/2023, o diretor da delegacia sofreu um acidente, quando retornava das atividades que desenvolvia com os núcleos da APLB de outros municípios. O carro foi dado como perda total. O bom disso tudo e graças a Deus é que o diretor do núcleo saiu ileso sem quaisquer sequelas ou danos e o seguro cobriu tudo.

Depois de 6 meses do ocorrido, a diretoria da APLB apresenta aos seus filiados, um novo carro 0 km que está à disposição dos seus filiados e a serviço da diretoria, com isso a entidade não teve qualquer prejuízo.

Diante dos recursos captados mensalmente pelo sindicato fica claro que administrar os recursos públicos é mais fácil, do que o que parece, basta ter transparência, planejamento e foco em prioridades.  Dessa forma, o que parece impossível torna-se possível e real.