Sobre a APLB...

APLB - Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia Filiado à Federação dos Trabalhadores Públicos da Bahia, à CTB e CNTE. C.G.C N° 14.029219/0001-28. Considerado Entidade de Utilidade Pública pela Lei Estadual n° 02254/65 e Lei Municipal - Fundado em 24 de abril de 1952. Transformado em Sindicato em 1989.

O Núcleo da APLB de Caém foi fundado em 20 de Junho de 2009, com o objetivo de organizar os profissionais da educação para que melhor possam defender seus interesses, representando o canal de negociação entre esses servidores e o poder público.

A Organização dos Trabalhadores tem sido, entretanto uma das questões que vem mudando o rumo da história da humanidade. Com o advento da Revolução Industrial na Inglaterra no século XVIII, os trabalhadores passaram a ser cada vez mais explorados, a receber baixos salários, a não ter segurança no trabalho, direito a férias, descanso semanal remunerado e ainda tinham que trabalhar de 14 à 16hs por dia.

Foi graças às organizações dos operários que essa realidade tem mudado, muitos morreram, outros foram perseguidos presos e torturados, para que hoje, tivéssemos uma legislação que assegure os direitos dos trabalhadores.

No Brasil, a Constituição assegura a livre associação profissional ou sindical. As greves foram regulamentadas pela Lei 7.783, de 1989. A paralisação é permitida, mas a lei determina que não pode haver greve total em serviços ou atividades essenciais.

Os direitos, hoje assegurados aos trabalhadores não foram concedidos graças à generosidade política dos governantes, mas representam uma conquista das organizações desses profissionais.

A organização de classe não só é necessária nos períodos de opressão, mas na necessidade de se organizar e lutar pelos interesses e melhores condições de trabalho, econômicas e de parceria no desenvolvimento e bemestar da sociedade, unindo e divergindo quando necessário.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO:

E-MAIL: aplbcaem@yahoo.com.br TEL: (74) 3636-7151

VISITE SEMPRE NOSSO BLOG:

www.aplbcaem.blogspot.com

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

PODER LEGISLATIVO É HOMENAGEADO PELA APLB/CAÉM

 

No dia 04 de fevereiro de 2021 a APLB sindicato Caém realizou homenagem de reconhecimento ao poder legislativo referente a legislatura 2017/2020. Esse reconhecimento foi fruto do empenho e do compromisso dos 9 vereadores tanto da situação quanto da oposição, pelo apoio e compromisso dos mesmos nas lutas e nas pautas apresentadas pela categoria durante a gestão 2017/2020. Não foram poucas as vezes em que os vereadores assumiram seu compromisso e se posicionaram de forma coerente com os dispositivos jurídicos para barrar projetos do executivo que atingiam os direitos da classe trabalhadora. Igualmente se fizeram presentes e atuantes na aprovação de leis e requerimentos que agregaram ganhos aos servidores e ao desenvolvimento da educação pública de qualidade.

Esse apoio do legislativo aos servidores se tornou mais evidente durante as lutas pelo precatório e pelo cumprimento do acordo assinado pelo ex-prefeito Gilberto Matos que desistiu sem dar qualquer justificativa aos trabalhadores. Nesse momento o sindicato deu início a uma luta jamais vista na história do município. Passou a ocupar os espaços públicos, as ruas, distribuir informativos e entrevistas em rádios. Mas esse debate se intensificou na Câmara de Vereadores, onde os trabalhadores foram acolhidos e suas vozes tiveram ressonância. Sem exceção, os vereadores se fizeram presentes e atuantes na causa defendida pela categoria e na defesa da boa aplicação dos recursos públicos.

A mensagem entregue aos vereadores tem gravada na placa de reconhecimento o pensamento do saudoso educador Paulo Freire que diz. "É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática". Esse pensamento ilustra de forma cirúrgica o comportamento e atuação do legislativo.

A APLB buscará atuar de forma firme como sempre fez, defender os interesses da classe trabalhadora, uma educação pública de qualidade a todos e o respeito com os recursos públicos. Esse alinhamento trouxe ganhos a sociedade, não apenas aos servidores da educação. Por várias vezes a APLB sinalizou para as propostas do executivo que maquiava a possibilidade de concurso público, bandeira que o sindicato tem lutado muito para acontecer. Mas na verdade as posposta enviadas a Câmara apenas ampliavam a livre nomeação e exoneração, quando não criavam cargos temporários. Propostas dessa natureza foram barradas, após amplo debate entre o legislativo e o sindicato. É preciso que se diga que muitas propostas foram aprovadas nessa legislatura, a exemplo do Plano de Carreira, Estatuto do Magistério entre outras. Todas com a participação dos trabalhadores.

A APLB se manterá firme e coerente na sua luta e no seu fazer em função da educação pública de qualidade e dos interesses e manutenção dos direitos dos trabalhadores. A direção do sindicato agradece ao poder legislativo pelo acolhimento, respeito, sensibilidade e coerência de como tem tratado as questões e as pautas defendidas pelo sindicato. Essa parceria do legislativo com a APLB já faz parte da história do município de Caém e povoará a memória dos trabalhadores da educação. Igualmente cada vereador carregará nos ombros a certeza do dever cumprido e a APLB com a consciência que trilhou o caminho certo.

Para assistir a homenagem acesse o linque abaixo



Agradecimentos do Vereador Pablo Piauhy


SEÇÃO DE FOTOS 


























3 comentários:

  1. Parabéns mais uma vez aos membros da APLB, pela homenagem e reconhecimento aos nobres vereadores de Caém, pelo apoio e solidariedade aos profissionais de educação, especialmente aos professores. Quero aqui ressaltar, que reconhecer o apoio do outro é uma virtude de poucos e é por isso que sempre tenho dito, vcs mim representam muitíssimo bem e obrigado!

    ResponderExcluir
  2. A diretoria da APLB agradece e sente lisonjeada, sem perder de vista que somos todos APLB. A diretoria é apenas uma parte de uma estrutura maior. Temos também muito orgulho da sua participação como coordenador, que em muito contribuiu para o que somos hoje.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado e na medida do possível sempre estaremos juntos!

    ResponderExcluir