Sobre a APLB...

APLB - Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia Filiado à Federação dos Trabalhadores Públicos da Bahia, à CTB e CNTE. C.G.C N° 14.029219/0001-28. Considerado Entidade de Utilidade Pública pela Lei Estadual n° 02254/65 e Lei Municipal - Fundado em 24 de abril de 1952. Transformado em Sindicato em 1989.

O Núcleo da APLB de Caém foi fundado em 20 de Junho de 2009, com o objetivo de organizar os profissionais da educação para que melhor possam defender seus interesses, representando o canal de negociação entre esses servidores e o poder público.

A Organização dos Trabalhadores tem sido, entretanto uma das questões que vem mudando o rumo da história da humanidade. Com o advento da Revolução Industrial na Inglaterra no século XVIII, os trabalhadores passaram a ser cada vez mais explorados, a receber baixos salários, a não ter segurança no trabalho, direito a férias, descanso semanal remunerado e ainda tinham que trabalhar de 14 à 16hs por dia.

Foi graças às organizações dos operários que essa realidade tem mudado, muitos morreram, outros foram perseguidos presos e torturados, para que hoje, tivéssemos uma legislação que assegure os direitos dos trabalhadores.

No Brasil, a Constituição assegura a livre associação profissional ou sindical. As greves foram regulamentadas pela Lei 7.783, de 1989. A paralisação é permitida, mas a lei determina que não pode haver greve total em serviços ou atividades essenciais.

Os direitos, hoje assegurados aos trabalhadores não foram concedidos graças à generosidade política dos governantes, mas representam uma conquista das organizações desses profissionais.

A organização de classe não só é necessária nos períodos de opressão, mas na necessidade de se organizar e lutar pelos interesses e melhores condições de trabalho, econômicas e de parceria no desenvolvimento e bemestar da sociedade, unindo e divergindo quando necessário.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO:

E-MAIL: aplbcaem@yahoo.com.br TEL: (74) 3636-7151

VISITE SEMPRE NOSSO BLOG:

www.aplbcaem.blogspot.com

terça-feira, 30 de setembro de 2025

CALENDÁRIO ESCOLAR 2025 EM PAUTA

A APLB Sindicato e a Secretaria de Educação discutiram no dia de hoje (30/09/2025), a reposição do Calendário Escolar. A reunião foi provocada pela APLB que levou como pauta para além do Calendário Escolar, o pagamento da gratificação aos professores que atendem crianças com deficiência, a suspensão das licenças-prêmios, as reuniões para além do horário de aula dos professores em algumas unidades escolares, os transportes escolares e as condições de trabalho dos professores e das salas de aula.

Estiveram presentes na reunião a estrutura da secretaria de educação, os diretores da APLB Sindicato, o CME (Conselho Municipal de Educação) e o Secretário de Administração e planejamento, Creso Rabelo Junior, representando o prefeito Arnaldo, que não pôde se fazer presente por compromisso anteriormente agendado.

Com relação a Reposição do Calendário Escolar, a APLB apresentará a proposta de reposição na plataforma do Formulário do Google, aos trabalhadores, para saber da concordância dos mesmos. Com relação ao pagamento da gratificação aos alunos com deficiência, a APLB propôs que fosse pago também o percentual pelos alunos que não têm laudo, mas que são identificados pela escola e já tem o PEI (Plano Educacional individualizado). O secretário de educação, professor Ronaldo de Oliveira, informou que esse levantamento já estava sendo feito para atender essa necessidade e se comprometeu a verificar junto com o RH da prefeitura a divergência de valores recebidos por alguns professores. Com relação às Licenças- Prêmios ficou agendada uma reunião para novembro, onde serão reprogramadas as licenças que foram indeferidas, para o próximo ano. Com relação as reuniões fora do horário do trabalho do professor, a secretaria ficou de averiguar o que está acontecendo e buscará resolver a questão.