Sobre a APLB...

APLB - Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia Filiado à Federação dos Trabalhadores Públicos da Bahia, à CTB e CNTE. C.G.C N° 14.029219/0001-28. Considerado Entidade de Utilidade Pública pela Lei Estadual n° 02254/65 e Lei Municipal - Fundado em 24 de abril de 1952. Transformado em Sindicato em 1989.

O Núcleo da APLB de Caém foi fundado em 20 de Junho de 2009, com o objetivo de organizar os profissionais da educação para que melhor possam defender seus interesses, representando o canal de negociação entre esses servidores e o poder público.

A Organização dos Trabalhadores tem sido, entretanto uma das questões que vem mudando o rumo da história da humanidade. Com o advento da Revolução Industrial na Inglaterra no século XVIII, os trabalhadores passaram a ser cada vez mais explorados, a receber baixos salários, a não ter segurança no trabalho, direito a férias, descanso semanal remunerado e ainda tinham que trabalhar de 14 à 16hs por dia.

Foi graças às organizações dos operários que essa realidade tem mudado, muitos morreram, outros foram perseguidos presos e torturados, para que hoje, tivéssemos uma legislação que assegure os direitos dos trabalhadores.

No Brasil, a Constituição assegura a livre associação profissional ou sindical. As greves foram regulamentadas pela Lei 7.783, de 1989. A paralisação é permitida, mas a lei determina que não pode haver greve total em serviços ou atividades essenciais.

Os direitos, hoje assegurados aos trabalhadores não foram concedidos graças à generosidade política dos governantes, mas representam uma conquista das organizações desses profissionais.

A organização de classe não só é necessária nos períodos de opressão, mas na necessidade de se organizar e lutar pelos interesses e melhores condições de trabalho, econômicas e de parceria no desenvolvimento e bemestar da sociedade, unindo e divergindo quando necessário.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO:

E-MAIL: aplbcaem@yahoo.com.br TEL: (74) 3636-7151

VISITE SEMPRE NOSSO BLOG:

www.aplbcaem.blogspot.com

sexta-feira, 14 de maio de 2021

A APLB SINDICATO CAÉM FAZ PRONUNCIAMENTO NA CÂMARA DE VEREADORES

A participação da APLB na Sessão da Câmara (13/05/2021) teve como objetivo discutir:

Ø  Campanha - "SOLIDARIEDADE É UM ATO HUMANO"

Ø  Pesquisa Realizada com os Trabalhadores da Educação;

Ø  Ano letivo continuum 2020/2021 e a posição da APLB com relação a possibilidade do retorno presencial ou semipresencial das atividades pedagógicas;

Ø  Indicativo de alteração na legislação pertinente a educação.

Para assistir o vídeo clique no LINK ABAIXO 

https://youtu.be/ygeEgm8DYSw

Na oportunidade, o sindicato apresentou e solicitou apoio do Poder Legislativo em prol da Campanha - "SOLIDARIEDADE É UM ATO HUMANO”, que tem como objetivo arrecadar produtos para serem doados as famílias em situação de vulnerabilidade, devido a pandemia da COVID 19. Comovida com a necessidade dos que mais precisam, APLB Sindicato/Caém em parceria com a Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde e a Secretaria de Assistência Social, conclamam a sociedade em geral, em particular os trabalhadores da educação, para participarem desta iniciativa doando 1 kg de alimento ou a quantidade que desejar, contribuindo assim para amenizar a fome dos que mais precisam.   

Na oportunidade apresentou os resultados da pesquisa e sinalizou para a importância dos dados da mesma na adoção de políticas públicas na educação.

O coordenador do sindicato arguiu sobre os riscos que um possível retorno das atividades pedagógicas presenciais ou semipresenciais  poderiam provocar, e reafirmou que os trabalhadores da educação só retornarão as atividades presenciais após serem vacinados com a 2º dose da vacina da COVID - 19.

Justificou a solicitação da APLB na alteração da Lei nº 498/2016, que instituiu a eleição dos dirigentes escolares, bem como de outras legislações pertinentes a educação. Agradeceu o acolhimento do Poder Executivo e da Secretaria da Educação com relação as pautas encaminhadas pelo sindicato, lembrando que é no diálogo e no entendimento que se avança na qualidade da educação e na valorização dos trabalhadores.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário