Sobre a APLB...

APLB - Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia Filiado à Federação dos Trabalhadores Públicos da Bahia, à CTB e CNTE. C.G.C N° 14.029219/0001-28. Considerado Entidade de Utilidade Pública pela Lei Estadual n° 02254/65 e Lei Municipal - Fundado em 24 de abril de 1952. Transformado em Sindicato em 1989.

O Núcleo da APLB de Caém foi fundado em 20 de Junho de 2009, com o objetivo de organizar os profissionais da educação para que melhor possam defender seus interesses, representando o canal de negociação entre esses servidores e o poder público.

A Organização dos Trabalhadores tem sido, entretanto uma das questões que vem mudando o rumo da história da humanidade. Com o advento da Revolução Industrial na Inglaterra no século XVIII, os trabalhadores passaram a ser cada vez mais explorados, a receber baixos salários, a não ter segurança no trabalho, direito a férias, descanso semanal remunerado e ainda tinham que trabalhar de 14 à 16hs por dia.

Foi graças às organizações dos operários que essa realidade tem mudado, muitos morreram, outros foram perseguidos presos e torturados, para que hoje, tivéssemos uma legislação que assegure os direitos dos trabalhadores.

No Brasil, a Constituição assegura a livre associação profissional ou sindical. As greves foram regulamentadas pela Lei 7.783, de 1989. A paralisação é permitida, mas a lei determina que não pode haver greve total em serviços ou atividades essenciais.

Os direitos, hoje assegurados aos trabalhadores não foram concedidos graças à generosidade política dos governantes, mas representam uma conquista das organizações desses profissionais.

A organização de classe não só é necessária nos períodos de opressão, mas na necessidade de se organizar e lutar pelos interesses e melhores condições de trabalho, econômicas e de parceria no desenvolvimento e bemestar da sociedade, unindo e divergindo quando necessário.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO:

E-MAIL: aplbcaem@yahoo.com.br TEL: (74) 3636-7151

VISITE SEMPRE NOSSO BLOG:

www.aplbcaem.blogspot.com

quinta-feira, 28 de julho de 2022

REUNIÃO ENTRE A APLB E O PODER PÚBLICO DEBATE AS ALTERAÇÕES NO PLANO DE CARREIRA E O CONCURSO PÚBLICO

 

(Foto: Gervásio Lima)

A APLB/Sindicato e o poder público de Caém,  se reuniram hoje (28/07) para debaterem ações e metas para educação municipal. Além da diretoria do sindicato estiveram presentes o prefeito Arnaldo de Oliveira, o secretário de educação professor Ronaldo Alves de Oliveira, o secretário de Administração o Sr. Creso Júnior Rabelo; o procurador do município Sr. Leandro Augusto de Oliveira Almeida (Advogado); a coordenadora pedagógica a Sra. Sheila Valois e do assessor de comunicação o Sr. Gervásio Lima.

O debate ocorreu em torno das alterações do Plano de Cargos, Carreira, Remuneração do Magistério Público; das alterações do Estatuto do Magistério; do Projeto de Lei que busca regulamentar os critérios para concessão da Licença Prêmio. Com relação as propostas de alterações do PCR, apresentadas pela APLB, o prefeito Arnaldo, acolheu e se comprometeu com as mesmas.

Entre essas alterações estão os percentuais dos interníveis e da regulamentação da valorização para todos os servidores NÃO DOCENTES com a criação de uma vantagem que tem como referência o tempo de serviço, identificada como CLASSE. Vantagem essa, já paga aos professores. Essa foi uma sugestão do prefeito Arnaldo. Também foi proposto pelo sindicato e acolhida pelo poder público, a valorização por formação aos não docentes. Atendendo assim, o que determina a Lei Federal nº 14.113/2020 e dos art. 61 e 62 da Lei nº 9394/96 (LDB). O Sindicato também apresentou alteração de valoração na comissão dos diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos.

Todas essas mudanças, representam uma inovação e o avanço na valorização dos trabalhadores. Esse é mais um resultado do trabalho de parceria e do bom diálogo entre categoria e poder público, que esse ano (2022), rendeu aos professores do município o reajuste de 33,24%, cumprindo assim o que determina a Lei nº 11.738/2008. Sendo o Caém um dos primeiros município a pagar o Piso do Magistério.

Na oportunidade, foi feito uma avaliação das ações e do Plano de Metas que o sindicato e o Poder Público elegeram para ser alcançado em 2022. Sendo o mesmo composto por 10 ações, entre elas o CONCURSO PÚBLICO. Nesse tocante ficou acertado que ainda esse ano será feito o levantamento das vagas reais, por secretaria e no primeiro semestre de 2023 será realizado o CONCURSO. Essa é uma meta que para a APLB não tem negociação, já que durante todas as gestões, o município tem um número cada vez maior de servidores contratados. O que deixa claro que as vagas existem.

Das propostas defendidas pela APLB no Plano de Ação, algumas já foram alcançadas, entre elas o cumprimento do reajuste do Piso do Magistério de 33,24%,. O turnão de trabalho para os não docentes e a disponibilidade do transporte para o deslocamento dos estudantes da comunidade de Gonçalo e da sede do município para a cidade de Jacobina, entre outras.

Na oportunidade a secretaria de educação apresentou um resumo das ações desenvolvidas e o resumo do diagnóstico aplicado nas escola, que buscou avaliar o nível de aprendizagem dos alunos da rede municipal.

Por fim, ficou definido que no dia 01 de setembro de 2022 o sindicato e o poder público farão a entrega dos projetos de lei que altera o Plano de Carreira, o Estatuto do Magistério e institui os critérios para concessão da Licença Prêmio.

Os trabalhadores esperam ansiosos as alterações e a aprovação dessas propostas, as quais representam significativo avanço na valorização dos mesmos. Essas conquistas têm sido fruto do diálogo e da capacidade de ouvir as indicações e reivindicações do sindicato.           

 (Foto: Gervásio Lima)


terça-feira, 19 de julho de 2022

RESULTADO DA PESQUISA - REAJUSTE DO PISO DO MAGISTÉRIO/RESERVA TÉCNICA

 Para ter acesso direto aos gráficos com o resultado da pesquisa CLIQUE  na imagem ou visualize os mesmos logo abaixo. 

O processo de implantação do reajuste do Piso do Magistério de 33,24% promoveu algumas mudanças na estrutura da organização administrativa e pedagógica dos trabalhadores da educação. Foi promovida a reserva técnica cumprindo com o que determina a Lei Federal nº  11.738/2008. Com isso, os professores do fundamental I e educação infantil deixaram de receber 24% da AC. Estruturou-se as escolas com  um  número mais razoável de alunos por professor, entre tantas outras mudanças necessárias.

Com base nessa realidade e no contexto das ações da APLB e da Secretaria de Educação é que a pesquisa foi realizada.:

RESULTADO


Para melhore visualizar os resultados clique nas imagens















sábado, 16 de julho de 2022

PRESTAÇÃO DE CONTAS APLB SINDICATO CAÉM - EXERCÍCIO - 2021

 

PARA TER ACESSO AOS RESUMOS DA PRESTAÇÃO DE CONTAS CLIQUE NA IMAGEM
E ACOMPANHE O CONTROLE FINANCEIRO DOS RECURSOS DA APLB EXERCÍCIO 2021

Toda documentação que compõem a prestação de contas, encontra-se na sede da APLB disponível aos seus filiados e as autoridades pública.


POR OUTRO ACESSO 

Se preferir acessar de outra forma, clique nas imagens para ampliá-las e tenha a cesso aos resumos do controle financeiro dos recursos da APLB no exercício financeiro de 2021.  















sexta-feira, 8 de julho de 2022

SEMINÁRIO DO FUNDEB DISCUTE SOBRE OS RECURSOS DA EDUCAÇÃO E OS PRECATÓRIOS

        A APLB Sindicato realizou nos dias 06 e 07 de julho de 2022 o SEMINÁRIO DO "FUNDEB: PRESENTE, FUTURO E O CONTROLE SOCIAL". O evento ocorreu no Hotel Mercure, Rio Vermelho, Salvador Bahia e contou com os dirigentes de diversas Delegacias e Núcleos da entidade.

O evento contou com a seguinte programação:

           No dia 06/07 pela manhã Ato no TCM; no período da tarde o professor Rui Oliveira, Coordenador da APLB, licenciado e pré candidato a Deputado Estadual, falou da "Atuação do movimento sindical em defesa do FUNDEB permanente". O professor Gilvando Inácio, diretor da Delegacia Sindical do Minério - Regional Norte, falou do "Controle social e da captação e aplicação  dos recursos, na perspectiva do acesso aos órgãos de controle (TCM, FNDE, BB)". No dia 07/07 o auditor do TCM  Felipe Souto, falou das "Ferramentas ao controle social do FUNDEB", finalizando o evento Anízio Melo, presidente licenciado da APEOC, discutiu "O protagonismo  da Frente Norte Nordeste em defesa dos precatórios do FUNDEF".

FONTES DE RECURSOS DA EDUCAÇÃO 

(IPTU) Imposto Predial e Territorial Urbano;

(ISS) Imposto Sobre Serviços;

(ITBI) Imposto de Transmissão de Bens Imóveis Intervivos;

(ICMS) Imposto Sobre Circulação de Mercadorias;

(ITR) Imposto Territorial Rural;

(IPVA) Imposto Sobre Veículos Automotores;

(IPI Exportação) Imposto Sobre Produtos Industrializados Para Exportação;

(IOF Ouro) Imposto Sobre Operações Financeiras com Ouro

(IRRF) Imposto de Renda sobre os servidores públicos;



Links para acesso aos órgãos de controle

Banco do Brasil

FNDE

FNDE - CAE

E-TCM 

TCM 

SIOPE 


VÍDEOS DO EVENTO 

INFORMAÇÃO É PODER!. COMO ACESSAR AS INFORMAÇÕES DO E-TCM?

O coordenador da APLB Sindicato, Gilvando Inácio, fala do acesso as informações do e-TCM, do poder dessas informações e das possíveis maquiagem das informações prestadas ao TCM pelo poder públicos.

PARA ASSISTIR O VÍDEO CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO 


A LUTA PELO DIREITO AOS 60% DOS PRECATÓRIOS. VEM MAIS DINHEIRO E A TENTATIVA DO CALOTE EXISTE!.

Nesse vídeo o presidente licenciado da APEOC, Anízio Melo, fala do pagamento dos precatórios aos professores, da possibilidade de calote no pagamento, da viabilidade de um novo precatório aos municípios e do pagamento dos honorários advocatícios.  

PARA ASSISTIR O VÍDEO CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO 



SEÇÃO DE FOTOS