Sobre a APLB...

APLB - Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia Filiado à Federação dos Trabalhadores Públicos da Bahia, à CTB e CNTE. C.G.C N° 14.029219/0001-28. Considerado Entidade de Utilidade Pública pela Lei Estadual n° 02254/65 e Lei Municipal - Fundado em 24 de abril de 1952. Transformado em Sindicato em 1989.

O Núcleo da APLB de Caém foi fundado em 20 de Junho de 2009, com o objetivo de organizar os profissionais da educação para que melhor possam defender seus interesses, representando o canal de negociação entre esses servidores e o poder público.

A Organização dos Trabalhadores tem sido, entretanto uma das questões que vem mudando o rumo da história da humanidade. Com o advento da Revolução Industrial na Inglaterra no século XVIII, os trabalhadores passaram a ser cada vez mais explorados, a receber baixos salários, a não ter segurança no trabalho, direito a férias, descanso semanal remunerado e ainda tinham que trabalhar de 14 à 16hs por dia.

Foi graças às organizações dos operários que essa realidade tem mudado, muitos morreram, outros foram perseguidos presos e torturados, para que hoje, tivéssemos uma legislação que assegure os direitos dos trabalhadores.

No Brasil, a Constituição assegura a livre associação profissional ou sindical. As greves foram regulamentadas pela Lei 7.783, de 1989. A paralisação é permitida, mas a lei determina que não pode haver greve total em serviços ou atividades essenciais.

Os direitos, hoje assegurados aos trabalhadores não foram concedidos graças à generosidade política dos governantes, mas representam uma conquista das organizações desses profissionais.

A organização de classe não só é necessária nos períodos de opressão, mas na necessidade de se organizar e lutar pelos interesses e melhores condições de trabalho, econômicas e de parceria no desenvolvimento e bemestar da sociedade, unindo e divergindo quando necessário.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO:

E-MAIL: aplbcaem@yahoo.com.br TEL: (74) 3636-7151

VISITE SEMPRE NOSSO BLOG:

www.aplbcaem.blogspot.com

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

INFORMATIVO

A comissão do Núcleo Sindical da APLB / Caém informa aos seus associados que no dia 17 de novembro de 2012 teve acesso na prefeitura aos recursos de captação e aplicação do FUNDEB (40% e 60%), referente ao período de janeiro a setembro. Por conta do Poder Público da gestão anterior ainda não ter fechado a prestação de conta referernte ao exercício de 2012 e disponibilizado ao TCM, o sindicato aguarda a conclusão das mesmas para se posicionar.



