Sobre a APLB...

APLB - Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia Filiado à Federação dos Trabalhadores Públicos da Bahia, à CTB e CNTE. C.G.C N° 14.029219/0001-28. Considerado Entidade de Utilidade Pública pela Lei Estadual n° 02254/65 e Lei Municipal - Fundado em 24 de abril de 1952. Transformado em Sindicato em 1989.

O Núcleo da APLB de Caém foi fundado em 20 de Junho de 2009, com o objetivo de organizar os profissionais da educação para que melhor possam defender seus interesses, representando o canal de negociação entre esses servidores e o poder público.

A Organização dos Trabalhadores tem sido, entretanto uma das questões que vem mudando o rumo da história da humanidade. Com o advento da Revolução Industrial na Inglaterra no século XVIII, os trabalhadores passaram a ser cada vez mais explorados, a receber baixos salários, a não ter segurança no trabalho, direito a férias, descanso semanal remunerado e ainda tinham que trabalhar de 14 à 16hs por dia.

Foi graças às organizações dos operários que essa realidade tem mudado, muitos morreram, outros foram perseguidos presos e torturados, para que hoje, tivéssemos uma legislação que assegure os direitos dos trabalhadores.

No Brasil, a Constituição assegura a livre associação profissional ou sindical. As greves foram regulamentadas pela Lei 7.783, de 1989. A paralisação é permitida, mas a lei determina que não pode haver greve total em serviços ou atividades essenciais.

Os direitos, hoje assegurados aos trabalhadores não foram concedidos graças à generosidade política dos governantes, mas representam uma conquista das organizações desses profissionais.

A organização de classe não só é necessária nos períodos de opressão, mas na necessidade de se organizar e lutar pelos interesses e melhores condições de trabalho, econômicas e de parceria no desenvolvimento e bemestar da sociedade, unindo e divergindo quando necessário.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO:

E-MAIL: aplbcaem@yahoo.com.br TEL: (74) 3636-7151

VISITE SEMPRE NOSSO BLOG:

www.aplbcaem.blogspot.com

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

A DELEGACIA SINDICAL DO MINÉRIO FUNDA MAIS UM NÚCLEO DA APLB.


O dia 22 de novembro/2014 ficará marcado na história dos trabalhadores da Educação do município de Pindobaçu/BA. Nesta data foi oficialmente fundado o Núcleo Sindical da APLB/Pindobaçu - Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Estado da Bahia, entidade sindical filiada a CNTE - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação do Brasil. O encontro contou com a participação do articulador de Organização de Núcleo Sindical da Delegacia Sindical do Minério Professor Gilvando Inácio e do Tesoureiro da Delegacia professor Huberlândio Silva e do Diretor de Coordenação de Núcleo da Comitiva Estadual da APLB/Salvador o professor José Dias. Na assembléia foi composta a comissão provisória que após ter sido eleita pelos presentes passará a organizar os trabalhos do sindicato. Veja a composição da comissão:

Coordenadora - Patrícia da Silva Lima Palmeira
Vice - Coordenador- Raimundo Alves
Tesoureiro - Pedro Batista Filho
Secretário - Antônio Aguiar de Araújo
Secretário Sindical - Fernando Alves da Silva Filho
Suplentes - Leila Solange da Silva Carvalho
                   Janete Amorim Buriti

Os trabalhadores de Pindobaçu com esse ato mostraram a coragem e a determinação desses profissionais e o compromisso que os mesmos passam a assumir com as mudanças educacionais neste município, tanto na valorização dos profissionais como na luta da melhoria da educação como um todo, bem como a fiscalização e a aplicação dos recursos do FUNDEB.

Parabenizar esses profissionais é muito pouco, pois quem bem sabe somos nós a dificuldade de se organizar e fundar um núcleo sindical da APLB nos municípios, falta apoio dos trabalhadores. Na maioria das vezes o poder público acaba coagindo a organização dos trabalhadores, ao mesmo tempo que a estrutura como se encontra organizada o contexto educacional nos municípios possibilita a oferta de diferentes cargos de comissão levando muitos profissionais a priorizarem as vantagens de quatro anos esquecendo que as conquistas da categoria são para sempre e para todos. Por esses e por vários outros motivos os profissionais de Pindobaçu estão de parabéns.










Nenhum comentário:

Postar um comentário