Sobre a APLB...

APLB - Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia Filiado à Federação dos Trabalhadores Públicos da Bahia, à CTB e CNTE. C.G.C N° 14.029219/0001-28. Considerado Entidade de Utilidade Pública pela Lei Estadual n° 02254/65 e Lei Municipal - Fundado em 24 de abril de 1952. Transformado em Sindicato em 1989.

O Núcleo da APLB de Caém foi fundado em 20 de Junho de 2009, com o objetivo de organizar os profissionais da educação para que melhor possam defender seus interesses, representando o canal de negociação entre esses servidores e o poder público.

A Organização dos Trabalhadores tem sido, entretanto uma das questões que vem mudando o rumo da história da humanidade. Com o advento da Revolução Industrial na Inglaterra no século XVIII, os trabalhadores passaram a ser cada vez mais explorados, a receber baixos salários, a não ter segurança no trabalho, direito a férias, descanso semanal remunerado e ainda tinham que trabalhar de 14 à 16hs por dia.

Foi graças às organizações dos operários que essa realidade tem mudado, muitos morreram, outros foram perseguidos presos e torturados, para que hoje, tivéssemos uma legislação que assegure os direitos dos trabalhadores.

No Brasil, a Constituição assegura a livre associação profissional ou sindical. As greves foram regulamentadas pela Lei 7.783, de 1989. A paralisação é permitida, mas a lei determina que não pode haver greve total em serviços ou atividades essenciais.

Os direitos, hoje assegurados aos trabalhadores não foram concedidos graças à generosidade política dos governantes, mas representam uma conquista das organizações desses profissionais.

A organização de classe não só é necessária nos períodos de opressão, mas na necessidade de se organizar e lutar pelos interesses e melhores condições de trabalho, econômicas e de parceria no desenvolvimento e bemestar da sociedade, unindo e divergindo quando necessário.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO:

E-MAIL: aplbcaem@yahoo.com.br TEL: (74) 3636-7151

VISITE SEMPRE NOSSO BLOG:

www.aplbcaem.blogspot.com

sexta-feira, 2 de setembro de 2022

SÓ CONQUISTA QUEM LUTA! - TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO DE CAÉM TÊM MOTIVOS PARA COMEMORAR

Foto: Gervásio Lima 

Os servidores da educação de Caém têm mais um motivo para comemorar. Em março tiveram o reajuste de 33,24%, correspondente ao Piso do Magistério de forma linear e integral nos seus vencimentos.

No dia 01 de setembro/2022  a APLB e o poder público protocolaram na Câmara de Vereadores três projetos de leis que agregam a valorização profissional e a qualidade de vida dos servidores. O Projeto de Lei nº 11/2022 traz alterações na estrutura da carreira dos servidores tanto dos professores como dos não docentes. O eminente projeto altera os percentuais dos interníveis em 5% para mais. As gratificações de diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos também agregam ganho em 5%. A valorização das classes saem de 1% para 3%, representando em alguns casos ganho real de mais de 15% para alguns servidores. Foi também alterado os percentuais da qualificação profissional. Esses reajustes impactarão de forma direta nas demais gratificações da carreira do magistério.

Os servidores não docentes passarão a ter 3% na classe e 8% a 10% no nível de formação e poderão avançar na carreira, além da valoração pela qualificação profissional. Foi estruturado novos cargos como a ampliação dos coordenadores pedagógicos da Secretaria de Educação, fonoaudiólogo e psicopedagogo.

O Projeto de Lei nº 12/2022, que altera a Lei Municipal nº 563/2018, (Estatuto do Magistério Público), adéqua a estrutura do Plano de Carreira e da Lei nº 498/2016 e da Lei nº 617/2021que versam à cerca das eleições de diretores.

O Projeto de Lei nº 13/2022, institui os critérios para concessão da Licença Prêmio. O estabelecimento dessa normativa fez parte da luta do sindicato por várias gestões, e só agora se conseguiu avançar e estruturar essa normatização. Com a aprovação desse projeto busca-se criar a isonomia e o senso de justiça na concessão da Licença Prêmio. A APLB elaborou e apresentou essa proposta ao poder público, a qual foi acolhida e adequada para todos os servidores municipais. Nesse caso trata-se de uma conquista que não vai só beneficiar os servidores da educação. Mas com muita sensatez e sabedoria, manado pelo princípio de justiça, o prefeito Arnaldo de Oliveira, estendeu a proposta a todos os servidores do município.

