Sobre a APLB...

APLB - Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia Filiado à Federação dos Trabalhadores Públicos da Bahia, à CTB e CNTE. C.G.C N° 14.029219/0001-28. Considerado Entidade de Utilidade Pública pela Lei Estadual n° 02254/65 e Lei Municipal - Fundado em 24 de abril de 1952. Transformado em Sindicato em 1989.

O Núcleo da APLB de Caém foi fundado em 20 de Junho de 2009, com o objetivo de organizar os profissionais da educação para que melhor possam defender seus interesses, representando o canal de negociação entre esses servidores e o poder público.

A Organização dos Trabalhadores tem sido, entretanto uma das questões que vem mudando o rumo da história da humanidade. Com o advento da Revolução Industrial na Inglaterra no século XVIII, os trabalhadores passaram a ser cada vez mais explorados, a receber baixos salários, a não ter segurança no trabalho, direito a férias, descanso semanal remunerado e ainda tinham que trabalhar de 14 à 16hs por dia.

Foi graças às organizações dos operários que essa realidade tem mudado, muitos morreram, outros foram perseguidos presos e torturados, para que hoje, tivéssemos uma legislação que assegure os direitos dos trabalhadores.

No Brasil, a Constituição assegura a livre associação profissional ou sindical. As greves foram regulamentadas pela Lei 7.783, de 1989. A paralisação é permitida, mas a lei determina que não pode haver greve total em serviços ou atividades essenciais.

Os direitos, hoje assegurados aos trabalhadores não foram concedidos graças à generosidade política dos governantes, mas representam uma conquista das organizações desses profissionais.

A organização de classe não só é necessária nos períodos de opressão, mas na necessidade de se organizar e lutar pelos interesses e melhores condições de trabalho, econômicas e de parceria no desenvolvimento e bemestar da sociedade, unindo e divergindo quando necessário.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO:

E-MAIL: aplbcaem@yahoo.com.br TEL: (74) 3636-7151

VISITE SEMPRE NOSSO BLOG:

www.aplbcaem.blogspot.com

sábado, 3 de fevereiro de 2024

CONSELHO DA APLB APROVA PLANO DE LUTAS PELA VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

A APLB Sindicato realizou seu Conselho Geral Sindical (CGS), nos dias 31/01 a 02/02 de 2024. O evento ocorreu na cidade de Salvador nas dependências do Hotel Wish e contou com participantes de todo o estado da Bahia. Os diretores e coordenadores da instituição dos mais variados municípios baianos, nos três dias do encontro debateram, propuseram e deliberaram acerca das pautas da educação e da luta dos trabalhadores para o exercício de 2024.

Uma das pautas bastante debatida e prepositiva foi a ampliação e a necessidade dos diretores da instituição em suas bases apresentarem candidatura para o pleito das eleições de 2024, seja para o legislativo ou executivo. Essa tem sido uma pauta defendida e fortalecida pela APLB, que vem crescendo com o movimento “MAIS EDUCAÇÃO NA POLÍTICA”. Tem-se a conclusão de que os representantes e lideranças sindicais precisam disputar e assumir esses espaços, garantindo assim, o encaminhamento de propostas e/ou a efetivação das pautas defendidas pelos trabalhadores. Como afirma o diretor da APLB/Caém, são nesses espaços que as ações se tornam realidades.

Para a diretoria da APLB Caém, que já realizou várias reuniões, o sindicato apresentará candidato para o pleito eleitoral de 2024. Um debate que precisa ser ampliado com os trabalhadores e a sociedade civil.

As atividades do Conselho Geral foram encerradas na sexta-feira (02/02) com a aprovação de um plano de lutas pela valorização dos profissionais de ensino. A entidade seguirá em mobilização intensa em defesa do Piso Salarial do Magistério, formação continuada, melhores condições de trabalho, entre outras pautas.

“Nosso conselho durou três dias e foi muito participativo. Discutimos a conjuntura, a política educacional, o funcionamento da APLB, do seu corpo jurídico, e aprovamos um plano de lutas em defesa do piso e demais bandeiras da Educação. Em 13 de março faremos um dia estadual de luta, com paralisação em toda a Bahia, em todas as redes municipais e estadual, com manifestações na SEC, nos Tribunais de Contas dos Municípios (TCMs) e na União de Prefeitos da Bahia (UPB). Foi um Conselho exitoso, pois discutimos toda a pauta da entidade e saímos fortalecidos para os desafios “, disse o professor Rui Oliveira, coordenador geral da APLB na fala final do Conselho. 

Acesse os vídeos da participação do coordenador da APLB/Caém no CGS

Para assistir o vídeo clique no mesmo 

O RECONHECIMENTO!


DÚVIDA!

CRÍTICA!!


SEÇÃO DE FOTOS 











   Acesse os links e leia também!

https://aplbsindicato.org.br/conselho-geral-da-aplb-abertura-debate-impacto-da-conjuntura-politica-na-educacao/

https://aplbsindicato.org.br/conselho-da-aplb-aprova-plano-de-lutas-pela-valorizacao-dos-profissionais-da-educacao/

https://aplbsindicato.org.br/

https://www.cnte.org.br/index.php/menu/comunicacao/posts/noticias/77086-cnte-define-estrategias-para-cumprimento-da-lei-do-piso-salarial-e-pagamento-dos-precatorios-do-fundeb

https://www.cnte.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário