Sobre a APLB...

APLB - Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia Filiado à Federação dos Trabalhadores Públicos da Bahia, à CTB e CNTE. C.G.C N° 14.029219/0001-28. Considerado Entidade de Utilidade Pública pela Lei Estadual n° 02254/65 e Lei Municipal - Fundado em 24 de abril de 1952. Transformado em Sindicato em 1989.

O Núcleo da APLB de Caém foi fundado em 20 de Junho de 2009, com o objetivo de organizar os profissionais da educação para que melhor possam defender seus interesses, representando o canal de negociação entre esses servidores e o poder público.

A Organização dos Trabalhadores tem sido, entretanto uma das questões que vem mudando o rumo da história da humanidade. Com o advento da Revolução Industrial na Inglaterra no século XVIII, os trabalhadores passaram a ser cada vez mais explorados, a receber baixos salários, a não ter segurança no trabalho, direito a férias, descanso semanal remunerado e ainda tinham que trabalhar de 14 à 16hs por dia.

Foi graças às organizações dos operários que essa realidade tem mudado, muitos morreram, outros foram perseguidos presos e torturados, para que hoje, tivéssemos uma legislação que assegure os direitos dos trabalhadores.

No Brasil, a Constituição assegura a livre associação profissional ou sindical. As greves foram regulamentadas pela Lei 7.783, de 1989. A paralisação é permitida, mas a lei determina que não pode haver greve total em serviços ou atividades essenciais.

Os direitos, hoje assegurados aos trabalhadores não foram concedidos graças à generosidade política dos governantes, mas representam uma conquista das organizações desses profissionais.

A organização de classe não só é necessária nos períodos de opressão, mas na necessidade de se organizar e lutar pelos interesses e melhores condições de trabalho, econômicas e de parceria no desenvolvimento e bemestar da sociedade, unindo e divergindo quando necessário.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO:

E-MAIL: aplbcaem@yahoo.com.br TEL: (74) 3636-7151

VISITE SEMPRE NOSSO BLOG:

www.aplbcaem.blogspot.com

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

I FÓRUM EDUCACIONAL DA APLB - CAÉM


APLB NÚCLEO SINDICAL DE CAÉM REALIZA I FÓRUM EDUCACIONAL

No último dia 24 a APLB Núcleo Sindical de Caém realizou o I Fórum Educacional do município, tendo como tema: "Lutando Pela Valorização e Qualidade da Educação". O evento foi realizado no Colégio Municipal de Caém, contando com a presença  dos trabalhadores e trabalhadoras da educação do município. Participaram do evento os representantes do Poder Executivo, Legislativo, o representante da Regional Norte da APLB Ahilton Rodrigues , os representantes da Delegacia Sindical da APLB de Jacobina e os membros da coordenação do núcleo sindical da APLB de Caldeirão Grande na condição de observadores e convidados. O Fórum deliberou sobre os seguintes pontos: 1) PME -  Desafio para qualidade - Plano de Valorização e Carreira dos Profissionais da Educação, Estatuto do Magistério Público - Palestrante: Marilene dos Santos Betros, diretora de assuntos jurídicos da APLB Sindicato, vice-coordenadora da APLB Sindicato e secretária da mulher trabalhadora da CTB-BAHIA, também é vice-presidente da FISE; 2) A CONJUNTURA EDUCACIONAL: Piso Nacional -  Aplicação da Lei 11.738/2008 - as suas determinações e implicações no funcionalismo público - Palestrante: Heleno Araújo Filho, presidente do SINTEPE, secretário de assuntos educacionais da CNTE e membro do Fórum Nacional de Educação. 3) PRÓ-FUNCIONÁRIO: Carreira e Valorização - Palestrante: João Alexandrino de Oliveira, secretário para assuntos do interior – SINTEPE. 4) ORGANIZAÇÃO DOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO: Importância, conquista, avanços/dificuldades - A participação dos educadores na aplicação dos recursos públicos - Palestrante: Heleno Araújo Filho. O evento contou com 162 delegados e delegadas além dos observadores e das autoridades convidadas.
O I Fórum Educacional da APLB - Núcleo Sindical buscou atender os seguintes objetivos:
I. Qualificar o debate dos trabalhadores e das trabalhadoras do Ensino Público
sobre a Conjuntura Municipal, Estadual, Federal, Sindical e Educacional, no tocante aos desafios e perspectivas da classe trabalhadora;
II. Acompanhar e intervir junto às políticas estabelecidas pelos ór­gãos governamentais, a partir dos projetos já consolidados nestes últimos anos pela categoria;
III. Compreender e debater o PME, como plano de articulação na busca da qualidade e da Valorização da educação básica tomando como parâmetro as metas e proposições já estabelecidas no PME.
IV. Orientar e conscientizar o processo de organização e participação do trabalho sindical;
V. Compreender a estrutura da Lei 11.738/2008, que instituiu o Piso Salarial Profissional Nacional para os profissionais do Magistério Público da Educação Básica.
A APLB núcleo sindical de Caém, em parceria com a APLB do Estado da Bahia e com a CNTE - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação tem avançado nas conquistas e na valorização dos trabalhadores da educação no município. As conquistas do sindicato tem sido muitas, no entanto há muito mais a se conquistar e fazer valer os direitos da categoria, as leis que asseguram os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras da educação são várias, o cumprimento das mesmas nem tanto, daí a necessidade de uma luta ativa na busca da garantia do cumprimento desses direitos.
A valorização e a qualidade da educação dependem exclusivamente dos trabalhadores da educação. Não é mais permitido nos dias de hoje que os formadores de opinião ou de outras profissões sejam aqueles que temem reivindicar seus direitos e construir um país melhor, mais justo, mais humano. Afirma o coordenador da APLB/Caém, "somos educadores, não iremos permitir que os nossos direitos não sejam cumpridos, afinal se não lutarmos pela validação e garantia destes não faz sentido o que pregamos na sala de aula todos os dias".
Na plenária final os delegados e delegadas aprovaram 5 propostas que irão ser  encaminhadas ao Poder Executivo como reivindicação da categoria dos profissionais da educação.

























Nenhum comentário:

Postar um comentário