Foi reestruturado vários artigos da Lei nº 547/2017 (Plano de Carreira), buscando valorar e (re)significar a valorização dos trabalhadores. Isso só se tornou possível pelas atitudes assertivas do sindicato e da gestão com a implantação do Piso do Magistério, que reorganizou a rede e garantiu a reserva técnica, cumprindo com o que determina a Lei Federal nº 11.738/2008.

O entendimento do sindicato e da gestão municipal, que vêm desde o início da gestão dialogando e compartilhando os problemas e as possíveis soluções, tem trazido fecundos resultados positivos para os servidores, especialmente os da educação.  

No início da gestão o sindicato encaminho a preposição ao prefeito municipal, para que os servidores da educação indicassem o Secretario de Educação, a partir de uma lista tríplice, indicativo acolhido. Ainda no mês de janeiro de 2021, a APLB  encaminhou o entendimento de se manter nos cargos os diretores eleitos e com mandato vencido nos cargos até que fosse possível a realização do processo eleitoral, por conta da pandemia da COVID 19, mais um indicativo acolhido pela gestão. O reajuste do Piso do Magistério foi mais uma conquista, que o prefeito Arnaldo não colocou dificuldade e negociou com o sindicato, contrário de muitos outros municípios. É importante ressaltar que sem diálogo de forma fecunda e prepositiva, tais  avanços não seriam possíveis.

Ressalte-se por relevante, que quando a APLB apresentou as alterações do Plano de Carreira e do Estatuto do Magistério Publico, bem como da proposta do projeto de lei que estabelece os  critérios para Concessão da Licença Prêmio, o prefeito Arnaldo não colocou qualquer  dificuldade, foi cuidadoso, no sentido de ver o impacto na folha e da legalidade jurídica. Sanada essas inquietações, deu aval para avançarmos na construção. Foram várias reuniões, construindo e reconstruindo um entendimento que melhor agregasse ganho aos trabalhadores sem trazer no futuro consequências aos mesmos e ao município.

Não podemos esquecer da figura do secretário de administração o Sr. Creso Júnior, que durante esse processo contribuiu de forma positiva e cirúrgica para chegar onde chegou.  Na verdade, essa foi uma construção que envolveu muitas mãos.

Todas essas conquistas só mostram o empenho e o olhar atento da APLB na defesa dos trabalhadores e na perspectiva de novas conquistas. Resta agora, os servidores da educação se engajarem mais no movimento sindical e na dedicação do seu labor, contribuindo assim para o fortalecimento da categoria e na melhoria da educação.  

                   Foto: Gervásio Lima
                   Foto: Gervásio Lima

2 comentários:

  1. Muito bom, companheiro! A APLB-Sindicato de Caém, seus filiados engajados na luta, bem como os gestores comprometidos com a valorização de profissionais da educação neste município estão de parabéns pelas necessárias e grandiosas ações. Viva, a APLB-Sindicato! Vivam os trabalhadores em educação! Vivam os gestores comprometidos com a garantia de ensino público de qualidade!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns aos envolvidos, à direcão da APLB pela persistência na luta, quando Gilvando faltava durante um período conturbado em que a categoria do municipio vivenciou com vários ataques e negação aos direitos dos trabalhadores em educação, dizendo com muita convicção que em momento algum os que então participavam da luta se sentissem derrotados por não estarem sido atendidos, no momento, muito pelo contrário estariam sim saindo das batalhas cada vez mais fortalecidos, era sobre isso, os frutos dos esforços estão sendo colhidos, parabéns a categoria organizada através da APLP, parabêns igualmente ao chefe do executivo e sua equipe gestora por ter a percepção e o reconhecimento de que toda aquela luta vivida e reitetadas gestão após gestão pela APLB não era em vão, a ponto de passar a acreditar até mais que alguns trabalhadores, parabéns prefeito Arnaldo Oliveira, por ter ouvido e estreitado o diálogo com uma das mais importantes categorias, reconhecendo e acatando os seus justos ensejos.

    ResponderExcluir