A APLB EM AÇÃO: 1ª REUNIÃO COM O PODER PÚBLICO - JANEIRO / 2013



No dia 16 de janeiro de 2013, a comissão da APLB reuniu-se com o prefeito municipal Arnaldo de Oliveira Filho, o Vice-Prefeito Bruno a secretária da educação professora Mary Matos de Oliveira e o presidente da Câmara de Vereadores, Vereador Fábio de Queiroz Souza, tendo como objetivo discutir políticas públicas que melhor venham atender os interesses dos nossos associados e de todos os servidores da educação do Município de Caém.
Pauta do Encontro:
Ø    PROJETO “PROFESSOR VOCÊ É 10”: A comissão da APLB apresentou uma proposta de projeto a Secretaria Municipal de Educação, que tem como objetivo premiar no final do ano os professores que venham desenvolver projetos de ensino/aprendizagem na sua área ou os profissionais da pré-escola à 4ª série que venham fazer o mesmo, terão seus projetos selecionados e avaliados por uma equipe para serem analisados e premiados, com um valor sugerido pelo sindicato de R$ 10.000,00, para cada categoria.
O Sr. Prefeito Arnaldo de Oliveira solicitou o esboço do projeto para ver a viabilidade. Em breve o mesmo estará sendo encaminhado a Secretaria Municipal de Educação pela coordenação do Sindicato;
Ø    ESPAÇO NA SEMANA PEDAGÓGICA: O Sindicato dos professores solicitou um momento na Semana Pedagógica de 2013, com o objetivo de prestar esclarecimentos à categoria sobre o acompanhamento dos recursos do FUNDEB/2012, nos seus aspectos: Captação e Aplicação. Em tempo trará um técnico do TCM (Tribunal de Contas dos Municípios) para prestar esclarecimentos referentes aos recursos do FUNDEB e responder possíveis indagações.
O Prefeito municipal juntamente com a Secretária da Educação atenderam a solicitação;
Ø    PLANO DE CARGO E SALÁRIO: A comissão da APLB solicitou urgência na elaboração do Plano de Cargos e Salários do município, com a finalidade de reajustar os vencimentos dos professores com base no Piso Nacional que é de R$ 1.566,48 um aumento de 9,97% em relação a 2012. Foi discutida a importância de se adequar o salário dos diretores, que tem ficado abaixo do salário dos professores. Por uma questão de hierarquia, os vencimentos dos cargos de chefia devem ficar acima dos vencimentos dos seus subordinados.
Outra pauta foi o reajuste do salário dos professores de nível superior, pois os mesmos não tiveram o seu devido aumento com o último Plano de Cargos e Salários/2012.
Também se discutiu como ficaria a Ajuda de Custo para os professores e funcionários que se deslocaram no exercício de 2013.
O Sr. Prefeito Arnaldo de Oliveira, pediu que o sindicato tivesse um pouco de paciência, pois ele precisa reajustar a folha de pagamento do mês em exercício. Em fevereiro equacionará a questão. Com relação à Ajuda de Custo, em alguns casos os servidores terão o transporte para se deslocarem e, quando isso não for possível, o servidor terá o beneficio diretamente repassado em seu salário.
Ø    DESVIO DE FUNÇÃO DOS SERVIDORES DO MAGISTERIO: A Associação acompanhou nos últimos anos da gestão anterior, alguns casos de servidores do magistério que não estavam em sala de aula, porém recebiam pelo FUNDEB. A Coordenação da APLB deixou claro que tais irregularidades não deverão ocorrer nessa gestão. Pois, os recursos do FUNDEB (60%), só poderão ser pagos aos profissionais da educação que estejam diretamente em atividade do Magistério (Professores, Diretores, Vice-Diretores e Coordenadores).
O poder público deixou claro que esse tipo de situação não ocorrerá nessa gestão, pois os recursos do FUNDEB serão aplicados conforme sua finalidade;
Ø    ESTATUTO DO MAGISTÉRIO: A representação sindical dos professores cobrou a elaboração do Estatuto do Magistério, documento que regulamenta de forma definitiva os deveres e os direitos dos servidores do Magistério e, que, já vem sendo exigido pelo MEC.
A secretaria Municipal de Educação com o poder Executivo informou que o mesmo será elaborado no decorrer do desenvolvimento das ações da Secretaria Municipal de Educação/2013.  
Ø    O ENQUADRAMENTO E A ESTABILIDADE ECONÔMICA: Ao ser questionado sobre as pessoas que têm direito adquirido, porém não tiveram seu nome publicado em uma portaria no Diário Oficial pelo ex-gestor, o que seria feito para que essas pessoas tivessem seus direitos também reconhecidos?
O prefeito Municipal Arnaldo de Oliveira respondeu que: Irá revogar todas as portarias que foram publicadas na gestão anterior, pois algumas possuem irregularidades, e não será permitido que aqueles que não têm o devido direito, sejam beneficiados e disse mais, que algumas pessoas foram beneficiadas de forma irregular isto, é,não tinham o devido direito.
O mesmo argumentou que vai analisar, caso a caso, fazendo o levantamento individual de cada servidor em cada uma das situações, (Enquadramento, Estabilidade Econômica e Licença Prêmio). Para isso formará uma Comissão com representantes da APLB, do Sindicato dos Servidores Públicos, da Secretaria Municipal da Educação, do Poder Executivo e Legislativo e com a Secretaria de Recursos Humanos, e logo em seguida publicará as portaria daqueles que tiverem direitos amparados pela Lei.
Segundo o Prefeito Municipal, não foi encontrado nas pastas dos servidores beneficiados quaisquer documentos que possam comprovar o benefício concedido.
OBS: A coordenação da APLB/Caém esteve na Promotoria Pública e consultou jurista para saber se a atitude do Prefeito com relação ao assunto seria viável, segundo a Promotoria e a assessoria jurídica do sindicato, uma vez que, não foram encontrados documentos que comprovam o beneficio concedido nas pastas dos servidores, isso é possível sim, já que, o poder executivo alega que pessoas foram beneficiadas sem que tivessem o devido direito.
Estaremos acompanhando cuidadosamente a resolução do problema.







quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

INFORMATIVO:



APLB – Núcleo Sindical de Caém informa aos seus associados, que em relação a Ampliação da Jornada de Trabalho de 20h (vinte) para 40h (quarenta) horas, (ENQUADRAMENTO), o mesmo será assegurado  aos servidores que se encontrem na seguinte situação de trabalho:
1ª Tenha 10 anos contínuos ou não
2ª Até o dia 31 de dezembro de 2012 estavam ocupando 40 horas (Vaga Real). Isso é o que vale para os cargos de Professor (a), Diretores (a), Vice-Diretores (a) e os cargos de Coordenação pedagógica.
Você servidor, que se encontra dentro desta realidade, não se preocupe, pois apesar de seu nome não ter sido publicado nas portarias do Diário Oficial do Município de Caém, na gestão anterior, atendendo estes pré-requisitos o seu Enquadramento estará assegurado pela Lei 397, de 30 de novembro de 2011 (Diário Oficial  de 30 de novembro de 2011).
Qualquer situação que ocorra ao contrario, entre em contato com APLB.
Contatos: E-Mail  aplbcaem@yahoo.com.br
                  BLOG: WWW.aplbcaem.blogspot.com
                 TELEFONE: 74 – 3636-7151